Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc ligado 24h...


anotsu

Posts recomendados

Como dito no titulo do topico meu pc fica ligado durante muito tempo.... baixando jogos... filmes... programas... etc....

Gostaria de saber se há algum problema de deixar ele 24h ligado e se tiver algum problema... tem que deixar ele "descansar" ? por quanto tempo?!

Minha fonte é generica... então acho que eu deveria sim, estar perguntando... hehehehe

aproveitar pra perguntar se tem alguma coisa que eu posso fazer pra gastar menos energia... desligar o mouse optico por exemplo...

Bem, vocês que sabem... me digam...

Valeu galera!!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema nenhum em deixar o PC ligado 24h por dia... O problema é a conta de luz só! Mas eu deixo o meu ligado direto também...

Olha, desligue o monitor... Acho q é o q pode fazer... O mouse num consome quase nada...

Se você confia no seu sistema... Deixar ligado direto num tem problema... O problema ao meu ver é algum cooler como o do processador parar... porque ligado direto mais pó vai entrar no gabinete e tal... Mas se você fizer uma manutenção, leia-se limpar os coolers e ver se está tudo ok com eles, de vez em quando... Não vejo problema algum!

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bandeira: Não há problema algum, como disse nosso amigo, basta você periodicamente verificar o cooler, se mantém a mesma rotação, limpar a poeira, etc...

Dizem que o que mais desgasta as peças de um PC é no momento que você liga, aconselham até se for parar de mexer por uns 30 minutos deixá-lo ligado em estado de hibernação. desligue o monitor e periféricos como scanner. no resto, boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu havia imaginado!!! eu sempre deixo meu pc ligado durante uns 4 dias e só então desligo ele por 1hr pra dar uma esfriada... daí então mais 4 dias!!!!

só fiquei meio preocupado porque eu saio de casa enquanto ele está ligado... daí tenho medo daquele lance de acabar-voltar-acabar-voltar energia.... depois dá uma queimada aqui e eu não sei o que eu faço... já comprei um módulo isolador-estabilizado da microsol... dizem ser muito bom...

Valeu aí DaviPlini e JUAREZSR vocês foram de grande ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí, também deixo meu PC ligado 24 horas por dia, e também adotei por conta própria alguns cuidados que os colegas acima já colocaram.

Pra começar, deixo o PC ligado no máximo 3 dias seguidos, então desligo um pouco ( 1 ou 2 horas ), mais pra esfriar e pra verificar se tudo está bem. Periodicamente confiro os coolers, principalmente do processador pra ver se tudo está bem também. Logicamente, como o PC vai ficar esse tempo todo ligado, sempre é bom abrir o gabinete e retirar a poeira, conferir as conexões, deixar tudo bem limpo pra evitar problemas.

Outra coisa, meu firewall, quando o PC fica ligado mais de 3 dias, gera arquivos de log enormes, o que faz com que o PC fique mais lento, então periodicamente apago esses logs também, serve de dica pra aumentar o desempenho se seu firewall faz isso.

Pra economizar energia, o único jeito mesmo é desligando o monitor, o que já contribui bastante pra abaixar a conta de energia.

Nos dias de muito calor, também abro uma tampa do gabinete pra ventilar melhor, se o caso for extremo, até ligo um ventilador do lado do gabinete, ajuda muito na temperatura.

Bom, espero ter colaborado com alguma coisa.

falou colegas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu PC também fica as vezes varios dias ligado, fazendo download, etc. Não tem nenhum problema, se acontecer do cooler parar, a temperatura do processador vai subir e a placa-mãe vai desligar o PC (mas isso se sua placa-mãe tiver essa proteção).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica para diminuir o consumo de energia, é baixar a frequência de operação do processador. Coloque no mínimo que conseguir. Verá a diferença!

Para medir o consumo use o medidor de energia da sua casa:

Faça da seguinte forma:

Desligue da tomada todos os demais aparelhos da casa, inclusive geladeiras (algumas consomem energia mesmo com o motor parado).

Meça quanto tempo, em segundos, que o disco do relógio de luz demora para dar uma volta.

Divida 3600 pelo tempo medido.

Multiplique o resultado pelo número escrito ao lado do disco, que indica quantos Wh corresponde uma rotação. (Wh/r).

O resultado é o a potência, em Watts que está sendo consumida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por anotsu@02 de abril de 2005, 18:24

acho que deu sim pra resolver algumas dúvidas, mas uma ultima(assim espero..) pergunta, de quanto em quanto tempo é bom dar uma limpada no gabinete?! limpar completamente... desligando tudo... ?!

1 mês ? quanto?!

Tem muito pó aí? Eu nem sou muito neurótico então a cada 6 meses desmonto TUDO mesmo... E limpo...

Mas aconselho a fazer isso a cada 3 meses... O problema é o trampo q dá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por DaviPlini@03 de abril de 2005, 01:43

Tem muito pó aí? Eu nem sou muito neurótico então a cada 6 meses desmonto TUDO mesmo... E limpo...

Mas aconselho a fazer isso a cada 3 meses... O problema é o trampo q dá!

3 meses tá beleza!!! na verdade num tem muito pó não... a limpeza deve ser feita de que maneira?! pincel? pano? alcool hisopropilico ? sei lá...

Valeu aí a ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depende do que voce vai limpar amigo

eu uso pincel de preferência um não muito aspero pra retirar as camadas de pó dos coolers, e quando tem limpa contatos nos contatos pra enxugar o pó que fica ai juntando

sempre que posso passo uma borrachinha nos contatos depois de alguns meses coisas bem basicas mesmo

mas aí, faz 10 meses que todo dia meu pc fica ligado o dia inteiro, só sou reboot mesmo quando instalo alguma coisa ou quando acaba a energia :P

mas desligar de desligar mesmo, eu não desligo, e não tomo providencia nenhuma e ta zero bala eu não limpo ja tem uns 3 meses :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por BlindShooter@05 de abril de 2005, 17:11

E por mais tentador que seja, NÃO sopre nada do seu pc...

como assim? você quer dizer q quando eu abrir pra limpar, tirar o pó, não posso pegar o cooler, coisinhas assim pequenas, e soprar??

xii.. no meu PC antigo eu fazia sempre isso... mas esse meu atual ainda não precisei, porque to com ela numa sala q quase não tem pó nenhum...

mas então, qual o problema do sopro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por roger.sanca@05 de abril de 2005, 17:03

hannnnnnnnnnnnnn :goff:

num pode assoprar .... porque  :unsure:

Sempre assoprei e nunca tive problema... Garanta q só saia vento... Pra num cuspir nos componentes...

Os cooles e fans limpe com um pincel macio e pronto... É o q estou fazendo...

Ou vocês acham legal eu estar num P1 de 133mhz??? porque o da assinatura tá todinho desmontado porque estou limpando ele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu dexei o meu pc ligado um mes inteiro só baixando eu vendo o que baixou (filmes) e não tive muito problema (so tive problema quando a conta chegou).

Quanto a limpeza eu aconselho a você usar o bom senso dá uma olhada e ve se tem muita sujeira (le se pueira).

Uma dica para diminuir a pueira sem gastar nem 1 centavo e simplesmente colocar o gabinete afastado do chão de preferência do lado do monitor. O acumolo de poeira é bem menor.

Mas se você quer um tempo certo eu acho que bom mesmo e de 4 em 4 meses, 3 vezes por ano.

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por T-X@03 de abril de 2005, 12:24

depende do que voce vai limpar amigo

eu uso pincel de preferência um não muito aspero pra retirar as camadas de pó dos coolers, e quando tem limpa contatos nos contatos pra enxugar o pó que fica ai juntando

sempre que posso passo uma borrachinha nos contatos depois de alguns meses coisas bem basicas mesmo

mas aí, faz 10 meses que todo dia meu pc fica ligado o dia inteiro, só sou reboot mesmo quando instalo alguma coisa ou quando acaba a energia  :P

mas desligar de desligar mesmo, eu não desligo, e não tomo providencia nenhuma e ta zero bala eu não limpo ja tem uns 3 meses  :-BEER

q nem aqui em casa... to com o pc ligado direto sem desligar, por mais de 8 meses... só reinicio, desligo pra trocar alguma placa, e mais nada...

tá diretão... até hoje não fiz uma limpeza sequer... só no cooler do processador, q na verdade eu não limpei, eu troquei mesmo... eheheh

quanto a conta,... num acho que aumente tanto... aqui vem em torno de 140, 160 dinheiros...

e a temperatura, nem é problema... 6 coolers dentro do gabinete, acho que não tenho problema algum..

sem contar a fonte, comprei uma Seventeam 420bkv.. pra garantir....

eu usava minha fan-hung de 450, ela era boa, pra uma genérica, mas eu não me sentia tão seguro com ela..

agora to confiante no pc... não que antes não estivesse, mas ainda tinha 1 pulga atrás da orelha

porque é cruel... eu saio de casa, e fico ausente por mais de 10 horas... daih vai saber, nesse meio tempo, o que pode acontecer, com uma fonte genérica, ainda mais rodando em over direto... over de 400 mhz... cruel...ehehehe

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!