Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como regular a corrente de Fonte de Bancada?


Posts recomendados

Galera, tenho uma fonte de bancada 15v 2A.

Acontece que a a corrente está "maluca", fica variando nada muito grande mas tá variando é isso dificulta na hora de dar carga em alguma bateria.

 

Eu sei que dentro dela tem uns parafusos por onde se regular a tensão, mas não faço ideia de como regular a corrente. Alguém saberia dizer? É uma yaxun1502d+

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente comprei uma usada com defeito parecido.Não regulava a tensão de saida. analisando alguns esquemas obtidos pela internet e testando alguns componentes, troquei primeiro o Q4-2n3055 que estava em curto. Então deu saida mas ainda não regulava,  troquei então CI 1 - LM 723CN . pronto resolvido a regulagem de tensão.Nesse seu caso, se a tensão estiver regulando normal então o ci-LM 723 deve estar bom.Teste primeiro R2- 1ohm, R3- 1K, D1,D2,e D3, e C4-47uf. Se estiverem bons teste os transistores Q1 e Q2 -S8050. É bom verificar também logo de início a integridade do carvão do potenciômetro de ajuste de corrente,VR7 - 10k pode estar gasto causando efeito de raspado e não de deslize suave que seria o correto;  percebemos isso melhor em equipamentos de som.. Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Gilberto Reiz Olá Gilberto, obrigado pela resposta. Comigo foi parecido, logo depois do desajuste na corrente, o resistor 2n3055 "abriu", aí ficou tensão e corrente desreguladas. Encomendei o resistor, quando chegar vou instalar e ver se resolve também a corrente. Eu sei que esse resistor tem a ver com a tensão, quando ele abre a tensão fica lá em mais de 30 volts, se a corrente permanecer oscilando vou verificar esses outros componentes mencionados. Qualquer coisa eu volto aqui pra comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!