Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de distro Linux para PC com Pentium 4 e 512 MB de RAM


Pedro.Rigz

Posts recomendados

estou com um computador aqui que vou doar para uma instuição.

é um Pentium 4 com 512mb de ram e 40gb de HD IDE

atualmente o computador está com windows XP, gostaria de saber qual é o melhor sistema operacional que posso botar nesta máquina para uma experiência um pouco menos sofrida do usuário.

grato quem puder ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linux é Linux. Em geral não importa muito a distro, o que importa é se você vai usar uma DE ou WM, se vai aguentar usar o SX ou vai depender do DE.

 

Não recomendo distribuição como Slax(não é atualizado desde 2019, por exemplo) mas pode ser um alternativo para quem não quer usar o Arch ou Debian puros. 

 

Antes de continuar você também pode dar uma olhada no: antixlinux, busenlabs

 

Agora que as crianças saíram do quarto:

Eu particularmente recomendo o Arch Linux[https://archlinux32.org/download/] porque talvez assim você consiga um ambiente smooth e usar um LibreOffice da vida sem ter um ambiente gráfico comento toda a RAM. haha

Então, basta o Arch? Não... eu recomendo usar o Sway como ambiente gráfico, Sway é um ambiente que usa o Wayland como compositor e é super configurável, e tem suporte total as documentações do i3wm .

Como gerenciador acredito que qualquer um base-console seja o suficiente, basta escolher: https://wiki.archlinux.org/index.php/Display_manager#Console NÃO escolha nenhum gráfico (GDM, SDDM, LightDM ou qualquer outro), você também pode deixar ainda mais leve e não usar Display Manager, o Sway consegue iniciar direto pelo TTy, basta executar sway após fazer login que o Sway inicia.

Caso esteja com preguiça de configurar seu Sway você pode copiar as configurações de alguém, existem aos gigas no Github: https://github.com/search?q=sway+dotfiles e se você quiser fazer suas próprias configurações existem canais no Youtube mostrando como.

 

Como você tem muita pouca RAM acrédito que vai fazer mt uso da SWAP, bota entre 512MB~2GB, porém SWAP não é extensor de RAM e pode causar Thrashing. Para evitar isso você pode usar https://github.com/hakavlad/nohang

 

A instalação do nohang pode ser feita manualmente, ou você pode usar o AUR. Caso queira usar o AUR recomendo o yay.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!