Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Driver de LEDs = fonte de corrente


Posts recomendados

  • Membro VIP

Eu já sei que é...

 

Mas vim perguntar "algo mais", a respeito.

 

A fonte de corrente que é o driver de LEDs certamente tem uma faixa de tensão para operar corretamente. Tanto que uma fita de LED geralmente é um "circuito série de paralelos" somando as quedas de tensão na série.

 

Minhas perguntas são:

 

1. O tamanho da série (queda de  tensão na carga) realmente pode ser alterado mantendo-se o driver inalterado?

 

2. Em caso afirmativo, como estimar até quanto (ou seja, a faixa de tensão)?

 

O motivo da curiosidade:

 

"É uma fonte de corrente; não é uma fonte de tensão."

 

Mas isso será exato?!

 

PS.:

 

Parece que a resposta estará dependente do circuito integrado. Tenhamos dois como exemplos:

 

DU8671.pdf

 

O negócio está em chinês! No cabeçalho de um esquema afirma-se algo como "40 Vdc – 80 Vdc".

 

PT6983.pdf

 

Apesar de estar em inglês, o documento é muito pobre de especificações técnicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1. deve ficar na faixa...

52 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

algo como "40 Vdc – 80 Vdc"

... algo como no meio do caminho 60V = 20 leds de 3V cada ou 12 de 5 e etc.

2. é o numero de leds x sua tensão de cada respeitando o limite ...

54 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

algo como "40 Vdc – 80 Vdc".

 

Algo importante que se deve considerar é a potência de cada led: ela é quem define a corrente. P.ex. led de 3V 1W V=P/I = ... de corrente teórica máxima. Na prática usa-se de 70 ...80% dela. Outra questão prática é o layout pcb que deve ter área de cobre como dissipador ou pra projetos mais rebuscados, a placa deve ser própria ... alumínio sendo uma camada dissipadora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 minutos atrás, .if disse:

P.ex. led de 3V 1W V=P/I = ... de corrente teórica máxima. Na prática usa-se de 70 ...80% dela

 

Na serigrafia de uma fita LED destaca-se o número "2518". Interessante que eu não achei LED com esse código, no Google. Achei, sim, algo relativo a drivers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!