Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Suspeito que alguém esteja usando minha internet.


LcX_
Ir à solução Resolvido por LUSOM,

Posts recomendados

Bom dia pessoal. Estou com uma suspeita de que alguém está usando minha internet, porém estou muito confuso se realmente isso está ocorrendo. A historia:

Tive que me mudar recentemente, e acabei tendo que trocar de internet, assinando a Claro 250MB. Me antecipei e coloquei a internet no local antes mesmo de me mudar, e deixei o modem ligado por 1-2 semanas la, sem ninguém morando no local.

Já tendo me mudado, e passado cerca de uma semana acabei entrando no site iknowwhatyoudownload que lista os baixados por IP. E ao verificar o meu IP, encontrei, alem dos torrents que eu realmente havia feito, também achei alguns que definitivamente eu não havia baixado, inclusive downloads feitos ANTES de eu me mudar pro local. 

Achei  estranho, mas pensei que talvez o modem da Claro viesse com uma senha padrão, e que algum vizinho (é um prédio) teria utilizado ela para usar minha internet. Prontamente mudei a senha, porém alguns dias depois novos downloads que eu não reconheci apareceram. 

Esse é o resumo da história. Queria saber se alguém consegue me apontar um motivo para isso, já que eu já tentei inúmeras coisas, e eventualmente continuam surgindo downloads que não são feitos por mim.

 

Um exemplo do que ta ocorrendo é isso da imagem. Os torrents com o retângulo verde são realmente meus, porém, os em vermelho, não.

 

Obs1: Não, eu não passei a senha para outra pessoa. 

Obs2: Não sei se é relevante, mas estou usando WPA2

 

O que eu já fiz:

- Mudei a senha do wifi (foram 3 mudanças, e utilizei boas senhas. 20-30 caracteres. Com letras minusculas e maiúsculasnúmeros e símbolos)

- Mudei a senha do login ao modem

- Mudei o usuário de acesso ao modem

- Verifiquei no painel de aparelhos conectados do modem por dispositivos que eu não reconhecia, porém não encontrei nada anormal

 

Sempre suspeitei que isso estivesse sendo feito por wifi, então desliguei o wifi nos últimos dias, porém supostamente continua ocorrendo.

Eu basicamente conclui que isso é um erro do iknowwhatyoudownload, já que pra mim já não faz mais sentido isso, mas quando usava esse site antes ele sempre foi preciso, então fico com um pé atras na minha conclusão. Gostaria de saber a opinião de vocês. Há alguma outra possibilidade ou coisa que eu possa tentar? 

torrentsprint.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, LcX_ disse:

Bom dia pessoal. Estou com uma suspeita de que alguém está usando minha internet, porém estou muito confuso se realmente isso está ocorrendo. A historia:

Tive que me mudar recentemente, e acabei tendo que trocar de internet, assinando a Claro 250MB. Me antecipei e coloquei a internet no local antes mesmo de me mudar, e deixei o modem ligado por 1-2 semanas la, sem ninguém morando no local.

Já tendo me mudado, e passado cerca de uma semana acabei entrando no site iknowwhatyoudownload que lista os baixados por IP. E ao verificar o meu IP, encontrei, alem dos torrents que eu realmente havia feito, também achei alguns que definitivamente eu não havia baixado, inclusive downloads feitos ANTES de eu me mudar pro local. 

Achei  estranho, mas pensei que talvez o modem da Claro viesse com uma senha padrão, e que algum vizinho (é um prédio) teria utilizado ela para usar minha internet. Prontamente mudei a senha, porém alguns dias depois novos downloads que eu não reconheci apareceram. 

Esse é o resumo da história. Queria saber se alguém consegue me apontar um motivo para isso, já que eu já tentei inúmeras coisas, e eventualmente continuam surgindo downloads que não são feitos por mim.

 

Um exemplo do que ta ocorrendo é isso da imagem. Os torrents com o retângulo verde são realmente meus, porém, os em vermelho, não.

 

Obs1: Não, eu não passei a senha para outra pessoa. 

Obs2: Não sei se é relevante, mas estou usando WPA2

 

O que eu já fiz:

- Mudei a senha do wifi (foram 3 mudanças, e utilizei boas senhas. 20-30 caracteres. Com letras minusculas e maiúsculasnúmeros e símbolos)

- Mudei a senha do login ao modem

- Mudei o usuário de acesso ao modem

- Verifiquei no painel de aparelhos conectados do modem por dispositivos que eu não reconhecia, porém não encontrei nada anormal

 

Sempre suspeitei que isso estivesse sendo feito por wifi, então desliguei o wifi nos últimos dias, porém supostamente continua ocorrendo.

Eu basicamente conclui que isso é um erro do iknowwhatyoudownload, já que pra mim já não faz mais sentido isso, mas quando usava esse site antes ele sempre foi preciso, então fico com um pé atras na minha conclusão. Gostaria de saber a opinião de vocês. Há alguma outra possibilidade ou coisa que eu possa tentar? 

 

O Fato de ter downloads antes da sua chegada ao imóvel pode facilmente ser explicado, outro link estava fazendo uso deste mesmo IP que vale lembrar é apenas emprestado.
Se você desligou o Wifi e não tem outro cabo conectado ao modem é fisicamente impossível que outro equipamento esteja utilizando o mesmo link.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@LcX_ @NIGHT FALL

Citação

Já tendo me mudado, e passado cerca de uma semana acabei entrando no site iknowwhatyoudownload que lista os baixados por IP.

Isso é um site de downloads  que lista tudo que já foi baixado por IP?

 

O que pode estar acontecendo é que os IPv 4 estão praticamente esgotados.  E com  isso, os clientes de muitos provedores não tem mais um IP público válido como antigamente, por exemplo como no decorrer  dos anos 2000. Nessa época, alias, que eu saiba que tinha esse tipo problema era mais os clientes de provedor a rádio, que nunca tinha um ip público válido. Não sei se eram todos, mas na minha região era muito comum essa reclamação ( tinha que fazer redirecionamento de portas para abrir servidor, problema com jogos que precisam de conexão direta e site de downloads que limitavam o download por ip etc).

 

Dessa forma, acaba que muitos clientes de provedores compartilham o mesmo IP PÚBLICO na internet!

 

Sobre o fim do IPv4:

 

https://olhardigital.com.br/2020/08/24/noticias/america-latina-esgota-enderecos-ipv4-entenda/

 

https://ipv6.br/post/fim-do-ipv4/

 

 

Limitações do IPv4 e sobre o NAT :

 

 

https://www.gta.ufrj.br/grad/07_1/ipv6/3-ipv4-2.html#:~:text=Mais uma séria limitação do,anárquico como a internet atual.

 


 

Citação

 

...Para contornar este problema de falta de endereços é utilizado o NAT (Network Adress Translation), também conhecido como masquerading. A NAT foi criada para sustentar a falta de endereços do IPv4. Ela opera no roteador que separa uma rede interna (stub domain) da rede externa (internet). ...

 

...Com um roteador NAT, é possível que vários maquinas de uma rede consigam acessar a internet usando somente um único endereço. Neste cenário cada uma dessas máquinas recebe um endereço não roteavel (pois podem existir outros iguais a estes na rede externa), e o roteador NAT recebe 2 endereços, um para a rede interna (no stub domain) e outro para a rede externa. Então o NAT passa a operar traduzindo os endereços entre as duas redes: um computador atrás de um gateway NAT envia os dados para o roteador e este “traduz” o endereço para o relativo na rede externa. Isto fez com que a pressão pela falta de endereços em cima do IPv4 diminuísse, permitindo que continuasse no mercado por mais tempo. ...

 

 

Sobre o CG NAT:

 

https://www.copeltelecom.com/site/blog/conheca-o-cgnat/

 

Esse último explica tudo muito bem e fala o CGNAT!

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/07/2021 às 23:20, LUSOM disse:

 

Isso é um site de downloads  que lista tudo que já foi baixado por IP?

Sim, por isso que inicialmente achei estranho.

 

Eu estava lendo sobre esse CGNAT exatamente ontem. Estava precisando redirecionar algumas portas, e não estava conseguindo, e vi que o motivo poderia ser por causa do CGNAT. Pelo que cheguei a pesquisar a Claro usa muito esse CGNAT, e pelo que vi ele não permite que o próprio usuário realize esse redirecionamento. Vou tentar entrar em contato com a Claro e ver o que pode ser feito. 

 

Obrigado pelas respostas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É complicado, aconselho, resetar o seu modem ou roteador, bem tem a questão de baixar torrent é complicado, programas maliciosos instalados em seu equipamento abre porta para as pessoas mau intencionadas. Outra coisa, formate o seu PC ou outro dispositivo, não instale pirataria, se possível, compre e configure um Mikrotik em seu ambiente de rede com boas regras de firewall na entrada input. Pode também cadastrar os seus dispositivos na sua rede pelo endereço MAC e bloquear quem não é de sua rede interna. Use também se quiser baixar os seus programas, use uma máquina virtual em modo separado em seu sistema base no caso o Windows ou Linux. Use Vlans com redes separadas tanto para rede sua interna e para sua wifi externa. Coloque uma criptografia mais nova no seu WIFI  em WP3 com senhas bem fortes.  Coloque o modem em modo bridge em um /30 contendo só dois ips válidos entres os dois dispositivos. Coloque um roteador para gerenciar se puder um MIKROTIk, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@homem massa Depois poderia criar um tópico falando mais sobre Vlan em redes domésticas, utilizando equipamentos comuns. E nesse contexto doméstico, seria legal uma explicação sobre o  MIKROTIk, mostrando  o que ele faz e que é muito importante que um roteador não faz.

 

Aguardo seu tópico para não desviarmos do assunto desse tópico e um moderador excluir nossas postagens!   🤝    🤛

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUSOM Ok, desculpe, caso alguém quiser procurar algo sobre Mikrotik tem muito por aí. No caso estou passando uma melhora forma para as pessoas, ver que uma gerencia seria mais o ideal, mas tudo bem, entendi a mensagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!