Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar gravador de cd e um de dvd?


maure

Posts recomendados

TUDO BEM COLEGAS!

Comprei um gravador de dvd e ja tenho um gravador de cd que esta na IDE primaria pois meu HD e sata e aida tenho uma IDE livre.

O que eu queria saber se e so conectar o gravador de dvd na IDE livre e ligar o conector na fonte e pronto.

Ou vou ter que fazer alguma mudança nos jumpers , queria deixar como esta com o gravador de cd que tenho na IDE primaria e gravador de dvd na secundaria.

E os cabo de som dos drivers sera que uso pois não uso nem no que ja esta instalado e o som esta normal faz alguma diferença.

VALEU AGUARDO RESPOSTAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo,

Pelo que entendi você está usando uma HD SATA e uma gravador de CD IDE no primary master (ou slave), se você for adicionar o gravador de DVD no IDE secundary master (ou slave. Recomendo no master) não é necessário alterar Jump nenhum, pois como você só tem um dispositivo IDE no primary e outro secundary não haverá dois com jumps iguais no mesmo IDE.

Espero ter ajudado

[]s

Wallfox

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VALEU AMIGO!

então minha duvida e exatamente essa porque se eu colocar o gravador de dvd na IDE secundaria e o grav. de cd na primaria. os dois vão ser master, ou estou errado.me corrija se estiver.

Como se fosse um HD IDE master na primaria e o gravador master na secundaria então não vou precisar mexer nos jumper do gravador, por não esta ligando na mesma porta IDE com o mesmo cabo passando um pelo outro.E isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso , as IDE sao independentes , e como qunado você comprar ele ja vem configurado como master e so plugar na Ide secundaria , pluga o da fonte e LIgar sem nehuma bronca , e sim você tera dois masters, um em cada IDE que como disse sao independentes uma da outra!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faria diferente

Como a IDE PRIMARIA è a mais rapida - usa cabo ATA100-133, eu colocaria as duas unidades la, pois o colega usa HD SATA.

Colocaria o Gravador de DVD como MASTER e o Gravador de CD como Slave, no mesmo cabo !! Pra isso, tem de mudar o jumper das unidades. DVD na Master (MA) Grav de CD na Slave (SL), no cabo ATA100-133

é assim que eu fiz aqui na minha maquina, tenho um XP2600 com MB ASUS A7N8X-E deluxe.

Agora. se você tem pretençao de por uma HD IDE neste PC, recomendo fazer o mesmo procedimento acima, so que com as unidades na IDE Secundaria (ATA33-66). Dai a primaria fica para as HDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Para eu instalar o DVD, somente tenho que ligar o cabo IDE? não é necessário ligar outros cabos? vou deixar meu PC com um drive de DVD e um de CD, para melhor aproveitamento, qual é melhor deixar na porta primária e secundária, posso deixar o de CD na primária e o de DVD na secundária?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

clrpinto,

Se eu não estiver enganado, as duas IDEs possuem o mesmo desempenho e tanto faz estar como Master ou Slave... no caso, são 4 possibilidades de conexão de 1 periférico e em qualquer uma, o desempenho será igual as demais... se tem 2 IDEs sobrando, então manter em separado o gravador de CD e o gravador de DVD é a melhor opção... dá para gravar direto, sem ter que utilizar o HD... on the fly...

rvieirathebest,

Além do cabo de dados, você tem que ligar o cabo de força... nada mais do que isso... procure utilizar o cabo flat de 80 vias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alda,

Bsta fazer as conexões fisicas (parafusar ela no lugar) e as conexões elétricas (2 cabos)... você precisará de uma cabo flat de 80 vias... espete uma ponta do cabo na placa mãe e a outra no drive... obserque que existe uma posição correta para colocar o cabo de dados.. se colocar invertido não vai funcionar e nem queimar... o cabo de energia, que vem da fonte, possui em posição correta e se inverter vai queimar a placa do gravador...

O restante, na parte de software e reconhecimento é automático com o windows XP...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Elmo,

Do jeito de você escreveu aí, parece que a instação de um gravador de DVD é muito simples. É isso mesmo?

Estou querendo instalar, mas não tenho conhecimentos de hardware. Meu único medo é queimar o gravador, posso tentar mil vezes até acertar! :>

É fácil identificar a conexão correta com a fonte? Existe alguma identificação? Os manuais explicam o que fazer?

Aproveito pra perguntar qual gravador você recomendaria... queria um que fosse gravador de CD e de DVD. Li as informações sobre velocidade (artigo no site) e vi que não precisa ser o top veloz não, né?

Desculpa o abuso e obrigada :)

Paula

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paula,

De fato, é simples... basta saber rodar os parafusos com uma chave de fenda para colocá-lo no lugar... quanto as ligações, o ideal é utilizar um cabo flat ligado na outra contralodara IDE, deixando o HD IDE livre (se você somente HD SATA, basta ligar o cabo na placa mãe e no gravador... existe uma posição correta para o cabo... os cabos possuem uma marca (cor diferente) em um lado dos fios... geralmente o cabo é cinza e um fio lateral é branco, justamente para ajudar a guiar a conexão correta (sem inverter)... no gravador, ele fica na posição mais próxima do conector de energia... a outra ponta na placa mãe tem uma posição correta também... se colocar esse cabo invertido, o gravador não vai queimar e nem funcionar... basta inverter qualquer um dos lados...

Se o seu HD for IDE, já tem um cabo espetado na placa mãe... o outro deve ser espetado na placa mãede forma semelhante... com a marca lateral do mesmo lado do cabo do HD...

O problema é o conector de energia... são 4 fios, vermelho, preto, preto, amarelo... o vermelho fica mais próximo do conector do cabo flat... existe somente uma posição de encaixe... 2 cantos do conector são arredondados e 2 não são... para encaixar errado terás que utilizar um martelo... hehehe...

Por fim, tem um JUMP atrás do gravador... se você for colocar ele no mesmo cabo flat do HD (péssima ideia), o JUMP deverá ficar na posição de SLAVE e o conector central do cabo flat em uso (placa mãe/HD) deverá ser encaixado nele... se for utilizar um cabo flat separado (é o correto), então o JUMP deverá ficar na posição MASTER e somente as pontas do cabos deverão ser utilizadas, ficando o conector central sem ligação...

É só tudo isso... qualquer dúvida, pergunte... se não souber utilizar uma chave de fendas ou tiver muitas dúvidas, peça auxilio a algum técnico em informática...

Os melhores atuais são os Pioneers 111D ou 112D... LG não !!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!