Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fans inferiores ajudam consideravelmente na refrigeração da placa de vídeo?


Posts recomendados

  • Membro VIP
19 minutos atrás, eduardohmds disse:

Fans inferiores de fato diminui visivelmente o aquecimento da placa de vídeo? 

 

Faz diferença sim. Se você criar um bom fluxo de ar no seu gabinete, vai refrigerar melhor não só a placa de vídeo, como também todos os outros componentes, evitando perda de desempenho por esquentarem demais e eventuais danos por altas temperaturas.

 

Fluxo de ar recomendado é esse aqui:
image.png.4b864a739fedd0ddc3d5def4eed854aa.png
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eduardohmds Alguns gabinetes contam com a possibilidade de instalação de ventoinhas no "PSU shroud" (cobertura da fonte), mas estes pontos de instalação de ventoinhas geralmente são destinados à ventilação dos discos rígidos. O Core X31, por exemplo, é um exemplo raro que permite a instalação para arrefecimento tanto dos discos quanto da GPU. 

No geral instalar duas ventoinhas nos pontos mais baixos de instalação do painel frontal como ilustrado pelo @XDRZ é imprescindível para ter melhor fluxo de ar. Em alguns gabinetes a placa de vídeo pode realmente ficar um pouco sufocada por falta de passagem adequada de ar na parte onde fica instalada. Já vi muitos casos do tipo. Tem várias formas de solucionar isso, que seja instalando uma ventoinha em uma posição que force a passagem de ar pela GPU até instalar uma ventoinha auxiliar diretamente na carenagem da GPU. 

Lembrando, se o fluxo de ar do gabinete for positivo (mais ar entrando do que saindo), uma das partes que mais desenvolve a reciclagem de ar quente é justamente a da GPU. Por isso é imprescindível buscar um fluxo de ar neutro, onde tem tantas ventoinhas admitindo ar frio quanto ventoinhas expelindo ar quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eduardohmds Nesta posição talvez ajude, mas como já havia mencionado essa posição favorece os componentes que estão embaixo e instalar ventoinhas que soprem de baixo para cima pode causar aquecimento da GPU. Lembre-se de que a fonte está logo ali embaixo e que ela gera bastante calor. Puxar calor dela e jogar na GPU não é a melhor solução. 

 

Observe, inclusive, que na foto que você postou as ventoinhas estão soprando para baixo.

image.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eduardohmds comprei esse daqui no AliExpress e chegou justamente ontem:

 

R$ 15,55  Ganhe 31% de desconto | Dupla ventiladores de montagem rack de refrigeração suporte do dissipador de calor para gráficos vídeo montagem do carro duplo ventilador de refrigeração suporte conectores parafusos
https://a.aliexpress.com/_mP4KLf3

 

coloquei um fan de 120mm, mas cabem 2 de 120mm. Mas o meu segundo fan tava batendo nos cabos pcie, então só coloquei um.

 

Meu gabinete NR600 já está com o máximo de fans, e posso dizer que ontem meu processador ficou 3-4c mais frio e as memórias ram 5c mais frias jogando ontem. Também notei uma diminuição de cerca de 6c no hotspot da minha 6800xt.

 

Vale ressaltar que no meu caso, o desenho da 6800xt joga o ar quente pro painel lateral e pra placa-mãe e ela tem um backplate todo em metal não perfurado. Então o ar quente bate no painel lateral e difunde pra cima e pra baixo, daí acaba reciclando o ar quente na entrada da gpu de novo. Com o fan embaixo soprando pra cima eu atribuo a melhora ao direcionamento do fluxo que sai da gpu mais diretamente pra cima.

 

o bracket eu coloquei no penúltimo slot da pcie pra não ficar grudado na fonte e ter de onde o fan puxar ar. (Minha psu bay abre pra baixo, então o fan não pega ar quente da fonte)


 

 

081C7872-5F60-47CC-85E8-429883259105.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!