Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor de esteira com alto consumo.


Regiz

Posts recomendados

Olá amigos.

tenho uma esteira Rebook Iwalk irun que está apresentando um problema que não consigo resolver, começou com o motor esquentando demasiadamente a ponto de cheirar queimado, em torno de 80 graus levei o motor para rebobinar pois o rotor estava com os fios até preto de tanto calor, de lá pra cá não consigo mais usar ela mesmo rebobinado o induzido o motor esquenta muito, decidi comprar um motor um pouco mais potente, comprei um usado queimou o motor. Fui na loja me deram um outro e esse a esteira funcionou um pouco, quando aumentei a velocidade queimou o transistor FQA40N25, troquei e agora ela funciona 15 minutos e para. Encontrei no YouTube um cara mostrando como medir a corrente ou o consumo do motor de esteira, ligando em uma fonte de 12v o motor não deve ultrapassar 250mA de consumo depois que ele entra em rotação estabilizada, diz esse cara que se o motor chegar a 350mA já não serve para esteira pois tem grande chance de queimar a placa, o meu está dando 850mA o que nessa linha de raciocínio é altíssimo, como se conserta isso? Seria remagnetização? Seria enrolando o rotor? Não sei mais por onde seguir sem ter que comprar outro motor. Não sei se posso postar o link do vídeo que citei do YouTube, por favor me digam sem pode, ok?

 

5732DBDE-8AB8-48C0-89D4-24E1B4FD6B2B.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta @.if  esqueci de mencionar que o teste de consumo que fiz foi utilizando uma fonte de 12v externa e o motor precisa estar livre ou seja desconectado da correia, quanto a tensão aplicada ele está esquentado na placa original da esteira ou seja na tensão correta de aplicação o que me remete sempre que o consumo do motor está elevado, a esteira funciona bem enquanto está fria, a velocidade inicial está boa e aumenta normalmente, só não passo de 5 com medo de estourar o transistor de potência novamente, mas não tenho experiência para diagnosticar corretamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, eu tinha entendido. O motor pode sim estar com problema. Verifique também a carga mecânica: da correia pra frente. Vê se não tem nada forçando contra o motor. Algo como atritos e tal. Pesquise como lubrificar o sistema. Também verifique a questão da ventilação.

E tmj..

53 minutos atrás, Regiz disse:

não tenho experiência para diagnosticar corretamente. 

também..... só insights... 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim ele possui imãs, mas como a remagnetização não é barata eu não queria ter que remagnetizar e depois mandar enrolar o induzido, sei lá o que fazer para não gastar dindin a toa. Quanto a tração mecânica visualmente parece ok, lona boa, bem lubrificada, rolamento ok. Me disseram uma vez para observar o sinal PMW mas não tenho como fazer isso.creio que precise de osciloscópio, enfim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Minimamente hás de possuir um multímetro e medir a tensão no motor. Já a corrente, medição um tanto mais complexa, também seria interessante. Corrente esta a vazio e com "carga máxima". São dois dados imperativos para avaliação técnica da problemática rumo à solucionáticas ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado amigo pelo empenho em tentar me ajudar, eu possuo o multímetro, a esteira proporciona em velocidade mínima 12v dc e consome sem carga 0.85 ampères, quando se coloca carga ou seja, quando acoplo ele na lona, sobe muito mais causando a queima do transistor de potência o qual já troquei 2 vezes, em pesquisas encontrei esse vídeo é só dar um Google nessa frase que entenderá o que passo “comprobar motor de cinta de correr nível 2” minha dúvida é como arrumar esse bendito motor para que entre no consumo aceitável pois está alto demais o consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não há muito o que somar a não ser que o motor está mesmo com defeito elétrico ou há alguma trava na sua lona. Vê se roda liso com a mão ou pé. Não sei que resultado obterias mas é um teste que eu (eu) faria. Um outro é verificar se as fagulhas do carvão do rotor está demasiadamente forte. Claro não em 12v mas sim no regime.  Ela tem que ser bem mínima. Outro indício seria o próprio consumo da rede ac. Este dado você obtém olhando o manual ou etiqueta que mostra o consumo em W. Use a lei de ohm pra ver se está minimamente coerente.

Lei-de-ohm.png?w=352&ssl=1

Por fim, consiga o esquema elétrico, eletrônico, mecânico e etc de seu produto e publique aqui se achar que deve

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei lá se já disseram isso, afinal não li o tópico todo, mas... 

Motores com buchas ou rolamentos gastos giram fora do centro e acabam aquecendo, pois o induzido não pode encostar no imã. 

Veja se não tem jogo entre o eixo, principalmente na parte onde vai a polia. Pois é lá que existe a força mecânica que gasta a bucha ou rolamento. 

No lado do carvão pode ter também, mas é menos provável. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito estranho o motor apresentar alto consumo. Existe uma relação direta entre o consumo do motor e a potência mecânica que está sendo exigida do seu eixo. Entre o eixo do motor e o cilindro que traciona a correia existe um sistema de redução. Não sei se é de engrenagem ou polia, creio eu que usaram de engrenagem na sua esteira. O redutor pode ser o vilão do seu problema. Aproveite e verifique o estado dos rolamentos que sustentam os cilindros da esteira. Se o for, certamente estará aquecendo além do normal.

Um teste simples: retire o motor e verifique se a entrada da redução gira com facilidade. A facilidade não será garantia de que a redutora está boa mas uma dificuldade já é indício de coisa ruim.

Outro teste simples: a facilidade com que gira a entrada da redutora sem o motor tem que ser a mesma com o motor instalado. Se com o motor houver um acréscimo sensível de esforço temos um sinal de forte desalinhamento entre o motor e a redutora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...