Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estranho caso da placa-mãe que só ligava na loja


Posts recomendados

Bem como diz o título, já peguei uma placa-mãe que por período funciona junto com uma fonte simples de 400w junto a placa de vídeo também simples, uma Radeon R5 230 2 GB (6450). Daí tudo bem aparentemente, a placa não demanda tanto energia. Fiz um upgrade para R7 360 que usava mais energia e tive que usar adaptador de 6 pinos, fiz o pedido e veio seperado. Consegui usar na fonte por um período até que a máquina deu pau e começou a desligar sozinha aleatoriamente durante uns períodos, não dá para dizer assim o intervalo, havia momento que funcionava mais de 1 hora e parecia funcionaria, dava para inclusive fazer tudo. Bem, isso começou a desligar sozinha com a fonte 400w, que disse a fonte chegou no limite, então troquei por uma CX 500, de primeira não ligava de jeito nenhum. Fomos à loja que a placa-mãe foi vendida, com a mesma eletricidade de lá o não é o que o bicho funcionava, mas ao chegar ao meu barraco e ligar não...

 Certo, fui insistindo, insistindo, insistindo, até que o bicho parecia que ia funcionar, e funcionou durante um curto período até voltar desligar em momentos aleatórios. Havia feito uma limpeza, limpando os contatos com cotonetes, algodão e papel, ao fazer isso, junto a insistência o bicho começou a operar até que em um dado momento, mais ou menos 1 ou 2 semenas começou tudo de novo.

Alguém que entende de eletrônica poderia explicar? Dados que sei:

Energia do meu barraco opera em 110 - 115v | Energia da loja obvialmente é 220v, seria isso um fator crucial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tavaares00 Cara era uma LOG alguma coisa, só caçando aqui. Não estou mais com ela. Dei para técnico, aí não sei o que ele fez, se arrumou vendou ou deu. Falei que não queria equipamento assim e que o problema só apresentou quando instalou uma placa de vídeo mais forte com 6pin.

@Alex Camus Assim Alex, depois 1/2 semenas de uso com a nova placa, até então R7 360 powercolor editiom, começou a reiniciar aleatório, parecia que tinha vida própria.

Sobre a fonte, não tive necessidade de trocar, mas vejo a mesma queimando muito placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Camus por que apresentou defeito, é um erro grave supor que qualquer coisa funciona bem sem testar e tudo estraga um dia , defeitos na instalação elétrica são mais difíceis de detectar porque todo mundo põe a culpa nos aparelhos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wagner2029 Lá na loja, cheguei abrir um jogo e jogar e enfim. Não desligava, chegando em casa, sim, desligava quando queria, ou às vezes antes. Daí, resolvi insistir até que funcionou por pouco tempo, mas funcionou, e deu para navegar, jogar e estudar, mas não teve jeito e troquei e fiz o arremate.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wagner2029 sim mas ele usava essa mesma tomada para ligar o pc e funcionava normal so paro de funcionar depois que ele mudo as peças do PC o que eu achei estranho é somente depois disso que começo a dar problema o que causaria isso? o pc esta puxando mais energia? pode ser algum problema nos cabos de energia da fonte que ele liga na tomada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Camus Exato.

R5 230 < R7 360 ; R5 230 mais fraca que R7 360, a R7 360 demanda cabo de 6 pinos, ou seja mais energia, e usava uma fonte simples, genérica, sem renome, e nem tão boa qualidade assim, só depois que fui e troquei, justamente quando começou a dar problemas. Dizia que entregava 400W, mas devia entregar menos com certeza.

@Alex Camus Até hoje não entende esse mistério, queria saber. Nem no barraco do técnico ligou, só na loja deles, que propósito é uma placa-mãe modificada, sugiro que há dedo deles nisso daí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Camus Como disse então, não consegui resolver o mistério. A placa ficou com cara lá, que aí ele deve ter doado e alguém consertado.

Chuto que foi a sobretensão da fonte na placa-mãe, só fazia funcionar em 220v. Abaixo disso infelizmente a placa-mãe desligava, era um placa-mãe simples, mas com uma bios intuitiva. Enfim. Bola para frente que o jogo é na frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!