Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de controladora para ventoinhas.


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Boa tarde, tudo bem?

 

Só para explicar a situação, na metade desse ano eu montei um PC básico para alguns serviços de modelagem relacionados à minha área profissional, por esse motivo acabei comprando:

 

Gabinete Gamer Pichau Gadit X

placa-mãe ASUS PRIME H410M-E

Processador Intel Core i5-10400

x2 Memória Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2666MHz, DDR

Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550

Placa de vídeo RX-560D (Aliexpress)

 

A princípio meu intuito nunca foi montar um PC mais robusto, por isso a placa-mãe básica e a VGA da China, mas os trabalhos de modelagem começaram a demandar mais da placa gráfica e resolvi chutar o balde e comprar uma RTX 3060 Galax, pretendo fazer com que ela se pague minerando.

 

Dito isso, e também devido ao fato de meu último PC Gamer sofrer muito com temperatura da VGA (XFX HD 4870, Chegava a 114 °C) e CPU (Phenom ii x2 550, 80 °C), resolvi investir em um sistema de refrigeração e acabei comprando:

 

Cooler DeepCool Gammaxx 400EX (Sei que não é estritamente necessário para um processador bloqueado, mas quis comprar.)

x6 Ventoinha Pichau Gaming Feather X 

 

Acontece, que, obviamente, minha placa-mãe não tem 8 conexões para ventoinhas, então adquiri uma controladora:

 

CONTROLADORA DE VENTOINHA PICHAU GAMING 10 FANS C/ CONTROLE

 

Nem me liguei no fato da conexão da controladora ser 6-pin e das ventoinhas 4-pin, daí claro que não deu certo ligar as ventoinhas na controladora, daí o animal aqui, achando que tinha resolvido a situação, ligou a controladora na fonte, e nos restantes das conexões da fonte, por meio de adaptadores que vieram junto às ventoinhas, fez a ligação de cada ventoinha direto na fonte e funcionou, achando que tinha resolvido a situação.

 

Fiz isso meio dia, quando fui para casa almoçar, às 13:15 saí para o trabalho novamente e quando cheguei me liguei no fato de que as ventoinhas estão trabalhando em modo full, pois não existe nenhuma controladora para regular a potencia delas.

 

Agora quero resolver a situação, existe algum tipo de adaptador de 4-pin para 6-pin que valha a pena comprar ao invés de devolver a controladora e comprar outra?

 

Pensei em comprar o CONTROLADOR DE FAN DEEPCOOL FH-10 PWM COM 10X 4 PINOS, creio que resolveria a situação, certo?

Nesse caso, teria como desligar os LEDs da ventoinha utilizando ela controladora, por software?

 

Existe alguma outra opção para resolver a situação?

 

Não monto PC desde 2009, então a cabacice comeu solta nesse caso.

 

 

 


 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Marcelo N Juvencio disse:

Cooler DeepCool Gammaxx 400EX (Sei que não é estritamente necessário para um processador bloqueado, mas quis comprar.)

Na verdade é recomendado usar um bom air cooler nesse tipo de processador, o próprio Gammaxx 400 V2 já daria conta.  O cooler box que a Intel e AMD mandam são muito ruins para processadores desse nível.

 

16 minutos atrás, Marcelo N Juvencio disse:

Acontece, que, obviamente, minha placa-mãe não tem 8 conexões para ventoinhas, então adquiri uma controladora:

 

CONTROLADORA DE VENTOINHA PICHAU GAMING 10 FANS C/ CONTROLE

Você comprou uma controladora para ventoinhas RBG, são 3 pinos para controle da ventoinha (sem controle PWM) e mais 3 pinos para controle do RGB, totalizando 6 pinos. Talvez consiga usa-lo com algum tipo de adaptador.

 

21 minutos atrás, Marcelo N Juvencio disse:

Pensei em comprar o CONTROLADOR DE FAN DEEPCOOL FH-10 PWM COM 10X 4 PINOS, creio que resolveria a situação, certo?

Nesse caso, teria como desligar os LEDs da ventoinha utilizando ela controladora, por software?

O link está errado, mas o FH-10 realiza a função que você precisa. Eu uso o FH-04 para controlar 4 ventoinhas no meu gabinete. Você também pode optar por cabos splitters, exemplo:

 

https://www.amazon.com.br/Splitter-Flexa-Pinos-AK-CBFA03-45-Akasa/dp/B005EKU5CO/ref=asc_df_B005EKU5CO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
15 minutos atrás, Marcelo N Juvencio disse:

@GuilhermeGB Em relação ao FH-10, existe a possibilidade de conectar as duas fans da CPU e linkar a potencia em relação à temperatura da própria CPU? As outras 6 fans poderiam ter sua rotação linkada à temperatura da placa-mãe?

Dentro da BIOS da placa-mãe você provavelmente deve conseguir consegue escolher com base em que temperatura a velocidade das ventoinhas do gabinete serão controladas e dentro de que faixa. As ventoinhas do gabinete ficariam melhor linkadas com a temperatura da placa de vídeo, que é o hardware que mais dissipa calor no seu PC. Já ouvi falar que é possível, mas não encontrei na minha placa-mãe, e não sei se ela não tem esse recurso ou se é minha placa de vídeo que é muito antiga para oferecer esse tipo de comunicação com a placa-mãe.

 

Pessoalmente, eu não notei muita diferença com as ventoinhas rodando em alta velocidade, no meu caso, as minhas chegam até uns 1500 RPM e o ruído incomoda um pouco. Prefiro mantê-las entre 1100-1300 RPM, até porque não consigo deixar abaixo de 1100 RPM por serem ventoinhas de 3 pinos controladas via tensão e não via PWM, e com tensão abaixo de 7V elas desligam. No seu caso você pode manter as ventoinhas numa velocidade bem baixa durante a utilização normal do PC, tipo uns 700 RPM, o mesmo vale para o cooler do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!