Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rádio valvulado rabo quente


fauzisp

Posts recomendados

Amigos, boa noite. Estou tentando voltar a vida um rádio valvulado de 1957, marca Invictus, fabricado no Brasil. É um rabo quente, isto é, as válvulas são alimentadas diretamente na rede elétrica. O rádio é um superheterodino de apenas 4 válvulas (V1, V2, V3 e V4, pra tentar explicar o esquema). As válvulas V1 e V2 são de 12,6V no filamento, a V3 é de 30V no filamento e a V4 de 35V. Somando dá 90,2V. Tirando dos 127V das rede sobram 36,8V que precisam ser "compensados" com resistores.

Todas as válvulas tem corrente de 150mA. Pela Lei de Ohm dividi 36,8V por 0,15 e temos que a resistência necessária é da ordem de 245,33 ohms. Para dissipar calculei 5,52 watts (36,8V x 0,15). 

 

Para tentar evitar o surto de corrente, fiz o seguinte experimento:

 

A alimentação elétrica tem "início" na válvula de 35V e depois passa a válvula de 30 V. Depois dessa inventei um "circuito resistivo varável" composto de 3 componentes ligados em série: 1 potenciômetro de fio de 100 ohms e 4 watts, um resistor de 180 ohms e 5 watts e um termistor NTC de 50ohms.

 

Ligando o rádio verifiquei que as válvulas de 35 e 30V se acendem e as outras 2 de 12,6V não acendem. Eu já tinha testado o circuito de alimentação dos filamentos com o multimetro e deu continuidade. Mesmo assim testei os filamentos das 2 válvulas de 12,6v e estão acendendo usando uma fonte de 12v.

 

Outra coisa que acontece é que quando fecho o potenciômetro totalmente (zero ohms) o resistor de fio de 100 ohms esquenta até começar a fumaçar. Quando abro o potenciômetro esse resistor aguenta o tranco. 

 

Porém as válvulas de 12,6 volts não acendem.

 

Será que algum amigo poderia me ajudar nesse assunto?

 

PS.: eu tenho o circuito original salvo aqui mas não consegui anexar. Se alguém se interessar mando por email.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, fauzisp disse:

As válvulas V1 e V2 são de 12,6V no filamento, a V3 é de 30V no filamento e a V4 de 35V. Somando dá 90,2V. Tirando dos 127V das rede sobram 36,8V que precisam ser "compensados" com resistores.

Antigamente consideravam 110V quando se referia a tensão de tomada. 

Hoje realmente existem várias tensões diferentes em cada localidade do país. 

 

3 horas atrás, fauzisp disse:

Todas as válvulas tem corrente de 150mA. Pela Lei de Ohm dividi 36,8V por 0,15 e temos que a resistência necessária é da ordem de 245,33 ohms. Para dissipar calculei 5,52 watts (36,8V x 0,15). 

Um resistor de 240R/10W cairia bem. 

 

3 horas atrás, fauzisp disse:

A alimentação elétrica tem "início" na válvula de 35V e depois passa a válvula de 30 V.

Em elétrica série é exatamente como na soma "a ordem das parcelas não altera o total" logo não importa a ordem que colocar os filamentos das válvulas, será sempre a mesma coisa. 

 

4 horas atrás, fauzisp disse:

Ligando o rádio verifiquei que as válvulas de 35 e 30V se acendem e as outras 2 de 12,6V não acendem.

Não vão acender mesmo, quando se faz um circuito série é preciso que as resistências sejam próximas. 

No caso essas de 30 e 35V são próximas, as outras duas de 12V estão longe disso. 

 

4 horas atrás, fauzisp disse:

Outra coisa que acontece é que quando fecho o potenciômetro totalmente (zero ohms) o resistor de fio de 100 ohms esquenta até começar a fumaçar. Quando abro o potenciômetro esse resistor aguenta o tranco. 

Não precisa disso, é só deixar as tensões das válvulas um pouco abaixo do especificado, assim não vai forçar muito os filamentos. 

 

4 horas atrás, fauzisp disse:

Será que algum amigo poderia me ajudar nesse assunto?

Use dois resistores, um pra alimentar as de 30 e 35V e outro pra alimentar as de 12V. 

Calcule um resistor pra 65V e outro pra 25V.

 

Uma ideia minha que pode até melhorar seu rádio, seria adicionar um trafo 12V pra alimentar essas outras válvulas, vai até economizar energia! :lol:

 

4 horas atrás, fauzisp disse:

PS.: eu tenho o circuito original salvo aqui mas não consegui anexar. Se alguém se interessar mando por email

Salve em algum site como por exemplo o imgur ou o Google Imagens e poste o link aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato, obrigado pela resposta. Não tenho muito conhecimento de eletrônica.

Acho que vou tentar colocar esse resistor de 240 ohms, 10 w, e tirar os 3 componentes que coloquei.

Essa ideia do trafo seria uma boa, mas é só você vendo pra acreditar: nunca vi um rádio valvulado tão pequeno. Acho que nem teria lugar pra botar esse trafo. Não entendi direito sobre como colocar os 2 resistores, ou seja, em que posição da série colocar.

Você poderia fazer um esqueminha dessa ligação pra me ajudar?

Vou tentar postar o esquema original.

radiomuseum-industria-e-comercio-invictus-434-15-603896.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na instalação original usavam 2 resistores de 100R em paralelo, ou seja, 50R + um sensor NTC. Dessa forma sim as válvulas acendem pois a corrente fica bem maior, não queimam pois o ntc diminui a corrente de acordo com a alta temperatura dos filamentos. 

1 hora atrás, fauzisp disse:

Você poderia fazer um esqueminha dessa ligação pra me ajudar?

Agora não dá pra desenhar, mas veja vou explicar de outra maneira. 

As válvulas de 12V teria que ligar de maneira independente com seu resistor puxado diretamente da rede. 

Assim como as outras duas de 30V também com seu resistor diretamente da rede. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

 

9 horas atrás, fauzisp disse:

Quanto ao termistor nada. Se colocar só o resistor as válvulas mais proximas (as de maior Vca) acendem em demasia e as outras 2 nem acendem.


... mas mesmo elas nem acendendo você mede os 12vac no filamento? São mesmo idênticas? Ao aplicar 12V por fora ela acende? Neste caso, com a certeza que está sobre 12v, meça também a R e a I de cada... Obs: R vai dar baixa pois estaria fria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!