Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows utiliza apenas 8 dos 16GB de RAM totais


Posts recomendados

Boa noite! Estou de volta aqui no fórum após alguns meses pois estou com um problema há quase um ano e sinceramente não sei como solucionar.

Bem, eu comprei umas peças pra upgrade em janeiro desse ano (um Ryzen 5 1600 e 2 pentes de memória da Ballistix, somando 16GB), o qual foi uma felicidade imensa de ter conquistado. Porém, ao instalar as memórias, o sistema só conseguia utilizar 8GB, deixando os outros 8 reservados para o hardware. Eu procurei durante dias soluções na internet, mas a única coisa que consegui foi umas operações do MSCONFIG que acabaram por danificar o sistema (deixei o uso de memória no 0 e reiniciei o PC) e tive que formatar (e curiosamente, mesmo depois da formatação, o problema persistiu). Na BIOS da placa-mãe (modelo especificado no meu perfil), aparece apenas 8GB totais, mas se eu for nas configurações avançadas da memória, aparece que os dois pentes estão sendo reconhecidos pelo sistema (e aparentemente) funcionando normalmente. Hoje, após alguns meses, fiz tudo novamente, e até repeti a ********** do MSCONFIG kkkkkkkkkk. Mas literalmente não tem quase nada profundo sobre esse erro em fóruns na internet.Já tentei de tudo, as opções de compartilhamento de memória com vídeo integrado não aparecem (creio que por conta do processador não possuir tal função) e mesmo assim nada funciona. Estou pensando em acionar a garantia das memórias para ver se não é algum problema físico, mas isso está me matando, paguei pra usar 16GB e estou usando apenas 8! Alguém sabe resolver? Grato desde já!

(imagens para maior contexto)image.png.9506498fc82cb64ae4cd30794e4c8229.png
image.thumb.png.81f119a05d4b7ccd8c5a07c808f0692f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Major Tão disse:

Boa noite! Estou de volta aqui no fórum após alguns meses pois estou com um problema há quase um ano e sinceramente não sei como solucionar.

Bem, eu comprei umas peças pra upgrade em janeiro desse ano (um Ryzen 5 1600 e 2 pentes de memória da Ballistix, somando 16GB), o qual foi uma felicidade imensa de ter conquistado. Porém, ao instalar as memórias, o sistema só conseguia utilizar 8GB, deixando os outros 8 reservados para o hardware. Eu procurei durante dias soluções na internet, mas a única coisa que consegui foi umas operações do MSCONFIG que acabaram por danificar o sistema (deixei o uso de memória no 0 e reiniciei o PC) e tive que formatar (e curiosamente, mesmo depois da formatação, o problema persistiu). Na BIOS da placa-mãe (modelo especificado no meu perfil), aparece apenas 8GB totais, mas se eu for nas configurações avançadas da memória, aparece que os dois pentes estão sendo reconhecidos pelo sistema (e aparentemente) funcionando normalmente. Hoje, após alguns meses, fiz tudo novamente, e até repeti a ********** do MSCONFIG kkkkkkkkkk. Mas literalmente não tem quase nada profundo sobre esse erro em fóruns na internet.Já tentei de tudo, as opções de compartilhamento de memória com vídeo integrado não aparecem (creio que por conta do processador não possuir tal função) e mesmo assim nada funciona. Estou pensando em acionar a garantia das memórias para ver se não é algum problema físico, mas isso está me matando, paguei pra usar 16GB e estou usando apenas 8! Alguém sabe resolver? Grato desde já!

(imagens para maior contexto)image.png.9506498fc82cb64ae4cd30794e4c8229.png
image.thumb.png.81f119a05d4b7ccd8c5a07c808f0692f.png

Mesmo problema, não sei nem o que fazer mais 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KeyaruYT

6 minutos atrás, LNPott disse:

@Major Tão Já testou um pente de cada vez e em um slot de cada vez ?

Sim, reconhece 8GB mas não puxa nada de memória física.

7 minutos atrás, KeyaruYT disse:

@Major Tão Primeiro troque as memorias de slot e faça um reset de BIOS talvez ajude!

Já fiz o reset e até mudei a versão da BIOS para uma mais antiga pra ver se poderia ser algo relacionado à versão, mas nada funcionou.

Obs: acabei de ver que a placa de vídeo está puxando 4GB (provavelmente turbo cache) mas não faço ideia de como alterar isso.

image.png.7fd18fde0efacb3a20549cd758f3e27e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, Major Tão disse:

Sim, reconhece 8GB mas não puxa nada de memória física.

Em todos os casos somente reconheceu 8GB ? A BIOS afirma somente 8 gb ?

 

6 minutos atrás, Major Tão disse:

Obs: acabei de ver que a placa de vídeo está puxando 4GB (provavelmente turbo cache) mas não faço ideia de como alterar isso.

A memória compartilhada nesse caso não afeta o total, aqui por exemplo estão alocados 8Gb's.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott Sim, na BIOS aparece: total memory: 8192MB, mas se eu vou nas opções avançadas, aparece os dois slots e as especificações (como velocidade e quantidade) sem nenhum problema.

Então você quer dizer que esses 4GB que estão sendo usados do Sistema Compartilhado não interferem em absolutamente nada? Eles não estão sendo retirados dos 16GB então? Não sei se entendi corretamente, explique melhor se possível caso seja esse o caso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Major Tão Memória dedicada é a VRAM da sua placa de vídeo. Memória compartilhada é uma parte da RAM que pode ser alocada para a placa de vídeo, caso ela necessite.

 

2 minutos atrás, Major Tão disse:

Sim, na BIOS aparece: total memory: 8192MB, mas se eu vou nas opções avançadas, aparece os dois slots e as especificações (como velocidade e quantidade) sem nenhum problema.

Isso é estranho. Qual modelo dessas memórias ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, KeyaruYT disse:

@Major Tão Talvez um pente esteja ruim... ja fez a troca de slot? e testando um de cada vez?

Sim, vou refazer o teste. Acabei de colocar o pente 1 no slot 1, e essas foram as especificações que apareceram no Windows:

image.png.f62172318b36f517536e9e8fd382f81d.png

image.thumb.png.72d0954197b7af78c7c9c796e66c87e0.png
 

agora, LNPott disse:

@Major Tão Memória dedicada é a VRAM da sua placa de vídeo. Memória compartilhada é uma parte da RAM que pode ser alocada para a placa de vídeo, caso ela necessite.

 

Isso é estranho. Qual modelo dessas memórias ?

Crucial Ballistix 8GB DDR4 2666 MHz  BL8G26C16U4B, são dois pentes dessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott esse mesmo pente sim. Refiz o teste com o pente 2, e a BIOS não iniciou. O computador liga, as fans giram, mas ele não inicia. Creio que possa ser um problema físico da memória. Mas curiosamente, quando eu peguei um pente de 4GB da HyperX antigo e conectei com esse pente 2, a BIOS iniciou e reconheceu os 12GB. Não faço ideia do que possa ser, já que reconhece em dual channel (até os 12GB), mas em single ou com 16GB, fica limitado. E mesmo antes, quando as memórias ligavam todas em single channel em slots diferentes, eu possuía esse problema. Acho que vou acionar a garantia para ver o que pode ser. Obrigado pela ajuda!

edit: a memória está assim, porém agora a placa de vídeo possuí 10GB de VRAM (?)image.thumb.png.0713a30a73024862c51f7da43ff61ffc.png


image.png.72080c9ff7bbd35259f32017167b99b7.png


image.thumb.png.e18bd3cf3578ec8f31a0a1ce40494a52.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!