Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ajustar o clock das memorias?


luizvnx
Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Eu recentemente comprei uma memoria kllisre DDR4 8GB 3200mhz, e ja tinha umas Oloy 8GB 3000mhz, mas pelo que me disseram, elas estão trabalhando com uma frequência abaixo e um clock alto. Eu ativei X.M.P na BIOS mas ele so reconheceu 1 memoria (A Oloy) e so da pra setar a 2666mhz, se eu colocar qualquer frequência maior (3000mhz ou 3200mhz) o computador não dá vídeo. Queria saber se ta tudo certo, ou se realmente tem algo errado.... O processador é um i3 10th

image.png

image.png

image.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@luizvnx, bom dia!

Qual o modelo da tua placa-mãe?
Ps: Acabei de ver. Vou averiguar no sítio da marca.

Tua placa-mãe suporta apenas até 2933MHz segundo o sítiio da marca. Essa frequência gera o mesmo problema?
Já tentaste retirar e recolocar as memórias?
Estão instaladas nos slots de mesma cor?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

9 minutos atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

Estão instaladas nos slots de mesma cor?

Creio que sim, como está no print do CPU-Z, está no slot 2 e 4

22 minutos atrás, luizvnx disse:

se eu colocar qualquer frequência maior (3000mhz ou 3200mhz)

Irmão, como o amigo disse sua placa sobe até 2933MHz. Tenta setar a 2933MHz e subir

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@luizvnx sua processador não suporta frequências maiores que 2666MHz, não é nem limitação da memória ou placa-mãe, e sim do processador mesmo. Só conseguirá usar acima disso se fizer overclock, sendo necessário ter placas do chipset Z490, B560, H570 e Z590. Em placas H410, B460, H470, H510, será obrigado a ficar até 2666MHz. Só destacando que XMP é um tipo de overclock, então XMP de 3000MHz não vai funcionar para o seu processador na sua placa-mãe atual.

 

Outro detalhe é que essas memórias Kllsre, assim como outras memórias chinesas, são meio problemáticas. As placas-mãe garalmente não a reconhecem, e elas costuamam apresentar instabilidade com o XMP que já vem configurado nelas. Usar XMP com duas memórias diferentes, independente da marca de cada uma, também não é boa coisa, na verdade nem sei se funciona. Acho que a melhor coisa seria rodar do jeito que a placa-mãe deixou e torcer pra ficar estável.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, luizvnx disse:

@GuilhermeGB entendi velho, então eu vou desativar o XMP e deixar rodar auto... ta uma com XMP ativado e a outra não. Então a melhor solução seria uma placa-mãe mais potente?

Edit: um processador que tanke mais MHz *

 

Pelo que eu entendi olhando novamente as imagens que você postou, o XMP da Oloy estava ativado, colocando os timings para 16-18-18-36, mas com clock de 2666MHz. Lembrando que todas as memórias do PC precisam rodar na mesma configuração para se conumicarem, então as duas estão a 2666MHz 16-18-18-36. Você pode tentar deixar dessa forma, mas tente fazer algum teste de memória pra ter certeza.

 

EDIT: Processador que suporta mais de 2666MHz (2933MHz) para Intel LGA 1200, somente Core i7 10ª geração ou Core i5/i7/i9 de 11ª primeira (a placa-mãe também precisa suportar a nova geração). Não vale trocar de processador só por isso, a diferença prática pra rodar a 3000MHz será quase insignificante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, luizvnx disse:

@GuilhermeGB a questão é q na hora de ativar o XMP ele so reconhece 1 memoria, a Oloy.. Sendo assim, so consigo ativar em 1, independente de ser o perfil 1 ou 2.

Então, amigo, mas os parâmetros do XMP da Oloy estão sendo aplicado para ambas as memórias. Veja seu print do CPU-Z, tamanho total 16GB e em Dual Channel, o que indica que ambas as memórias estão trabalhando juntas:

 

10 horas atrás, luizvnx disse:

image.png

 

Realmente o SPD da sua memória Kllsre não mostra nenhum perfil XMP, somente perfis JEDEC, e a frequência máxima vai até 2900MHz CL20. Talvez ela não tenha XMP ou a placa-mãe não consegue reconhecer corretamente:

 

10 horas atrás, luizvnx disse:

image.png

 

Sua memória Oloy tem perfil JEDEC de até 2666MHz CL20 e perfil XMP de 3000MHz CL16:

 

10 horas atrás, luizvnx disse:

image.png

 

O que seu computador está fazendo é aplicando para o conjunto os timings (que são melhores) do perfil XMP da Oloy, mas mantendo a frequência 2666MHz.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!