×
×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i7 9700 (non-K) batendo 100°C em menos de 5 segundos.


Ir à solução Resolvido por Albert Albert,

Posts recomendados

Fala pessoal, tudo bem? Estou com um problema bem desagradável que apareceu hoje depois que coloquei meu i7 9700 pra rodar.

 

A placa-mãe é uma b360 aorus gaming 3 da gigabyte com a BIOS mais recente (F14), eu tinha antes um i5 8400 que em full não passava de 75C em qualquer situação(renderização,game,stress test etc), simplesmente não consigo entender o que está acontecendo, a única coisa que me chamou a atenção é que o vcore no hwmonitor está em 1.5v no pico.

 

Após ligar o computador ele fica em média 33C, se eu abrir algum jogo, fizer algum teste ou deixar umas abas do chrome aberta, ele simplesmente pula de 33C pra 100C, é algo insano, eu nunca vi isso na minha vida, eu resetei as configs da BIOS pra ver se tinha alguma relação e também coloquei o perfil de energia do windows em equilibrado, nada mudou.

 

Eu uso atualmente o coolerbox da intel, sei que não é ideal, mas sinto que isso não é o fator determinante pra ele alcançar temperaturas tão absurdas, eu não estou conseguindo usar o computador pra nada, só entrar em sites, nem vídeo direito, vou enviar em anexo algumas fotos pra vcs terem noção do que estou passando..

 

Meu gabinete é um corsair spec alpha, tenho 4 coolers nele e meu ambiente tem um excelente fluxo de ar, nunca tive problema de temp aqui com nenhum setup que montei.

 

Apenas uma pequena observação, não há nenhum problema na instalação do cooler box(pra garantir reinstalei 5 vezes com dois coolers box diferentes), eu nunca tive problema com isso, a pasta térmica que uso é uma artic silver mx4.

 

Se alguém tiver uma luz vai me ajudar bastante, não acho que isso se resolva simplesmente comprando um wc ou um aircooler mais potente, pra mim essa temp absurda não tem lógica.

 

setup:

RTX 2060

samsung 850 evo

16gb hyperx black cl14 2400 MHz

i7 9700

b360 aorus gaming 3

corsair cx 650w(modelo novo, o branco)

1.png

2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Albert Albert, bom dia!

Ao que vi aqui, esses picos são normais no começo de alguma tarefa, mas para serem normais deve ser apenas picos, use algum programa que registra um gráfico da temperatura, como o MSI Afterburner, para determinar se é apenas um pico ou se isso se mantém.
De qualquer forma, eu recomendo investires em um resfriador melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both  Sim, pretendo colocar um cooler compatível com o i7, ou até mesmo um wc dependendo, a questão é que eu acredito que mesmo fazendo isso a temperatura irá ficar ainda desproporcionalmente alta.

 

Como eu posso setar o vcore pra um valor mais baixo? (Já que a b360 não permite isso).

 

@Mikhail Kosevich Volkov  Infelizmente não são apenas picos, qualquer pequena atividade que eu vá fazer gera um aumento de temperatura muito alto e constante que só reduz se eu fechar a aplicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both

tentei 1.340v na BIOS mas infelizmente ela só permite 1.300 e salvei conforme você falou (dei um confere na BIOS pra ter certeza de que tava setado), ao iniciar o sistema ele já deu um pico de 65C, ao fazer um stress test do cpu-z ele já bateu 100C em 5 segundos, acho que colocando um resfriador de qualidade ajudaria nos testes, mas não sei se o impacto na temp deve ser tão grande.

 

 

 

 

00000000.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Albert Albert

 

O que tá acontecendo aí, além do cooler Intel ser vagabundo, seria o Turbo Boost da CPU.. Durante o pleno do Turbo, o consumo e geração de calor da CPU extrapolam o TDP de 65W dele.. O cooler box satura e sua CPU ferve..

 

Você consegue abaixar ainda mais o Vcore?? Se não conseguir, desative o TB, até trocar de cooler..

 

Se você não fizer nada que demande muito da CPU, por longos períodos de tempo, deixe como está..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria  Consegui setar ele em 1.25 V na BIOS, em 1.2 o windows apresenta problemas pra iniciar. As temps seguem as mesmas, eu vou providenciar um cooler ou wc o mais rápido possível e retorno pra postar os resultados(até porque, isso pode ajudar outras pessoas futuramente), será que podem deixar o tópico on até eu desenrolar isso? Onde moro não tem muitos componentes bons a venda então vou ter q olhar na net.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Albert Albert nas placas da AORUS é a opção  "Enhanced Multi-Core Performance ", veja na sua se tem e coloque Disabled (Desabilitar) ou a opção "Intel(R) Adaptive Boost Technology".

Tem placa que tem as duas opções. 

Essa opção saiu na 9 geração. 

 

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://m.youtube.com/watch%3Fv%3D2bscJNuTA0g&ved=2ahUKEwiOg5rah4fzAhXjHrkGHXU2D2wQwqsBegQIFhAE&usg=AOvVaw3L_9TYwZnddJQFWufG_kL9

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não encontrei essa opção "Enhanced Multi-Core Performance" na BIOS da b360, li um pouco sobre, muito provavelmente é a causadora do meu problema, mas infelizmente ainda assim não consegui encontrar, não sei se isso está relativo a versão de BIOS que estou usando, que é a F14 (mais recente tirando a F15B(versão beta).

 

Em 1.25V o sistema infelizmente apresentou uma instabilidade, deu umas crashadas absurdas, tive que colocar em auto pra conseguir usar o computador, em idle ele está ótimo, média de 38C, mas qualquer coisa que eu faça ele já sobe 100 cravado, pelo menos consigo trabalhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Éric H.X alterou o título para i7 9700 (non-K) batendo 100°C em menos de 5 segundos.
  • 2 semanas depois...

Fala galera, aqui estou de volta, demorei porque estava testando diversas coisas pra retornar com a solução,infelizmente o problema ainda não foi resolvido, mas pesquisando descobri algumas coisas pra compartilhar.

 

Eu comprei e instalei o cooler da deepcool gammaxx gte v2, ele reduziu as temperaturas em média 15°, possibilitando que pudesse usar o computador pra trabalhar e também jogar, a questão é que a tensão do vcore continua rídiculamente alta fazendo ele bater 88° no apex legends e 90° numa render no sony vegas, ele ta batendo estável 1.38v no vcore em atividades que demandem uso máximo por ex: cinebench23, prime95 e testes de estabilidade do aida64, sei que essas tensões estão altas demais e desnecessárias e estou buscando achar uma configuração na BIOS que me faça trabalhar em uma tensão menor com estabilidade, tá ***** achar.

 

Primeiro de tudo, eu não sabia que a gigabyte usava tensões excessivamente altas para manter a estabilidade do sistema para uso geral, li que isso tem relação a variedade de chips/silício e que por isso não tem como prever uma tensão padrão pois a tensão que pode ser estável pra um chip, talvez não seja pra outro, muito provavelmente eu também estava rodando com tensões desnecessárias no meu antigo i5 8400 mas não percebia porque ele não esquentava.

 

O i7 9700 tem um consumo muito alto de energia e pra controlar isso eu tive que colocar o TDP PL1 dele em 160W e o PL2 em 165, com o turbo power limits em auto ele bateu inacreditáveis 220W no prime95, se eu reduzir essas temps percebo que ele perde desempenho, se eu aumentar, não faz diferença.

 

Outra coisa que me deu dor de cabeça foi o VRM da b360(que não tem capacidade pra suportar um i7, eu não sabia disso tendo em vista que a placa oferecia suporte pro chip em seu full uso) aquecendo a 126° durante os testes de estabilidade, minha solução foi adaptar um cooler no gabinete jogando ar no dissipador de calor do VRM, com isso consegui perder em média 20°, mas ainda ele esquenta bastante, consegui estabilizar a temp do VRM em 95° no uso máximo do sistema.

 

Atualmente estou mexendo na BIOS pra encontrar uma configuração que me faça ter estabilidade, o que fiz foi setar o vcore em 1.3, desabilitar o bclk adaptive voltage e também todos os estados de economia de energia, consegui estabilizar durante 24 horas com essas configurações com temps bem baixas mas ainda enfrento travamentos com o código MACHINE_CHECK_EXCEPTION, após o travamento setei o AC/DC LOADLINE para turbo pois li em 3 locais diferentes que essa configuração é mais adequada necessária pra um i7 8 cores, vamos ver se isso resolve o problema de estabilidade do sistema, o LLC ainda segue em auto, infelizmente nessa placa só tenho a opção STANDART e HIGH, se eu travar, tentarei com a configuração no HIGH pra ver se ajuda em alguma coisa, eu irei postar as fotos do que fiz no gabinete e as configurações de tensão e de setup da BIOS.

 

Com o vcore em 1.3 as temps ficaram ótimas pra mim, tanto do processador tanto do VRM da placa-mãe, estou buscando conseguir estabilizar em 1.3 pra ir reduzindo até achar o mínimo possível

Segue em anexo as fotos do sistema no teste do cinebench23, as configurações da BIOS e o erro que venho obtendo quando o PC apresenta problemas.

Sem título.png

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema resolvido! (Eu espero)

 

Meio óbvio o problema, mas não pra mim que não entendia absolutamente nada de overclock e undervolt.

 

Não existe configuração de BIOS ou de undervolt que resolva os problemas de temperatura e tensões excessivamente altas de um I7 9700 em uma b360, porque o problema é que a placa-mãe não suporta o processador funcionando no full, independente do que eu faça, não irá resolver.

 

A solução do problema está em comprar uma placa-mãe com capacidade de suportar a potência do processador, como não posso fazer isso no momento, tive que mexer pra achar um meio termo que seja aceitável até ter condições de comprar uma da linha Z.

 

Então decidi reduzir o processador em um nível que a placa-mãe consiga gerenciar ele dentro das capacidades da mesma, eu poderia desativar o turbo boost e rodar ele a 3.0, mas de tanto pesquisar, testar, sabia q não era simples assim, eu decidi resetar as configurações padrão da BIOS, desativar o turbo boost e setar o clock ratio devagar para ver como a placa se comportava, e acabou que ela consegue gerenciar as tensões bem até o clock ratio de 40, a partir de 41 ela extrapola tudo, mas desativando o turbo boost eu encontrei ele em idle chegando em 4.7 nos cores levando novamente a tensão vcore a quase 1.4, o que me fez ter que colocar o turbo boost em enabled e o active turbo ratios em 40, fiz um teste no cinebench e no single core ele ficou setado em 40 (ou 3.990) e tudo voltou ao normal.

 

Eu jamais imaginaria isso porque li em diversos sites e vi vários reviews afirmando que essa placa-mãe suporta perfeitamente esse processador, até sites daqui do brasil vendem o combo com esse processador e minha placa (b360 aorus gaming 3).

 

Decidi fazer um teste de 15 minutos no prime95 com os dois AVX desabilitados pra ver o limite da placa, acredito que se estivesse instável, daria pau nesse tempo, todas configurações de BIOS que fiz pra reduzir a temperatura pela tensão deram bsod no prime95 em menos de 5 minutos, exceto a configuração padrão de fábrica, que é a que estou usando.

 

Por via das dúvidas eu decidi setar o PL1 e PL2 em 145W

Como o VRM foi até 96º(eu estou usando um cooler literalmente em cima do VRM pra resfriar e consegui diminuir em 15º com isso) e o pico do vcore acima de 1.3, eu decidi colocar o clock ratio em 39 pra quando der esses picos não subir tanto(Podendo ter que diminuir ainda mais futuramente).

 

A pontuação no cinebench R23 foi 8072 e o R20 3132

 

Então é isso, espero que essas 3 semanas usando esse processador com tensões aleatórias não sejam suficientes pra danificar ele.

Eu poderia tentar algumas configurações pra tentar otimizar isso, mas acho desnecessário, se alguém ver um erro no que estou fazendo, seria legal compartilhar aqui.

Pretendo retornar daqui a algumas semanas pra devolver o feedback da configuração que eu fiz, se deu problema, se deu bom, etc.

 

segue a foto do status atual com cinebenchR23 ativo.

 

Ah, um último detalhe, a configuração padrão da gigabyte para undervolting na b360 é um DVID de -0,070 com VLLC(Vcore Loadline Calibration) em HIGH, quem tem a placa pode conferir no utilitário no site da gigabyte, acho interessante testar, não cheguei a testar completamente.

 

39.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Solução

Fala pessoal, retornando aqui para dizer que o sistema se comportou perfeitamente bem e que realizei minhas tarefas de jogos e trabalho sem nenhum problema com as configurações acima.

 

Como teria que investir em uma placa-mãe melhor para suportar corretamente esse processador, decidi utilizar o gasto inevitável para mudar logo para AM4, vendi o i7 9700 e peguei um R7 3800x na mão de um amigo e adicionei uma ASRock SL B550M, pretendo vender minha b360 também.

 

Com esse setup novo posso utilizar meu processador em carga total sem o stress de ver o vcore a 1.45, VRM batendo 126C e tendo que fazer modificações escrotas no gabinete pra acoplar um cooler no VRM.

 

Para os que chegaram até aqui com este problema, sugiro que compre uma placa-mãe de qualidade e se infelizmente não puder fazer isso, limitar o multiplicador do processador/TDP para uma zona segura pro uso temporário, pesquise antes de comprar uma placa-mãe, existem guias e planilhas que detalham bem os aspectos de cada uma, (VRM's, capacitores, transistores, resfriamento, BIOS, garantia etc).

 

O meu 3800x é bem quentinho mas estou segurando ele bem com o gammaxx gte v2 com a pasta térmica MX4 que usava no i7 9700, alcanço 85C no Cinebench R20/R23 e com minhas renderizações no sony vegas, em jogos alcanço o máximo de 79C, como só atualizei a BIOS da placa e nem mexi nas tensões ainda(undervolt, nada de overclock) então acho que estou bem, futuramente trocarei o cooler por um melhor.

 

Gostaria de agradecer ao suporte do pessoal aqui do fórum, a ajuda de vocês foi muito importante pra mim.

 

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.