Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhorar Velocidade em PC Após troca do Plano de Internet


PJCM

Posts recomendados

Olá para todos.

Uso um desktop Philco  com placa-mãe ECS A55F-M4. Windows 7 Professional 64 bits. Controlador de rede Atheros AR8151 PCI-E Gigabit.

O pc está conectado via cabo de rede a um modem fornecido pela TIM, o Sagencom F@st 5657 TIM Live (fibra ótica).

 

Quando vou em Central de Rede e Compartilhamento, e verifico o  Status de Conexão Local, aparece velocidade 100,0 Mbps.

 

Assinei um plano TIM de 200 Mbps + 200 Mbps.

Estou em Recife - PE,  e  quando analiso a conexão pelos testes de velocidade Speedtest, Fast e EAQ Brasil Banda Larga, tenho (resultado de 3 testes):

 

- Speedtest  (servidor TIM Recife) - ping 2 ms,  download (70,89, 79,31 e 78,44 Mbps) e upload (73,23,  73,61 e  72,95 Mbps).

- Speedtest  (servidor TIM Fortaleza) - ping 15 a 16 ms,  download (66,21, 68,68 e 69,33 Mbps) e upload (69,17,  71,84 e  68,13 Mbps).

 

- EAQ  (servidor Fortaleza) - latência 31 ms,  download (69,24 e 65 Mbps),  upload (16,53,  16,12 e 15,14 Mbps).

 

- FAST (servidor Fortaleza) - latência (57, 35 e 72 ms),  download (88, 91 e 90 Mbps),  upload (72, 75 e 74 Mbps).

 

Pergunto,  tem  como  obter  um   melhor  desempenho?   Esta  melhora  passaria  por  instalar  uma  placa de rede  offboard?

 

Paulo.

Vida longa e próspera.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Eder Neumann disse:

podes tentar atualizar os drivers da placa de rede para que ela opere em gigabit...

se não der certo pode ser o cabo de rede.

 

2 horas atrás, PGuilherme disse:

Qual o tipo de cabo de rede que conecta a sua placa de rede ao modem, CAT5, CAT6? também verifique se a sua placa de rede é compatível com conexões acima de 100Mbps.

 

2 horas atrás, freitas3011 disse:

Para passar mais de 100mb, tem um longo caminho até o computador, pelo informado, sua placa de rede é compatível, porém ainda tem a questão do cabo de rede, e do roteador suportarem esta velocidade, o cabo deve ser um CAT6, e o roteador ter porta Gigabit.

 

Obrigado a todos.

O cabo de rede é  antiguinho  mas tá escrito   CAT 5E.

Segundo  este  site ( https://tecnoblog.net/361380/qual-a-diferenca-do-cabo-de-rede-cat5-cat5e-e-cat6/ ) serviria adequadamente.

Não tenho como ver a porta física em si se tem alguma conformação especial. No modem  não tem escrito se tem  Gigabit.

Creio que sim pois é moderninho. quando entro nas config dele não diz nada.

Na internet não consegui ver se o modem tem porta ou protocolo Ethernet Gigabit.

 

O driver do controlador é de 03/08/2011, versão 2.0.4.4,  infelizmente o link fornecido pelo Eder não funcionou.

 

Ao tentar configurar o controlador de rede Atheros, na aba propriedades Velocidade e Duplex, aparece no máximo 100 Mbps Full Duplex.

Troquei de negociação automática para 100 Mbps Full Duplex  e  dobrei os valores dos Buffers de Recepção e de Transmissão.  Aparentemente melhorou um pouco, mas ainda estamos abaixo dos 100 mega.

 

Paulo.

Vida longa e próspera.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ricardov disse:

Teste com outro cabo.

 

Olá para todos.

Consegui instalar um drive mais novo.

Fui no site da placa-mãe na ECS e botei a versão Qualcomm Atheros de 19/07/2012, número 2.1.0.7.

Apareceu a opção 1,0 Gbps em Propriedades do Controlador, Velocidade e Duplex, o qual foi escolhido.

Mas continuei com velocidade máxima de 100 Mbps.

Então coloquei um cabo novinho que tinha aqui guardado (5 metros) CAT 5e, e então a velocidade do Status da Conexão Local subiu para os 1,0 Gbps.

Vibrei com isso.

Daí fui novamente testar a conexão e surgiu a dúvida se deixo Velocidade e Duplex configurada como 1,0 Gbps Full Duplex    ou em   Negociação Automática, nas propriedades do controlador.

 

Que vcs sugerem quanto a isso?

 

Abaixo colei a média de 3 mensurações que fiz.  Só no FAST é que deu sempre uma velocidade maior que 100 Mbps. Tá melhor que antes mas esperava resultados parecidos.

 

 

image.png.1627f0723f56c2083c3446265c6a494c.png

 

 

Paulo.

Vida longa e próspera.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boa tarde pessoal.

 

Agradeço a ajuda de todos.

Vejam, eu botei um HD novo no PC e instalei o mesmo W7 pelo mesmo CD de instalação.

Neste W7, a velocidade é mais próxima do ideal do plano contratado.  Ou  seja, não era só o cabo e driver.

Daí que tô achando que meu W7 no HD antigo deve estar bichado após anos de uso.

O que reforça essa conclusão é que peguei um notebook Microboard com Core i5 , Windows 7, placa de rede Ralink RT3090BC4 e que dá uma velocidade excelente quando conectado com mesmo cabo de rede do desktop.

 

Paulo.

Vida longa e próspera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!