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Olá amigos.

tenho uma esteira Rebook Iwalk irun que está apresentando um problema que não consigo resolver, começou com o motor esquentando demasiadamente a ponto de cheirar queimado, em torno de 80 graus levei o motor para rebobinar pois o rotor estava com os fios até preto de tanto calor, de lá pra cá não consigo mais usar ela mesmo rebobinado o induzido o motor esquenta muito, decidi comprar um motor um pouco mais potente, comprei um usado queimou o motor. Fui na loja me deram um outro e esse a esteira funcionou um pouco, quando aumentei a velocidade queimou o transistor FQA40N25, troquei e agora ela funciona 15 minutos e para. Encontrei no YouTube um cara mostrando como medir a corrente ou o consumo do motor de esteira, ligando em uma fonte de 12v o motor não deve ultrapassar 250mA de consumo depois que ele entra em rotação estabilizada, diz esse cara que se o motor chegar a 350mA já não serve para esteira pois tem grande chance de queimar a placa, o meu está dando 850mA o que nessa linha de raciocínio é altíssimo, como se conserta isso? Seria remagnetização? Seria enrolando o rotor? Não sei mais por onde seguir sem ter que comprar outro motor. Não sei se posso postar o link do vídeo que citei do YouTube, por favor me digam sem pode, ok?

 

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  • Membro VIP
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Ele esquentaria por sobre corrente provocada por sobrecarga mecânica ou sobretensão. Pesquise sobre. Um ex. seria quando o motor foi projetado pra rede 127 e se está aplicando numa 220.

Postado

Obrigado pela resposta @.if  esqueci de mencionar que o teste de consumo que fiz foi utilizando uma fonte de 12v externa e o motor precisa estar livre ou seja desconectado da correia, quanto a tensão aplicada ele está esquentado na placa original da esteira ou seja na tensão correta de aplicação o que me remete sempre que o consumo do motor está elevado, a esteira funciona bem enquanto está fria, a velocidade inicial está boa e aumenta normalmente, só não passo de 5 com medo de estourar o transistor de potência novamente, mas não tenho experiência para diagnosticar corretamente. 

  • Membro VIP
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Sim, eu tinha entendido. O motor pode sim estar com problema. Verifique também a carga mecânica: da correia pra frente. Vê se não tem nada forçando contra o motor. Algo como atritos e tal. Pesquise como lubrificar o sistema. Também verifique a questão da ventilação.

E tmj..

53 minutos atrás, Regiz disse:

não tenho experiência para diagnosticar corretamente. 

também..... só insights... 😁

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Sim ele possui imãs, mas como a remagnetização não é barata eu não queria ter que remagnetizar e depois mandar enrolar o induzido, sei lá o que fazer para não gastar dindin a toa. Quanto a tração mecânica visualmente parece ok, lona boa, bem lubrificada, rolamento ok. Me disseram uma vez para observar o sinal PMW mas não tenho como fazer isso.creio que precise de osciloscópio, enfim...

  • Membro VIP
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Minimamente hás de possuir um multímetro e medir a tensão no motor. Já a corrente, medição um tanto mais complexa, também seria interessante. Corrente esta a vazio e com "carga máxima". São dois dados imperativos para avaliação técnica da problemática rumo à solucionáticas ...

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Obrigado amigo pelo empenho em tentar me ajudar, eu possuo o multímetro, a esteira proporciona em velocidade mínima 12v dc e consome sem carga 0.85 ampères, quando se coloca carga ou seja, quando acoplo ele na lona, sobe muito mais causando a queima do transistor de potência o qual já troquei 2 vezes, em pesquisas encontrei esse vídeo é só dar um Google nessa frase que entenderá o que passo “comprobar motor de cinta de correr nível 2” minha dúvida é como arrumar esse bendito motor para que entre no consumo aceitável pois está alto demais o consumo.

  • Membro VIP
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Não há muito o que somar a não ser que o motor está mesmo com defeito elétrico ou há alguma trava na sua lona. Vê se roda liso com a mão ou pé. Não sei que resultado obterias mas é um teste que eu (eu) faria. Um outro é verificar se as fagulhas do carvão do rotor está demasiadamente forte. Claro não em 12v mas sim no regime.  Ela tem que ser bem mínima. Outro indício seria o próprio consumo da rede ac. Este dado você obtém olhando o manual ou etiqueta que mostra o consumo em W. Use a lei de ohm pra ver se está minimamente coerente.

Lei-de-ohm.png?w=352&ssl=1

Por fim, consiga o esquema elétrico, eletrônico, mecânico e etc de seu produto e publique aqui se achar que deve

Postado

Sei lá se já disseram isso, afinal não li o tópico todo, mas... 

Motores com buchas ou rolamentos gastos giram fora do centro e acabam aquecendo, pois o induzido não pode encostar no imã. 

Veja se não tem jogo entre o eixo, principalmente na parte onde vai a polia. Pois é lá que existe a força mecânica que gasta a bucha ou rolamento. 

No lado do carvão pode ter também, mas é menos provável. 

  • Curtir 1
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Muito estranho o motor apresentar alto consumo. Existe uma relação direta entre o consumo do motor e a potência mecânica que está sendo exigida do seu eixo. Entre o eixo do motor e o cilindro que traciona a correia existe um sistema de redução. Não sei se é de engrenagem ou polia, creio eu que usaram de engrenagem na sua esteira. O redutor pode ser o vilão do seu problema. Aproveite e verifique o estado dos rolamentos que sustentam os cilindros da esteira. Se o for, certamente estará aquecendo além do normal.

Um teste simples: retire o motor e verifique se a entrada da redução gira com facilidade. A facilidade não será garantia de que a redutora está boa mas uma dificuldade já é indício de coisa ruim.

Outro teste simples: a facilidade com que gira a entrada da redutora sem o motor tem que ser a mesma com o motor instalado. Se com o motor houver um acréscimo sensível de esforço temos um sinal de forte desalinhamento entre o motor e a redutora.

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