Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador de corrente Cockcroft–Walton


DIsaacs

Posts recomendados

Montei um amplificador de corrente (Cockcroft–Walton). A entrada é 220v AC com saída de 1200v DC, mas a corrente de saída não é perfeitamente DC (ainda apresenta ondulações grandes ). Para tornar ela DC preciso de um capacitor que armazene essa tensão toda sem explodir. (Meu projeto precisa que a saída do circuito se comporte como uma bateria que libera alta tensão). Qual seria o capacitor para isso (como calcular isso) ? Olhei alguns circuitos de retificador de onda completa em ponte e alguns usam um capacitor e uma resistência para tornar esse controlhe possível (não saquei muito isso também).

 

Estou usando no meu circuito : Capacitores de Poliester 100nf 0.1uf 104k X 400v e Diodos Rectificadores 1n4007.

 

3257b.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use um simulador para verificar qual é a tensão cc sobre cada capacitor.

Tem o LTspice e o Simetrix, que são free.

 

1 - Isso não é um amplificador de corrente. É um multiplicador de tensão. Produz tensões contínuas muito altas.

2 - O fator de multiplicação da tensão é o mesmo de divisão da corrente. Então pode-se considerar uma fonte de corrente, pois a impedância desta fonte fica muito alta.

Sendo assim, qualquer carga (resistência) colocada na saída, vai fazer a tensão cair. Então a fonte vai ficar sempre carregando os capacitores e a carga sempre drenando a corrente. Traduzindo! A tensão sobre a carga vai ser uma função parecida com a "dente de serra"; carrega e descarrega.

Eu montei uma fonte de alta tensão de 514Vcc (consequentemente de baixa corrente). Coloquei um resistor de carga de 11 mega ohms, o que consome apenas 11micro amperes. 

O traço vermelho (V0) da simulação a seguir, mostra quase uma tensão contínua pura.

 

Foto1.jpg.a2e62c359b88de4ce9fb950dbe968a67.jpg

 

 

Na montagem eu não pude medir a tensão na carga porque a ponteira do osciloscópio não suporta os 500V. Então eu dividi a resistência de carga em duas. Uma com 10 mega ohms e outra em série e conectada ao terra, com 1 mega ohm. Com isso eu medi a tensão sobre o resistor de 1 mega ohm, o que fornece aproximadamente 1/10 da tensão de saída. 

Na foto seguinte, pode se confirmar a tensão de 54 volts do traço azul (VR7 = 54V), que correspondem a 540V na saída.

10_FteHV_Medidas_2020_06_03.jpg.d645c689848b67a5bf5f1957895df9af.jpg

 

Entendeu porque sua tensão está apresentando "ondulações grandes"?

 

MOR_AL

10_FteHV_Medidas_2020_06_03.bmp 10_FteHV_Medidas_2020_06_03.bmp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei porque cargas d'água coloquei "corrente" e não tensão ou tensão. Sou muito leigo no assunto e estava tentando montar um ionizador de ar no início, mas fiquei interessado em montar um circuito que amplificava a tensão e transformava ac em dc (de 220v para  algo entre 1200v e 2000v) e que tivesse uma saída parecida com a de uma bateria ( + e - ) , digo isso porque ao terminar o circuito,  tanto o positivo quanto o negativo ligavam minha chave de teste. Fiquei pesquisando o porque e pensei que podia ser por causa das ondulações. Desculpe a minha ignorância no assunto e muito obrigado por responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiramente procure não montar tal circuito perigosíssimo... um capacitor de microondas suporta a tensão desejada e tem capacitância suficiente pra dar muitos uA sem muito ripple.... acho que arrependi de ter registrado isso... vou apagar....?🤔

 

Pra ionizador existe circuito mais seguro inclusive a pilha e bateria

ma0010_01.jpg

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/meio-ambiente-e-saude/730-ionizador-para-o-carro-ma010

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, .if disse:

Primeiramente procure não montar tal circuito perigosíssimo... um capacitor de microondas suporta a tensão desejada e tem capacitância suficiente pra dar muitos uA sem muito ripple.... acho que arrependi de ter registrado isso... vou apagar....?🤔

 

Pra ionizador existe circuito mais seguro inclusive a pilha e bateria

ma0010_01.jpg

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/meio-ambiente-e-saude/730-ionizador-para-o-carro-ma010

 

No início eu montei me baseando em um esquema mais simples do Newtoncbraga : https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/52-artigos-diversos/4793-ma044

 

Mas as agulhas soltavam pouco ou quase nenhum vento , então eu adicionei um monte de capacitores e diodos (até melhorou , mas depois eu desisti da ideia de montar um ionizador). Depois a ideia era tentar montar um circuito barato  que aumentasse a tensão e que eu pudesse usar para criar um campo eletrostático (1000volts/cm) entre duas placas de metal , mas as polaridades não se comportam como uma bateria real e eu fiquei confuso.

 

Obrigado pela resposta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bacana. Me fez lembrar.. certa feita fiz um motor iônico com a saída a.t. de um flyback. Algo como...

10 horas atrás, DIsaacs disse:

circuito barato  que aumentasse a tensão

Não vi o video todo mas não há relação direta com arduino. Basta um oscilador simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!