Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trafo com 2 bobinas no secundário


fauzisp

Posts recomendados

2 horas atrás, .if disse:

Focando nisso pra gerações futuras, sim você pode compor como quiser, somando e subtraindo. Pode até somar e subtrair com a da rede na entrada. Certa feita conceitualizei um variac 1/2 boca com esta estratégia. Bolei mentalmente complexas ligações com chave rotativa 😁

 

Sobre adaptar nas suas válvulas só comento que beira as raias de um sacrilégio. Vai perder a originalidade.. pode até causar danos. Vale mais a pena avaliar com mais calma um ajuste ou alguma correção das tensões e corrente. Dica: teste os filamentos individualmente.

Como disse, tenho pouco conhecimento de eletrônica, mas me sobra teimosia rsrs

Eu preferi rebobinar um trafo exatamente porque não consegui obter respostas satisfatórias para manter o circuito original. Testei vários valores de resistores mas não funcionou. Para você ter uma ideia, mandei um email para o o Professor J. Alberto na Espanha (tem dezenas de vídeos dele na internet sobre rádios antigos), pedindo pra ele me ajudar a descobrir qual termistor usar e ele não soube precisar.

Sou muito purista (coleciono coisas antigas, desde automóveis até aparelho de barba rsrsrs), mas estou fazendo isso por falta de informação mesmo.

A propósito, que danos a colocação do trafo pode trazer ao aparelho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, fauzisp disse:

A propósito, que danos a colocação do trafo pode trazer ao aparelho?

Teórico? 🤔...🤔......🤔... não vislumbro. Prático? 🤔...🤔......🤔... tampouco 😁. Foi só insight mesmo

Publique desenho completo do esquemático bem como fotos externas e internas do seu rádio. Meça a Vac em cada filamento (par) e nos conte bem como o nome da válvula. Geralmente os 2 1ªs números correspondiam à Vac do filamento...

 

Boa sorte.. numa 6ª feira 13... um dia icônico pra eu retornar kk.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, .if disse:

Teórico? 🤔...🤔......🤔... não vislumbro. Prático? 🤔...🤔......🤔... tampouco 😁. Foi só insight mesmo

Publique desenho completo do esquemático bem como fotos externas e internas do seu rádio. Meça a Vac em cada filamento (par) e nos conte bem como o nome da válvula. Geralmente os 2 1ªs números correspondiam à Vac do filamento...

 

Boa sorte.. numa 6ª feira 13... um dia icônico pra eu retornar kk.

Amigo, no tópico abaixo tem o esquema completo do radio. 

As válvulas 1 e 2 tem 12,6v no filamento, a 3 tem 30v e a 4 tem 35v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só divagando um pouco: assim como outros ramos da ciência, acho que o conhecimento sobre esses equipamentos valvulados acabou se perdendo no tempo. Já consultei vários técnicos sobre a alimentação desses filamentos. Quando me deparei com o problema eu achei que era perguntar a respeito e logo viria alguém: coloca um resistor de tantos ohms e tantos watts e um termistor NTC de tal valor. O Prof. J. Alberto carinhosamente me respondeu e chegou num valor do resistor: exatamente o mesmo que eu já tinha achado usando a Lei de Ohm. Quanto ao termistor nada. Se colocar só o resistor as válvulas mais proximas (as de maior Vca) acendem em demasia e as outras 2 nem acendem.

Eu achava que o papel do termistor era apenas atenuar o tal de in-rush (pico de corrente) ao ligar o rádio, mas parece que não é pra isso ou não é só pra isso. Vai saber.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fauzisp disse:

Eu achava que o papel do termistor era apenas atenuar o tal de in-rush (pico de corrente) ao ligar o rádio, mas parece que não é pra isso ou não é só pra isso. Vai saber.

 

O papel do termistor era ajustar a corrente de acordo com a temperatura da válvula. 

Provavelmente estava próximo às válvulas menores, pois são as que esquentam mais rápido. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fauzisp disse:

Ok Renato ... mas me diga: na sua opinião, você acha que eu devo tentar com o trafo novo ou devo insistir no rabo quente?

Eu ficaria com o trafo mesmo, afinal eu o sugeri ainda no outro tópico. O único empecilho é àquela ligação entre o filamento e o anodo da retificadora, não sei se pode remover. 

 

Por outro lado, no sistema rabo quente você pode ligar as válvulas em paralelo com um resistor pra cada, aquelas duas de 12V podem usar um único resistor. 

As outras duas, por terem tensões próximas cabem a testes se podem ser ligadas juntas ou não. 

Dessa forma se elimina o termistor. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, hoje a tarde terminei a instalação do trafo novo. Refiz a fiação dos filamentos.

Deixei o botão ligado e dei uma espetadinha na tomada pra ver se não explodia tudo. Mas foi de boa. As válvulas acenderam todas, o trafo não esquentou.  Pra mim já foi uma grande vitória. Agradeço a todos que contribuiram, especialmente o Renato.

Mas (sempre tem um mas), o rádio não funcionou. Apesar das válvulas acesas, ele apenas emite um zumbido quase imperceptível, mesmo no volume máximo. Tem que encostar o ouvido no falante para ouvir.

Único detalhe que observei visualmente é que as 2 válvulas próximas ao circuito de FI acendem mais palidamente que as outras 2. Eu já tinha reparado que essas 2 válvulas tem o exterior meio queimado. Devem estar fracas.

Mas, como não tenho como testar, talvez encerre o projeto por aqui. Nem tenho conhecimento para procurar outros defeitos. Como já restaurei a caixa de madeira, pelo menos serve como decoração.

Vou fazer uma tentativa ainda: ouvi falar que um rádio-técnico antigo já aposentdo aqui da minha cidade tem um punhado de válvulas numa caixa. Vou procurar ver se acho 2 dessas e tentar trocar. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, fauzisp disse:

Eu já tinha reparado que essas 2 válvulas tem o exterior meio queimado. Devem estar fracas.

É ao contrário... 

Válvulas com cor escura ou brilhante meio espelhada (principalmente na parte de cima) significa que está boa. 

As que estão brancas ou transparentes estão gastas. 

2 horas atrás, fauzisp disse:

Apesar das válvulas acesas, ele apenas emite um zumbido

Se emite zumbido, significa que o rádio está vivo e tem chances de voltar a funcionar. Isso também significa que tem capacitor seco (Isso acontece devido a idade do aparelho). 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Renato.88 disse:

É ao contrário... 

Válvulas com cor escura ou brilhante meio espelhada (principalmente na parte de cima) significa que está boa. 

As que estão brancas ou transparentes estão gastas. 

Se emite zumbido, significa que o rádio está vivo e tem chances de voltar a funcionar. Isso também significa que tem capacitor seco (Isso acontece devido a idade do aparelho). 

 

Os capacitores eletroliticos eu já troquei. Vou dar uma olhada nos outros ... talvez eu troque também. 

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigos,

 

Amanhã vou pra cidade grande rsrs (Bauru) e vou comprar alguns componentes e não quero comprar errado. Peço ajuda aos mestres.

1a. questão: os capacitores a óleo posso substituir com poliester? ou indicam outro?

 

2a. questão: os capacitores a óleo tem as seguintes informações:

- .01 (ponto zero um) - vou comprar de 10nF x 630 volts (tá correto?)

- .05 (ponto zero cinco) - vou comprar de 47nF x 630 v (tá correto?)

- .005 (ponto zero zero cinco) - vou comprar de 4,7nF x 630v) tá correto?)

 

Obrigado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, a guerra continua. Comprei e troquei os capacitores a óleo (números C18, C21 e C23 do diagrama). Os C13 e C16 só achei de 250V e não comprei pois achei arriscado. Vou ter que comprar pela internet (pior que só vende de bastante ...).

Continuou na mesma. Apenas por experiência e para aprender, fiz algumas medições nas válvulas V1 e V2 com o rádio ligado. Preciso saber se o que fiz está correto ou não.

Com o multímetro em DC e em 600v, coloquei a ponta de prova negativa no catodo (pino 3) e a ponta positiva no anodo do triodo (pino 8) e no anodo do heptodo (pino 6). 

Pelo data sheet era para dar 240v e 250v respectivamente, porém não marcou nada.

Vou postar o circuito aqui nesse tópico pra facilitar.

Hoje eu comprei um multímetro tipo smart, ai vai dar pra medir a capacitância também (espero).

 

radiomuseum-industria-e-comercio-invictus-434-15-603896.pdf

 

PS. Hoje eu comprei um multímetro tipo smart, ai vai dar pra medir a capacitância também (espero). Só vai demorar pra chegar (da China).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, fauzisp disse:

C13 e C16 só achei de 250V

Pode colocar esse.

A maior tensão que tem nesse rádio é uns 140V ali no trafo do alto falante. De resto é menos que isso, pois o restante tem aquele resistor de1k (R15) diminuindo mais ainda.

 

5 horas atrás, fauzisp disse:

Pelo data sheet era para dar 240v e 250v respectivamente, porém não marcou nada.

Os esquemas dos datasheets são diferentes do aplicado no rádio, repare que nem tem como aparecer essa tensão de 240V, pois a alimentação é 127V e não tem nenhum dobrador de tensão ou trafo de alimentação pra isso. Pra testar tem que ser com a válvula fora do rádio.

 

E a propósito, como estão os C24 e C25, esses eletrolíticos tem "data de validade"? Seria interessante substituir por 47uf/200V.

Como Hoje em alguns lugares a rede costuma ser de 127V eles podem trabalhar no limite. Como você mencionou um zumbido eles podem ser a causa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obtigado Renato,

Quanto as capacitores C13 e C16 comprei na internet ... chegam amanhã. É a pressa  aposentado com pressa é fogo)

Vou testar as válvulas fora do rádio. Os eletrolíticos eu já troquei.

Só prá constar, as bobinas de FI estão todas com cera no ferrite de ajuste, a exceção de uma. Nessa que já foi mexida vou tentar dar uma mexidinha pra ver.

Valeu amigo.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, fauzisp disse:

Vou testar as válvulas fora do rádio

Não consegue. 

Válvulas precisam do circuito e tensão adequada pra funcionar. 

Com multimetro não dá. 

 

10 horas atrás, fauzisp disse:

Nessa que já foi mexida vou tentar dar uma mexidinha pra ver.

Melhor não.

 

Faça primeiro o amplificador do rádio funcionar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  1. Renato, fiz um teste com o multímetro seguindo um vídeo do Sílvio no Youtube, que consiste em aquecer os filamentos e injetar o sinal do diodo do multimetro entre o catodo e grade de controle.
  2. Nas V1 e V2 houve medição. O marcador começa em 2v e cai rapidamente até estabilizar, cf. o Sílvio explica. Numa delas estabilizou em 188mV e na outra em 264mV. Talvez uma esteja mais cansada que a outra.
  3. Na V3 não acusou nada. Então acho que a válvula V3 (HL94) deve estar pifada, pois não houve emissão de eletrons do catodo para a grade de controle. 
  4. A V4 não dá pra fazer esse teste porque não tem grades.

Bom, achei no ML 1 válvula 30A5 (similar a HL94) nova. O vendedor propôs que eu comprasse essa 30A5, mais uma 35W4 (V4), tmbém nova na caixa e ele mandaria de brinde 2 válvulas HCH81, sendo uma testada e 100% e outra 85% segundo ele. Acabei comprando as 4.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, fauzisp disse:

A V4 não dá pra fazer esse teste porque não tem grades.

Essa é fácil, é uma retificadora. 

Faz o mesmo serviço de um diodo comum. 

Só ligar o rádio e medir DC no catodo. 

 

19 horas atrás, fauzisp disse:

Na V3 não acusou nada. Então acho que a válvula V3 (HL94) deve estar pifada, pois não houve emissão de eletrons do catodo para a grade de controle. 

Não creio que esteja ruim, você disse ter ouvido som no alto-falante, significa que tem amplificador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  1. Renato, o som que sai no falante é um zumbidinho quase imperceptível ... só colando o ouvido pra ouvir ... 
  2. Aproveito pra outra questãozinha: com a elevação da tensão de 110v para 127v não é recomendável alterar o valor de componentes, como por exemplo R16 de 50 para 56ohms, ou isso é irrelevante.

Muito obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!