Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows demorando para ligar mesmo em SSD


Posts recomendados

Quando eu ligo o PC ou reinicio, o windows fica naquela tela de carregamento uns 3 minutos, mesmo eu tendo SSD, antigamente eu não estava com esse problema, iniciava muito rápido, testei em dois ssds que tenho, instalando o windows, e continua na mesma, atualizei para o windows 11 para ver se melhorava e continua a mesma coisa, depois que o windows inicia, fica muito rápido como um SSD mesmo. image.png.677650572b3f625a3ae35e62dce6d6db.png

 

Está igual a esse video: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Abra um CMD e digite os seguintes comandos:

 

wmic pagefile get /value

wevtutil epl system "C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx" 
(digite o comando acima com aspas).

 

Tire uma print do CMD e poste aqui. Ao digitar o segundo comando, será gerado um arquivo "logssystem.evtx" na sua área de trabalho. Compacte-o como .zip ou .rar e poste aqui na sua próxima resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

image.png

 

Existem diversos erros apontando para uma falha no driver de gerenciamento de interface (Intel Management Interface). Não sei dizer se isso está relacionado ao problema, mas é bom começarmos por ai.

 

Qual a marca e modelo do seu computador?

Se seu computador tiver sido montado, então nos informe a marca e modelo da sua placa-mãe e do seu processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@GabrielVanH Os arquivos de inicialização do Windows estão nos dois SSDs (Partição de Sistema EFI), eles deveriam estar apenas no primeiro. Isso ocorre porque, muito provavelmente, você formatou as duas unidades no momento da instalação do Windows, sendo que o correto deveria ter sido formatar apenas uma, e deixar a outra para formatar dentro do gerenciador de discos do Windows. Este provavelmente é o responsável pelo problema.

 

Primeiramente, faça um backup dos seus dados importantes, além de deixar uma mídia do Windows 10 pronta para caso seja necessário. O procedimento que faremos agora irá corrigir este problema, mas eu não sei dizer se isso causará algum problema no sistema operacional, então é bom prevenir.

 

image.png

 

As duas partições marcadas com um X tem que sumir. Não conseguiremos recuperar o espaço não-alocado pelo gerenciador de discos, portanto, teremos que utilizar o Mini Tool Partition Wizard para deleta-las e recuperar o espaço em disco.

 

Após feito seu backup, abra um CMD como administrador e digite este comando:

bcdboot c:\windows /s C(dois pontos)

 

Feito isso, reinicie o computador e veja se o problema foi resolvido.

 

Independente de ter sido resolvido ou não, precisaremos agora apagar aquelas duas partições, faça este download:

https://www.partitionwizard.com/free-partition-manager.html

 

Execute-o, selecione as duas partições do seu SSD Lexar e delete-as. A própria ferramenta te dará a opção de unir o espaço em disco com a unidade E: após isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Abra um CMD como administrador e digite os dois comandos abaixo:

sfc /scannow

dism /online /cleanup-image /restorehealth

 

Vá em Iniciar > Digite "msconfig" > Serviços > Ocultar todos os serviços da Microsoft > Desativar tudo > OK > Reinicie o PC, veja se haverá alguma melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@GabrielVanH Podemos tentar realizar um procedimento via Procmon, onde ele irá analisar todos os registros, processos e serviços que ocorrem durante o boot do Windows. Usaremos ele para analisar o que está acontecendo para que seu PC demore tanto para iniciar.

 

Baixe o Procmon: https://docs.microsoft.com/en-us/sysinternals/downloads/procmon

 

Siga os procedimentos da GIF abaixo:

processexplorer.gif

 

Feito isso, reinicie o seu computador para que ele comece a registrar tudo o que ocorre durante o boot do seu Windows.

 

Após iniciar, abra o procmon novamente, ele irá pedir para você escolher o local onde deseja salvar o arquivo registrado. Selecione o local e clique para registrar. O log pode conter no mínimo 2GB pois são centenas de registros sendo coletados, e a geração dele pode levar alguns minutos. Upe este arquivo no Google Drive ou em qualquer nuvem da sua preferência e me envie o download do arquivo por MP para que eu possa analisa-lo.

 

processexplorer2.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@GabrielVanH Desculpe a demora, muita correria na ultima semana. Irei analisar o arquivo e retornarei aqui com a resposta.

@GabrielVanH Observe abaixo que, durante o boot, existe um item que levou inacreditáveis 429 segundos (7 minutos) para iniciar, que é o item "services.exe", o que indica que é um serviço que está causando o problema.

O item que veio logo antes do "services.exe", é um item que indica que foi realizada a leitura de uma chave do registro (HKCU\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\CloudStore\Store\Cache\DefaultAccount\$$windows.data.platform.partitioning.systempartitionindex\Current) para executar uma tarefa em específico, sendo que esta tarefa aponta para o caminho "C:\Windows\SystemApps\MicrosoftWindows.Client.CBS_cw5n1h2txyewy\SearchHost.exe" -ServerName:CortanaUI.AppXstmwaab17q5s3y22tp6apqz7a45vwv65.mca", com o caminho "O que indica que o problema é o sistema de indexação de arquivos do Windows (Windows Search, sendo que este serviço também é utilizado pela Cortana).

 

image.png

 

image.png

 

image.png

 

Faça o seguinte

 

1- Vá em Configurações > Aplicativos > Cortana > Opções avançadas > Clique em "Restaurar".

 

2- Vá em Iniciar > Digite "opções de indexação" e selecione-a > Avançado > Recriar > Ok.

 

Poste resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@GabrielLV Desculpe por demorar a responder, achei que você não iria mais me responder, estou fazendo isso q falou agora, vou reiniciar nesse exato momento e ja dou o feedback.

Em 23/10/2021 às 01:39, GabrielLV disse:

@GabrielVanH Desculpe a demora, muita correria na ultima semana. Irei analisar o arquivo e retornarei aqui com a resposta.

@GabrielVanH Observe abaixo que, durante o boot, existe um item que levou inacreditáveis 429 segundos (7 minutos) para iniciar, que é o item "services.exe", o que indica que é um serviço que está causando o problema.

O item que veio logo antes do "services.exe", é um item que indica que foi realizada a leitura de uma chave do registro (HKCU\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\CloudStore\Store\Cache\DefaultAccount\$$windows.data.platform.partitioning.systempartitionindex\Current) para executar uma tarefa em específico, sendo que esta tarefa aponta para o caminho "C:\Windows\SystemApps\MicrosoftWindows.Client.CBS_cw5n1h2txyewy\SearchHost.exe" -ServerName:CortanaUI.AppXstmwaab17q5s3y22tp6apqz7a45vwv65.mca", com o caminho "O que indica que o problema é o sistema de indexação de arquivos do Windows (Windows Search, sendo que este serviço também é utilizado pela Cortana).

 

image.png

 

image.png

 

image.png

 

Faça o seguinte

 

1- Vá em Configurações > Aplicativos > Cortana > Opções avançadas > Clique em "Restaurar".

 

2- Vá em Iniciar > Digite "opções de indexação" e selecione-a > Avançado > Recriar > Ok.

 

Poste resultados.

Infelizmente ainda não resolveu 😒

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Pessoal, vou descrever meu caso, que é idêntico, porém com tempo absurdamente grande de inicialização. Vi muitas boas dicas aqui, executei uma série delas, mas não sei o que, ou se posso fazer algo mais. Pelo que li, talvez possa ter alguma esperança por aqui.

Meu computador:
Intel Core i7-6700 CPU 3.40GHz
16 GB de RAM
SSD Kingston SUV400S37/240G 550MB/s
HD Sata 2.0TB 7200 RPM Seagae
Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB
Três monitores 27" Acer
Windows 10 Enterprise

Quando comprei o computador, a inicialização era imediata. Se eu ligasse no power antes do monitor, o tempo de apertar o botão do monitor era suficiente pra já ter iniciado. E assim permaneceu por vários meses.
Uma vez na tela de bloqueio ou na tela inicial do Windows, não existe lag até hoje. Coloquei a senha, já posso iniciar múltiplos aplicativos pesados que roda liso. Qualquer aplicativo inicia rapidamente. Única exceção a essa velocidade é o Chrome, e às vezes o Edge, que de tempos em tempos acusam "não estar respondendo" por 3 a 4 segundos e voltam à normalidade (isso acontece somente de algum tempo pra cá).

Depois de meses, notei que a inicialização passava a levar um segundo, depois dois, foi aumentando para minutos, foi aumentando gradativamente, e hoje, mais de um ano depois, demora absurdos 60 minutos, seja reiniciando ou ligando. Fica exatamente como no vídeo, com a rodinha girando e o logo do Windows. Caiu na tela de bloqueio, coloquei a senha, voa novamente. Quando encerro o trabalho, coloco somente em suspensão pra não ter que esperar uma hora no dia seguinte, exceto quando vou ficar fora por uns dias.

Tem somente o Windows, sem outro SO, instalado no SSD, assim como os aplicativos também instalados no SSD. Uso o HD para armazenamento de arquivos, e tenho um HD externo para backup. Nada de armazenamento no SSD, só instalação. Nada de instalação no HD, somente armazenamento.

Hoje, tirei o dia pra tentar vasculhar uma solução, e este tópico é o mais próximo e efetivo que encontrei. Já efetuei todos os procedimentos imagináveis relacionados à inicialização do Windows (msconfig, arquivos temporários, services, scannow, chkdsk, dism, mudanças no registro, etc.).

Eis que, baseado no que li aqui e em alguns outros lugares, instalei o ProcessMonitor e configurei pra gerar um log completo da inicialização, com o tempo gasto para cada ação. Pra minha surpresa, o log inicia somente três minutos e meio antes de finalizar o período de uma hora de inicialização. Então, passei a considerar que, na verdade, o problema deve estar acontecendo antes do boot, e não durante. Como se o sistema fique buscando algo por quase uma hora até, então, entrar de fato na inicialização do Windows, que, essa sim, está durando 3m30s. Diante da realidade atual, se conseguisse fazer iniciar em 3m30s, eu já ficaria extremamente feliz.

Na BIOS, aparece 1) Windows Boot Manager (Sata6G_1); 2) Sata6G1: Kingston 228936MB (que seria o SSD); e 3) o HD. Tentei trocar a ordem de todas as maneiras e não resolveu. Não encontrei onde poderia, talvez, desabilitar dois deles deixando somente um. E não sei exatamente qual é o ideal de ficar primeiro entre o 1 e 2. Fui por tentativa e erro, e nenhum resolveu.

No gerenciamento de discos, é exibido o seguinte:
(C:) Inicialização, Arquivo de Paginação, Despejo de memória, Partição primária (222,08GB) - Seria o SSD
(G:) Partição primária (1862,89GB) - Seria o HD
(Disco 0 partição 2) Partição de Sistema EFI (99MB)
(Disco 0 partição 5) Partição OEM (954MB)
(Recuperação) Partição OEM (436MB)
No Disco 1 está o G: e no Disco 0 está todo o restante.
Despluguei o HD externo para fazer os testes. Por isso ele não aparece.

O print do gerenciador de disco:

gerenciadordedisco.jpg

Ainda não tentei executar "bcdboot c:\windows /s c:", porque tem vários alertas de que a partição precisa estar marcada como ativa, e no gerenciamendo de discos nenhuma partição tem essa opção acesa para clicar. Em todas, está indisponível. Não quis correr o risco antes de perguntar.

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!