Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SATA-II - A explicação Definitiva


luciano3001

Posts recomendados

Pessoal, eu estou querendo comprar este hd: https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/pr...=01:01:06:09:14

só que eu fui pedir o model numer para o povo do kabum.com.br e els me passaram o "St 31608 11af", só que, no site da seagate, não consta este model number. E o povo do kabum disse que é novo e que el pode ainda não ter sido registrado no site.

O que vocês acham?

Segue abaixo todas as informações que foram me passadas pelo kabum.com.br:

Barracuda 7200.9

5V 0.46A

12V 0.56A

S/N 5pt0f114

St 31608 11af

p/n 9cc 132-302

Firme hare

3.aae

O que você acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa: você aconselham comprar um HD de 250Gb ou seria melhor um de 160Gb?

Respondendo suas perguntas....

1ª) O modelo esta correto só trocaram a ultima letra: ST3160811AS.

2ª) Os HD´s acima de 200GB tem a vantagem de terem opções com 16MB de buffer que você não conseguira encontrar nos modelos menores. Mas ambas opções são ótimas e unicamente dependem do seu Bolso... eu compraria ou um de 250GB ou 2 de 160GB para fazer RAID (a proposito eu tenho 2 x 160GB em RAID + 400GB)

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vem k pessoal. sao todos os Hds SATA II que precisam do drive? ou já existem Hds q sao reconhecidos automaticamente, e depois é so instalar os drives da placa-mãe? porque meu amigo comprou um pc da Preview(eu estava com ele) e quando fomos instalar o Windows Xp foi reconhecido direto! Obs: na maquina tem o Linux instalado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, gostaria de uma ajuda.

Possuo um micro com placa mãe ASUS A8V-MX

Athlon 64 3000+

hd SATA II Samsung HD080HJ de 80Gb

Quando instalo o WXP, ele reconhece o HD, mas depois de formatar não copia os arquivos, diz que não pode copiar e vai pedindo para ignorar.

já atualizei a BIOS, criei o disquete para o driver SATA, mas o Windows lê o disquete e continua pedindo o disco do fabricante.

O que fazer?

abs.

fafa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, gostaria de uma ajuda.

Possuo um micro com placa mãe ASUS A8V-MX

Athlon 64 3000+

hd SATA II Samsung HD080HJ de 80Gb

Quando instalo o WXP, ele reconhece o HD, mas depois de formatar não copia os arquivos, diz que não pode copiar e vai pedindo para ignorar.

já atualizei a BIOS, criei o disquete para o driver SATA, mas o Windows lê o disquete e continua pedindo o disco do fabricante.

O que fazer?

abs.

fafa

Olá amigos,

Primeiramente desculpe-me pela demora em responder os meus tópicos mas é que estou trabalhando demais e além disso estou trabalhando no meu novo computador (4HD´s RaptorX 10.000RPM 250GB em Raid 0) então me sobra muito pouco tempo para postar.... mas continuo ativo!!!

Como você esta gerando esse disquete com os drivers da controladora??? Porque pelo relatado só consigo enxergar duas possibilidades para o seu problema;

1-) Os drivers copiados para o disquete não são os apropriados para a sua placa mãe e para instalar os corretos vá até o site da Asus (global) e procure os drivers da sua placa mãe e baixe o driver "pre-install Sata Drives" ou algo parecido com isso na guia Drivers.

2-) Pode ser que a suas memórias estejam configuradas de forma errada no Setup (temporização ou freqüência) e isso afeta a instalação do windows... experimente abaixar a freqüência das suas memórias para 333 ou 200Mhz e tente novamente a instalação.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, você matou a charada...era memória...

Testei memória da máqui de um amigo e funcionou, já troquei e esta tudo ok...

Obrigado amigo e parabéns pelo conhecimento...

abs

Obrigado e que bom que você conseguiu resolver o seu problema... eu já tive alguns problemas assim e demorou até perceber que o problema era a memória e não o HD ou CD de instalação...

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu faço para fazer minha placa-mãe reconhecer o hd sata2?? é uma p5nd2-sli?

Em tese como a sua placa é relativamente atual você não precisa fazer nada para que o seu HD SATA-3Gb/s seja reconhecido...

Você esta tendo problemas para reconhece-lo??? Qual erro esta apresentando???

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi, deixei pra pesquisar sobre hds na última hora, e agora estou atrasado. vou comprar uma placa com suporte a sata 3.0 (pelo menos eu creio que o nforce 550,570 ou 590 tenham suporte), e queria saber se caso eu compre um sata3.0 eu realmente vou ter o dobro de velocidade em realação ao sata1.5 (sendo ambos hds 7200rpm), ou se existe algum gargalo, que faça essa diferença de desempenho ser mínima? pergunto isso porque um conhecido está vendendo hds sata1.5 por um preço muito baixo, e eu estou na cidade dele atualmente, não gastaria com frete. então se o hd 3.0 não transferir realmente 2 vezes mais rápido que o 1.5, ou com uma velocidade bem acima do seu irmão mais velho, eu compraria o 1.5 .

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi, deixei pra pesquisar sobre hds na última hora, e agora estou atrasado. vou comprar uma placa com suporte a sata 3.0 (pelo menos eu creio que o nforce 550,570 ou 590 tenham suporte), e queria saber se caso eu compre um sata3.0 eu realmente vou ter o dobro de velocidade em realação ao sata1.5 (sendo ambos hds 7200rpm), ou se existe algum gargalo, que faça essa diferença de desempenho ser mínima? pergunto isso porque um conhecido está vendendo hds sata1.5 por um preço muito baixo, e eu estou na cidade dele atualmente, não gastaria com frete. então se o hd 3.0 não transferir realmente 2 vezes mais rápido que o 1.5, ou com uma velocidade bem acima do seu irmão mais velho, eu compraria o 1.5 .

abraços

Olá amigo,

Realmente o HD SATA-3Gb/s não é nem perto do dobro do desempenho do SATA-1,5Gb/s e isso se deve há varios aspectos técnicos que no momento acho que nem te interessam muito... a diferença entre ambos só se torna um pouco mais representativa se você estiver utilizando RAID 0 neles, nesse caso sim a diferença de desempenho é um pouco maior, mas nem mesmo nesse caso chega a ser o dobro do desempenho do SATA 1,5Gb/s....

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
:cry::blink: Me Ajudem!!!! Estou com uma placa mãe da ASSUS Asus P5N32-SLI Premium/Wi-Fi Edition(http://www.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=11&l3=337&model=1325&modelmenu=2), Uma Placa de Video EN8800GTS/HTDP/640M (http://www.asus.com/products4.aspx?l1=2&l2=6&l3=442&model=1455&modelmenu=1), Processador Intel Core 2 Duo E6600, mais 2 Hd de 250 Sata II, e 2x1GB RAM, mas não estou conseguindo instalar o windows!!! Entrei no Clube do Hardware e vi como instalar o Raid... entrei no Setup abilitei as 2 HD comfigurei para RAID0 mas quando entra para instalar o windows ele TRAVA.... de vez enquando chega ate instalar os driver do Flopdisk ( Os driver do Raid) mas do nada ele reinicia....já tentei de tudo e estuo com medo de deixar um louco mexer mas minhas peças!!! Gostaria de saber se já viram algo ou tem alguma coisa errado pois eu sou da era antiga das placas AGV pois nem sei direito das placas PCI.... me ajudem pois já vasculhei o Site do Clube do Hardware mas não fala nada assim.... :(
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

:cry::blink: Me Ajudem!!!! Estou com uma placa mãe da ASSUS Asus P5N32-SLI Premium/Wi-Fi Edition(http://www.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=11&l3=337&model=1325&modelmenu=2), Uma Placa de Video EN8800GTS/HTDP/640M (http://www.asus.com/products4.aspx?l1=2&l2=6&l3=442&model=1455&modelmenu=1), Processador Intel Core 2 Duo E6600, mais 2 Hd de 250 Sata II, e 2x1GB RAM, mas não estou conseguindo instalar o windows!!! Entrei no Clube do Hardware e vi como instalar o Raid... entrei no Setup abilitei as 2 HD comfigurei para RAID0 mas quando entra para instalar o windows ele TRAVA.... de vez enquando chega ate instalar os driver do Flopdisk ( Os driver do Raid) mas do nada ele reinicia....já tentei de tudo e estuo com medo de deixar um louco mexer mas minhas peças!!! Gostaria de saber se já viram algo ou tem alguma coisa errado pois eu sou da era antiga das placas AGV pois nem sei direito das placas PCI.... me ajudem pois já vasculhei o Site do Clube do Hardware mas não fala nada assim.... :(

Olá amigo,

Você tem certeza de estar instalando os drivers da controladora SATA certos para a sua placa??? Pois eu realmente só consigo pensar em dois motivos para esse seu proble;

1-) Você esta instalando a versão errada dos drivers da controladora da sua placa.

2-) A mémória do seu computador esta com defeito ou mal configurada (temporização, latencia ou freqüência) no SETUP... como teste você pode deixar a freqüência da sua memória em 200Mhz ou 333Mhz e verificar se assim a instalação corre bem.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo tenho uma placa mãe soyo kt600, pra athlon xp

e comprei essa hd nova ai da seagate ST3160812AS

Barracuda 7200.9 SATA2 NCQ 3GB/s , minha dúvida é se posso rodar a 300 nela se posso por

os jumpers a 300 e não 150 ?

e se rodar a 300 se a hd se desgasta mais rápido?

e o conector de energia dela é aquele pretinho meio fino cheio de dentinho, pois se for tenho na fote?

obrigado você vai me ajudar muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo tenho uma placa mãe soyo kt600, pra athlon xp

e comprei essa hd nova ai da seagate ST3160812AS

Barracuda 7200.9 SATA2 NCQ 3GB/s , minha dúvida é se posso rodar a 300 nela se posso por

os jumpers a 300 e não 150 ?

e se rodar a 300 se a hd se desgasta mais rápido?

e o conector de energia dela é aquele pretinho meio fino cheio de dentinho, pois se for tenho na fote?

obrigado você vai me ajudar muito

Olá amigo,

Essa placa só tem SATA-150MB/s porém não é obrigatoria a instalação do jumper de limitação a menos que ele não seja reconhecido sem ele. O HD não desgasta mais rápido rodando em velocidades diferentes pois internamente a rotação é a mesma para ambos os casos e essa sim é um dos fatores principais do desgaste do HD (lembrando que o calor é o principal fator para desgaste do HD). Normalmente os HD´s SATA atuais tem os dois conectores de energia o padrão IDE e o SATA sendo que você pode alimenta-lo com qualquer um deles (pelo amor de Deus nunca ligue os dois de uma vez...) e se sua fonte não tiver o conector de energia SATA compre um Adaptador de energia ATA/SATA que é bem baratinho...

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo deixei com 150 mesmo pois os jumpers já vieram assim, no entanto você disse uma coisa que está realmente acontecendo, começo a usar o pc, depois de uma judiada começava a dar tela azul, então eu já fiquei triste pensei que vou ter que trocar a hd, mas me veio uma duvida e fui conferir

possuo 2 hds, uma ide e essa nova sata como master com o windows vista, a ide tá sempre a 43º, e essa sata 54º, mas fiz um teste entrei num jogo pesado como o criminal origins, por menos de 2 minutos, só entrei e sai, e constatei que ela já estava a 78 º, se continuasse com certeza ia mais longe, então fica a dúvida e te pergunto, quantos graus uma hsd dessa pode suportar ? é comum ela resetar com calor alto? não preciso troca-la, será isso o probrema? só comprar culler, aqui é muito quente, ele ia me mandar essa ST3160812AS

Barracuda 7200.9 SATA2 NCQ 3GB/s, mas no fim acabou me mandando essa st3160811as

pelo que entendi é uma anterior só não vi se tem suporte a ncq, mas é 300 tambem

aguardo sua resposta e obrigado por ajudar tantas pessoas que como eu não entendem tão bem o assunto

um feliz natal e próspero ano novo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

amigo deixei com 150 mesmo pois os jumpers já vieram assim, no entanto você disse uma coisa que está realmente acontecendo, começo a usar o pc, depois de uma judiada começava a dar tela azul, então eu já fiquei triste pensei que vou ter que trocar a hd, mas me veio uma duvida e fui conferir

possuo 2 hds, uma ide e essa nova sata como master com o windows vista, a ide tá sempre a 43º, e essa sata 54º, mas fiz um teste entrei num jogo pesado como o criminal origins, por menos de 2 minutos, só entrei e sai, e constatei que ela já estava a 78 º, se continuasse com certeza ia mais longe, então fica a dúvida e te pergunto, quantos graus uma hsd dessa pode suportar ? é comum ela resetar com calor alto? não preciso troca-la, será isso o probrema? só comprar culler, aqui é muito quente, ele ia me mandar essa ST3160812AS

Barracuda 7200.9 SATA2 NCQ 3GB/s, mas no fim acabou me mandando essa st3160811as

pelo que entendi é uma anterior só não vi se tem suporte a ncq, mas é 300 tambem

aguardo sua resposta e obrigado por ajudar tantas pessoas que como eu não entendem tão bem o assunto

um feliz natal e próspero ano novo!

Sem duvidas esse seu HD ou quem sabe o seu gabinete internamente esta com sérios problemas de superaquecimento e você precisa tomar uma atitude urgente pois isso pode queimar um HD ou qualquer outro componente do seu computador.

Lembre-se que os HD´s atuais estão preparados em sua maioria para trabalhar pesadamente na faixa dos 45º-56ºC rodando programas e jogos pesados e qualquer temperatura acima dos 65ºC ou 70ºC é extremamente prejudicial para qualquer HD fazendo ele perder enormemente a sua vida util e podendo até mesmo queima-lo ou provocar curtos-circuitod dentro do seu gabinete.

Tenha cuidado e verifique a ventilação, fonte e HD do seu computador para resolver o seu problema, pois na maioria das vezes esse super aquecimento é culpa da fonte e não do Hd em si.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha fonte é real atx 300w

mas ela tem 2 hds

um leitor de dvd

diquete

placa de captura de video

uma geforce 6800 extreme que usa cabo a mais de força

processador athlon xp 3.2

1 giga de memória

soyo kt 600

modem pci

webcam

será que é muita coisa pra ela ?

to deixando a tampa aberta e um ventilador na cara da torre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, então é o seguinte:

Hoje eu tenho aqui HDS SCSI U320 que trabalham a 320MB/s, então quer dizer que eu não preciso mais gastar uma fortuna em HDS SCSI e controladoras? Pois um HD SCSI 36GB 15K U320 sai por quase mil reais enquanto um 250GB SATA-II 7.2K está a metade do preço, é isso mesmo? Está correto, devemos abandonar o SCSI?

Obs.: Nesse caso não estou contando o fator confiabilidade, que o SCSI acredito ainda seja muito superior, estou apenas comparando a velocidade.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, então é o seguinte:

Hoje eu tenho aqui HDS SCSI U320 que trabalham a 320MB/s, então quer dizer que eu não preciso mais gastar uma fortuna em HDS SCSI e controladoras? Pois um HD SCSI 36GB 15K U320 sai por quase mil reais enquanto um 250GB SATA-II 7.2K está a metade do preço, é isso mesmo? Está correto, devemos abandonar o SCSI?

Obs.: Nesse caso não estou contando o fator confiabilidade, que o SCSI acredito ainda seja muito superior, estou apenas comparando a velocidade.

Valeu.

Infelizmente a maioria dos discos SATA-300 perde para osSCSI-320, mas existem exceções para os HD`s top de linha da Western Digital como os Raptor da WD que são mais rápidos do que os SCSI-320 15k, mesmo sendo apenas 10.000 RPM SATA-150.

Posso dizer isso com segurança e conhecimento de causa, pois atualmente tenho configurado em meu computador atualmente 4 x Raptor X 150GB 10.000RPM 16MB e a performance deles é inacreditavel.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Luciano,

atualmente uso SO no raid 0 2x80gb sata I, minha pretensão é raid 0 com 2 raptor 36gb , mas segundo vi comentários o 36gb é bem inferior que os de 74gb(procede?), devido ao custo dos 74gb.

Penso ser mais interessante um raid 0 com SATA2 cache 16mb, o que voce me diz do desempenho deste em relação aos raid 0 com raptor 2x36gb e o 2x74gb(os 150gb nem dá para falar), procuro mais por velocidade do que quantidade de gb.

Se não for pedir muito e puder dar um chute em que % ou notas de desempenho voce daria entre os tres raid 0, sei que isto é muito perigoso falar, pois abre muitas divergencias e discussões, agradeço assim mesmo.

OBS. para os dados ainda confio mais nos IDE por considerar ter menos problemas de configuração e compatibilidade em qualquer computador, assim uso um IDE de 250Gb para bkp dos meus dados(faço um bkp do C:raid 0 que também está com meus dados preferidos, por isto não preciso de raid 0 grande capacidade), minha placa-mãe é uma p5b deluxe.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Senhores

Minha P4S800 NÃO TEM controladora SATA

Ví um anúncio de uma gaveta externa IDE+SATA-SATA II, onde o vendedor diz que posso instalar um HD SATAII (pretento fazer um UP logo mais, e esta é a tendência do futuro) e usar com minha atual PLACA, pois a transmissão é via USB 2.0

A pergunta é, será que ganho a velocidade do SATA?

Inté :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores

Minha P4S800 NÃO TEM controladora SATA

Ví um anúncio de uma gaveta externa IDE+SATA-SATA II, onde o vendedor diz que posso instalar um HD SATAII (pretento fazer um UP logo mais, e esta é a tendência do futuro) e usar com minha atual PLACA, pois a transmissão é via USB 2.0

A pergunta é, será que ganho a velocidade do SATA?

Inté :bye:

No caso de uma gaveta USB como a que você descreveu você não ganhara nada em velocidade independente do HD que você utilizar na gaveta, porque ele sera limitado a velocidade das portas USB da sua placa.

A maioria das gavetas USB que testei conseguem no maximo uma taxa de transferencia em torno de 89 MB/s, ou seja, inferior a um HD ATA-133 ou um SATA-150.

Eu no seu caso pensaria em um upgrade de placa mãe.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Senhores

Minha P4S800 NÃO TEM controladora SATA

Ví um anúncio de uma gaveta externa IDE+SATA-SATA II, onde o vendedor diz que posso instalar um HD SATAII (pretento fazer um UP logo mais, e esta é a tendência do futuro) e usar com minha atual PLACA, pois a transmissão é via USB 2.0

A pergunta é, será que ganho a velocidade do SATA?

Inté :bye:

No caso de uma gaveta USB como a que você descreveu você não ganhara nada em velocidade independente do HD que você utilizar na gaveta, porque ele sera limitado a velocidade das portas USB da sua placa.

A maioria das gavetas USB que testei conseguem no maximo uma taxa de transferencia em torno de 89 MB/s, ou seja, inferior a um HD ATA-133 ou um SATA-150.

Eu no seu caso pensaria em um upgrade de placa mãe.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!