Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo iniciar pendrive bootavel de nenhuma distro de linux no HP mini 210


Maboul

Posts recomendados

Tenho um netbook da HP, chamado HP Mini 210-2110.

Com processador N445 e 2gb ddr3.

Pesquisei e achei vários vídeos no youtube do pessoal intalando linux nesse computador e mesmo eu seguindo todos os passos não consegui!

Atualmente ele roda windows 10, mas é muito lento. Eu já instalei varias distros antes e nunca vi esse problema em nenhum computador!

Depois que eu configuro a bios e deixo pra iniciar pelo pendrive, ele lê e trava nessa tela que esta nesse print:

 

https://prnt.sc/11sfoyf

 

Eu só queria rodar meu linux mint : (

Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato, atualmente é meu único pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Maboul disse:

Depois que eu configuro a bios e deixo pra iniciar pelo pendrive, ele lê e trava nessa tela que esta nesse print:

 

https://prnt.sc/11sfoyf

 

Eu só queria rodar meu linux mint : (

meu pc mostra essa tela por uns 5 segundos e parte para o BOOT... hoje em dia só crio pendrives pelo proprio linux, mas quando usava Lixows 7, usava o YUMi Multiboot, que permite instalar varias imagens no mesmo pendrive

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, f_neto disse:

Um lembrete, o Yumi só dá boot em placas mãe no modo Legacy, até tem no site do Yumi a versão beta que dará boot em UEFI

bah, sabia não... a minha sorte é que meu PC é legacy hahahaha

 

ah, qualquer coisa, desliga a opção de Boot Seguro UEFI e bota o Legacy só pra instalar, depois volta a ligar o UEFI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2021 às 03:13, Maboul disse:

Tenho um netbook da HP, chamado HP Mini 210-2110.

Com processador N445 e 2gb ddr3.

Pesquisei e achei vários vídeos no youtube do pessoal intalando linux nesse computador e mesmo eu seguindo todos os passos não consegui!

Atualmente ele roda windows 10, mas é muito lento. Eu já instalei varias distros antes e nunca vi esse problema em nenhum computador!

Depois que eu configuro a bios e deixo pra iniciar pelo pendrive, ele lê e trava nessa tela que esta nesse print:

 

https://prnt.sc/11sfoyf

 

Eu só queria rodar meu linux mint : (

Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato, atualmente é meu único pc.

baixa o rufus e grava no pendrive em DD ao invés de ISO. Quando der o boot, ele vai ficar um tempo parado numa tela preta com o cursor piscando (uns 10 minutos no maximo, dependendo do seu pc) depois aparece a tela do mint live e da pra instalar. Quando entra no setup tem que fazer 2 coisas: 1- colocar como "1st boot device" o USB-HDD ou algo do tipo e 2- colocar no "hard disk priority" onde tem a opção "press enter" você da pg up pra colocar o pendrive em primeiro (que vai estar em terceiro provavelmente).

Esses passo a passo que dão na internet não funciona de porcaria nenhuma se sua bios é desatualizada igual a minha. Então tenta isso que falei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 21/04/2021 às 03:13, Maboul disse:

Tenho um netbook da HP, chamado HP Mini 210-2110.

Com processador N445 e 2gb DDR3.

Pesquisei e achei vários vídeos no youtube do pessoal intalando linux nesse computador e mesmo eu seguindo todos os passos não consegui!

Atualmente ele roda windows 10, mas é muito lento. Eu já instalei varias distros antes e nunca vi esse problema em nenhum computador!

Depois que eu configuro a BIOS e deixo pra iniciar pelo pendrive, ele lê e trava nessa tela que esta nesse print:

 

https://prnt.sc/11sfoyf

 

Eu só queria rodar meu linux mint : (

Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato, atualmente é meu único pc.

 

Sei que esse tópico é um pouco antigo, mas vou relatar a minha experiência com esse netbook.

Acredito que ela tenha 2GB RAM e usa processador ATOM, certo?

O boot do Linux funciona mal nesse modelo, pois a interface ACPI desse netbook é muito complicada!!!

 

Como foi citado o Linux Mint, aconselho a baixar a ISO do Mint XFCE, que é mais leve.

Use o Rufus para criar o pendrie "bootável" e verifique se na opção: "Esquema de partição" está selecionado "MBR".

 

Feito isso, de o boot com o pendrive, não vou entrar em detalhes desse procedimento.

Uma vez que o menu de boot for exibido na tela com as opções "Iniciar Linux Mint", Iniciar o Linux Mint em modo de compatibilidade", etc; pressione a tecla TAB.

 

Dessa forma ele vai deixar você editar a linha de boot.

 

Você vai ver algo parecido com a linha abaixo:

 

linux /boot/vmlinuz-2.6.31-9 root=UUID=904bf39-9234 ro quit splash

 

Adicione na frente da splash o seguinte argumento: acpi=off

 

Pressione CTRL + X e o mint vai iniciar.

Isso serve pra qualquer distribuição Linux que você for testar no HP MINI.

 

Observações:

 

Se você instalar o Linux no HP MINI, procure no google como editar o GRUB2, pois talvez seja necessário inserir o argumento "acpi=off" na inicialização depois de ter o Linux instalado.

Se você usar a placa WIFI da BROADCOM nesse modelo e HP MINI, também vai ter um trabalhinho extra pra instalar ela.

 

Quando você usa esse argumento, o netbook não vai gerenciar carga de bateria e quando você for desligar o HP MINI, ele vai fazer o processo de desligar, mas não vai delisgar o equipamento. Você terá que desligar no botão físico.

 

 

A única distribuição linux que funcionou perfeitamente nesse modelo, sem precisar editar o boot ou grub,, foi o Puppy Linux: https://puppylinux-woof-ce.github.io

Só que esta distribuição é um pouco limitada (mas completamente funcional) e você terá que aprender umas coisas novas pra usar o gerenciador de arquivos, instalar o Vivaldi Browser que é o melhor navegador pra esse modelo de netbook, e pesquisar um pouco pra deixar o sistema operacional mais "vistoso".

 

Vou deixar esse registro aqui pra outras pessoas que no futuro tentem dar uma sobrevida pra esse netbook HP.

 

Valeu!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 05/07/2022 às 17:23, Godô F disse:

 

Sei que esse tópico é um pouco antigo, mas vou relatar a minha experiência com esse netbook.

Acredito que ela tenha 2GB RAM e usa processador ATOM, certo?

O boot do Linux funciona mal nesse modelo, pois a interface ACPI desse netbook é muito complicada!!!

 

Como foi citado o Linux Mint, aconselho a baixar a ISO do Mint XFCE, que é mais leve.

Use o Rufus para criar o pendrie "bootável" e verifique se na opção: "Esquema de partição" está selecionado "MBR".

 

Feito isso, de o boot com o pendrive, não vou entrar em detalhes desse procedimento.

Uma vez que o menu de boot for exibido na tela com as opções "Iniciar Linux Mint", Iniciar o Linux Mint em modo de compatibilidade", etc; pressione a tecla TAB.

 

Dessa forma ele vai deixar você editar a linha de boot.

 

Você vai ver algo parecido com a linha abaixo:

 

linux /boot/vmlinuz-2.6.31-9 root=UUID=904bf39-9234 ro quit splash

 

Adicione na frente da splash o seguinte argumento: acpi=off

 

Pressione CTRL + X e o mint vai iniciar.

Isso serve pra qualquer distribuição Linux que você for testar no HP MINI.

 

Observações:

 

Se você instalar o Linux no HP MINI, procure no google como editar o GRUB2, pois talvez seja necessário inserir o argumento "acpi=off" na inicialização depois de ter o Linux instalado.

Se você usar a placa WIFI da BROADCOM nesse modelo e HP MINI, também vai ter um trabalhinho extra pra instalar ela.

 

Quando você usa esse argumento, o netbook não vai gerenciar carga de bateria e quando você for desligar o HP MINI, ele vai fazer o processo de desligar, mas não vai delisgar o equipamento. Você terá que desligar no botão físico.

 

 

A única distribuição linux que funcionou perfeitamente nesse modelo, sem precisar editar o boot ou grub,, foi o Puppy Linux: https://puppylinux-woof-ce.github.io

Só que esta distribuição é um pouco limitada (mas completamente funcional) e você terá que aprender umas coisas novas pra usar o gerenciador de arquivos, instalar o Vivaldi Browser que é o melhor navegador pra esse modelo de netbook, e pesquisar um pouco pra deixar o sistema operacional mais "vistoso".

 

Vou deixar esse registro aqui pra outras pessoas que no futuro tentem dar uma sobrevida pra esse netbook HP.

 

Valeu!

 

Atualização

 

Instalei uma Distribuição Linux no HP  Mini 210 que funciona tudo, sem "malabarismo"! É instalar e usar.

Essa distribuição é o AntiX Linux: https://antixlinux.com

Distribuição extremamente leve, com possibilidade personalização e já vem com vários temas instalado para alterar a interface gráfica, para quem gosta de dar uma "enfeitada" no sistema operacional.

Dá pra navegar na internet, aconselho instalar o Vivaldi e abandonar o FIrefox, e se for navegar só pra leitura sem usar serviços, aconselho instalar e aprender a usar o navegador QUTEBROWSER, que é um navegador que "funciona mais rápido".

Ele também traz um software  para ver vídeos do youtube que é bem leve também.

 

Bom, é isso! Acho que essa é a distribuição Linux definitiva para o HP Mini 210 e vários outros notebooks/PCS com hardware antigo ou fraco.

 

A única observação que faço é a seguinte, quando você diminui o brilho da tela pelas teclas de atalho, você não consegue aumentar o brilho pela tecla de atalho, mas, existe um programa que já vem instalado no AntiX onde você pode aumentar e diminuir o brilho da tela usando as setas do teclado.

 

Espero que essa informação seja útil para pessoas que ainda querem dar uma "sobre vida" aos equipamentos antigos.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...