Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Toca-fitas portátil Aiwa TX656 com tremulação na reprodução da fita


Posts recomendados

  • Moderador

Boa tarde! Tenho um toca-fitas portátil Aiwa TX656 que eu troquei a correia, usando um daqueles kits de correias universais de toca-fitas. O aparelho tem auto-reverse, e notei que, em uma das direções, o som fica com uma tremulação constante, e na outra direção, as vezes tem tremulação e as vezes não. Talvez eu tenha colocado uma correia mais grossa que a original? Fui procurar uma correia específica para este modelo, e acaba sendo caro demais para arriscar caso não seja este o problema, então alguém tem alguma dica do que eu possa testar antes de trocar a correia de novo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vzs pode ser correia sim,verfique se o cabeçote não está sujo ou oxidado,as vzs também pode ser problema no motor,eu solucionei de um deck acho que polivox se não me engano tava com problema assim,eu solucionei colocando uma correia um pouco apertada,um pouco só,colocar muito apertada pode quebrar a correia e danificar o motor,e claro com a correia um pouco apertada tem q fazer ajuste de velocidade de rotação,comna correia um pouco apertada a rotação fica um pouco lenta.Ah e veja no momento que ocorre o sintoma observe se o motor fica lento ou se a correia não patina.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Luan 1986 Verificarei se a correia não está torcida. Sobre a correia mais apertada, eu já tentei, e a tremulação era muito pior, ocorria nos dois sentidos. Fui colocando uma correia cada vez mais frouxa até que ficasse o melhor possível, agora uma correia mais frouxa que essa atual, das que tenho, já fica grande demais.

Em 11/09/2021 às 10:03, Luan 1986 disse:

Ah e veja no momento que ocorre o sintoma observe se o motor fica lento ou se a correia não patina.

Pelo ruído, parece que quando toco na direção que a tremulação ocorre, o som do motor é alterado, como se o mecanismo fosse mais pesado nessa direção. Rolos pressores e cabeçote estão bons, os capstans parecem que se movimentam para frente e para trás, mas não tem folga ao tentar movimentar para os lados. Creio ser normal, e ambos estão com exatamente a mesma quantidade de movimentação, então se fosse isso, creio que a tremulação ocorreria em ambas as direções.
Se não for correia torcida, então creio que seja o fato da correia ser mais grossa mesmo... Ou o tamanho que usei não é precisamente correto, e eu precisaria comprar uma correia do tamanho exato da original. Faz sentido minha dedução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Luan 1986 Desmontei o walkman e percebi duas coisas:

  1. De fato a correia estava um pouco torcida, corrigi.
  2. A correia que coloquei está um pouco desfiada em alguns pontos, deve estar raspando... Realmente tenho que colocar uma correia mais fina.
     

Depois que corrigi a torção, parece que a tremulação diminuiu, mas ainda continua. A correia também parece sacudir um pouco enquanto reproduz a fita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!