Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem como evoluir hardware do PS2?


Posts recomendados

Bom, como se trate de um console antigo, não tratam com muita importância ou nenhuma mas tenho uma curiosidade de uma possível existência de evoluir os elementos do console, sendo aumentando consideravelmente a memória (ram e memoria de vídeo) já que é limitado demais, com engenharia alguma isso é possível ou reversa não sei podem me dizer se alguém já pensou nisso e tentou? para fins de estudo e testes? #melhorarhardwaredops2 #ps2 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zackfair7 No PS 2 fat mais antigo tinha 2 chips de RAM RAMBUS soldados na placa, acho que se trocar eles por chips de maior capacidade daria pra aumentar a RAM, nos modelos slim a RAM foi integrada direto na GPU graças a litografia mais avançada e o processador ganhou um pequeno aumento no clock pra 300Mhz.

 

O problema de aumentar a memoria é que os jogos existentes não tirarão proveito dela, jogos pra consoles são feitos pra trabalhar em cima das especificações do console, além disso a memoria RAMBUS meio que concorria com a DDR e perdeu feio a batalha, caindo no esquecimento, nem sei se da pra achar um chip RAMBUS pra fazer essa modificação.

 

Talvez de pra fazer um overclock no PS2, se houver um chip dedicado de geração do clock igual no PC, talvez trocando o cristal de quartzo na placa por um de frequência maior...

 

Considerando que o PS2 passou de uma litografia jurássica de 250nm (litografia do Pentium II), pra 65nm (litografia do Core 2 duo) deve haver uma boa margem pra um overclock, claro que um OC mais forte pode quebrar o código do jogo, mas um OC leve pode ate ganhar alguns FPS...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Jogos de consoles são tunados ao máximo para o hardware. Até os bugs viram "características". Por isso é tão difícil emular hardware de console, ainda mais com arquitetura tão diferente dos PCs, como na época do PS2. Aqui cabe um elogio, meio off-topic, ao trabalho inacreditável que a Microsoft colocou no processo de emular jogos do Xbox original e 360 no One. Massivas palmas para eles.

 

Voltando ao tópico, acho que algum sistema operacional modificado que faça algo de bom é o máximo que dá para conseguir. Mais do que isso requererá mudança no código dos jogos, daí perde o sentido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zackfair7 O código dos jogos de console mais antigos era compilado pra rodar direto no hardware, quando se tem apenas 32MB de RAM você não vai querer um SO usando parte dessa memoria, de forma que pra usar mais memoria seria necessário modificar o código de cada jogo...

 

Hoje em dia o foco dos jogos é ser portável pra rodar em múltiplas plataformas, com o hardware barato de hoje, ate mesmo um celular é muito mais potente que um PS2, se hoje as empresas não querem perder tempo tempo sequer arrumando bugs em um jogo que da pra remendar depois, que dirá otimizar esse jogo pra rodar em hardware limitado...

 

Não sei como anda a cena dos emuladores, mas acho que seria mais fácil alterar algum emulador de PS2 pra emular o jogo em um clock mais rápido, pro jogo rodar com mais quadros e mais fluido, sem falar na possibilidade que os emuladores dão de fazer up-scaling pra deixar a imagem melhor em uma TV moderna...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@F4b10 Aham, emulador é o mais próximo de um "upgrade". Porém haja hardware... O falecido desenvolvedor do higan/bsnes escreveu no Ars Technica um excelente artigo anos atrás explicando por que precisa de uma baita máquina para emular com precisão o hardware do Super Nintendo!

 

https://arstechnica.com/gaming/2011/08/accuracy-takes-power-one-mans-3ghz-quest-to-build-a-perfect-snes-emulator/

 

E este outro:

 

https://arstechnica.com/gaming/2021/06/how-snes-emulators-got-a-few-pixels-from-complete-perfection/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!