Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID - Aprenda mais sobre ele


Posts recomendados

Postado Originalmente por Gustavooak@13 de março de 2006, 18:24

Bem laegal esse tópico, só me resta uma dúvida: tenho dois HDs uma IDE e outro SATA, seria vantajoso fazer o raid 0, afinal de contas poderia atrapalhar o desempenho do SATA já que a taxa de transferência do IDE é muito menor. Na vaerdade nem sei se isso funciona...

Depende da sua controladora se é possivel ou não fazer RAID 0 entre esses HD, porém eu não aconselho porque realmente o desempenho não seria bom não só devido a mistura de tecnologias como também sempre devemos lembrar que para um RAID 0 ficar "Perfeito" é necessario que os HD´s sejam identicos, ou seja, não existe um PATA identico a um SATA né...

Eu aconselho a você a manter o seu sistema exatamente como esta e no futuro comprar um outro SATA e fazer RAID com esse seu atual e deixar os HD´s IDE apenas para "storage".

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é uma duvidazinha meio besta.. mas aí vai:

Eu fiz raid em uma a8n-e, com win xp. Primeiro, pra fazer o raid eu usei o cd da placa mãe pra criar o disquete com os drivers, só que tinham duas opções que eu fiquei em dúvida, uma era nvidia xp e a outra era nvida 64 xp. Aí que fica minha dúvida, porque estou usando um atlhon x2 64 3800. Então eu usei o nvidia xp para criar o driver de instalação do raid para o win xp. Fiz certo????

OUtra coisa.. to meio incomodado porque fica aquele ícone de conexão usb na minha barra de tarefas, indicando os 2 hds em raid! Que saco isso.. você que também fazem raid, isso é assim mesmo???

Muito obirgado pessoal!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Bruno Osti@16 de março de 2006, 11:06

é uma duvidazinha meio besta.. mas aí vai:

Eu fiz raid em uma a8n-e, com win xp. Primeiro, pra fazer o raid eu usei o cd da placa mãe pra criar o disquete com os drivers, só que tinham duas opções que eu fiquei em dúvida, uma era nvidia xp e a outra era nvida 64 xp. Aí que fica minha dúvida, porque estou usando um atlhon x2 64 3800. Então eu usei o nvidia xp para criar o driver de instalação do raid para o win xp. Fiz certo????

OUtra coisa.. to meio incomodado porque fica aquele ícone de conexão usb na minha barra de tarefas, indicando os 2 hds em raid! Que saco isso.. você que também fazem raid, isso é assim mesmo???

Muito obirgado pessoal!!!

Sim você fez certo porque apesar de você estar utilizando um processador 64bits o driver é escrito para o S.O e não para o processador, ou seja, você só deveria usar o segundo driver se estivesse usando o Windowx XP 64bits Edition.

Se o icone que você esta mencionando é o de "remover hardware com segurança" apesar de ser normal para HD´s SATA ele pode ser removido.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depois de ler da primeira a ultima pagina!

tenho varias duvidas, então la vão elas ???

minha placa mãe e uma A7N8X-E deluxe bios 1013(nforce2ultra)

acabei de comprar dois Barracuda 7200.9 SATA NCQ 3Gb/s - ST3808110AS

1)minha placa-mãe dar ou não da suporte ao NCQ???

2)isso vai me prejudicar em que ?

3)para um maior desempenho devo ou não devo particionar os HD´s???

4)para montar os HD´s devo 32k 64k ou 128k???

5)nforce3ultra da suporte ao NCQ??

por favor galera pretendo montar no proximo domingo isso vai depender da resposta de vocês????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por luciano3001@16 de março de 2006, 11:51

Sim você fez certo porque apesar de você estar utilizando um processador 64bits o driver é escrito para o S.O e não para o processador, ou seja, você só deveria usar o segundo driver se estivesse usando o Windowx XP 64bits Edition.

Se o icone que você esta mencionando é o de "remover hardware com segurança" apesar de ser normal para HD´s SATA ele pode ser removido.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

ô! valeu hein!

mas aí, com "ele pode ser removido" você quis dizer o que? Eu posso sumir com aquele ícone dali ou eu posso remover um dos hds?! Se eu remover o que acontece heheheh. Eu tenhei, mas o win falou que não dava no mmonento e perguntou se eu queria fazer isso mais tarde.. eu disse que não ! Imagina da um pau nos meus dados que estão em striped! Mas aí, se der pra sumir com aquele icone (sem ocultar), como eu faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Bruno Osti@17 de março de 2006, 14:35

ô! valeu hein!

mas aí, com "ele pode ser removido" você quis dizer o que? Eu posso sumir com aquele ícone dali ou eu posso remover um dos hds?! Se eu remover o que acontece heheheh. Eu tenhei, mas o win falou que não dava no mmonento e perguntou se eu queria fazer isso mais tarde.. eu disse que não ! Imagina da um pau nos meus dados que estão em striped! Mas aí, se der pra sumir com aquele icone (sem ocultar), como eu faço?

Pelo amor de Deus não faça isso remover um HD que esta em RAID 0 é uma loucura. Quanto ao icone a opção que existe realmente é inativar o icone da barra de tarefas clicando com o botão direito do mouse em cima da barra de tarefas e em propriedades escolher a opção personalizar e mudar esse icone para "Sempre ocultar" assim ele nunca mais ira aparecer no tray do windows.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Bruno Osti@17 de março de 2006, 20:30

foi por pouco hein! hehe

Obrigado pela ajuda! té mais!

Sem duvidas...

As chances de acontecer algum erro com a retirada de um dos HD trabalhando em RAID 0 ainda mais com o micro funcionando é imensa.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos um sistema de raid 5 com três unidades scsi de 70 MB cada em um servidor IBM no sistema HotSwap.

Instalei mais um disco scsi de 70 Gb e sincronizei os discos.

Ele aparece no array junto com os outros, aparentemente tudo ok, no entanto quando consulto o tamanho do volume, so me aparece os 130 GB que eu tinha antes:

Como faço para esse disco aumentar o tamanho do volume?

Houvi dizer que vou ter de converter em raid 0 e depois voltar para raid5.

Qual as consequencias?

Se alguem puder me ajudar agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sdneves45@20 de março de 2006, 17:00

Temos um sistema de raid 5 com três unidades scsi de 70 MB cada em um servidor IBM no sistema HotSwap.

Instalei mais um disco scsi de 70 Gb e sincronizei os discos.

Ele aparece no array junto com os outros, aparentemente tudo ok, no entanto quando consulto o tamanho do volume, so me aparece os 130 GB que eu tinha antes:

Como faço para esse disco aumentar o tamanho do volume?

Houvi dizer que vou ter de converter em raid 0 e depois voltar para raid5.

Qual as consequencias?

Se alguem puder me ajudar agradeço.

Qual o sistema operacional que você esta utilizando nesse servidor?

Você utilizou a "gestão de discos" e o seu assistente para inicializar o disco e gravar a "assinatura de disco"?

Luciano Roberto®

Clique aqui e leia e ajude o meu novo tópico sobre Unidades da Informática

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Maufr@22 de março de 2006, 10:31

E aí luciano 3001, e quanto a minha dúvida citada anteriormente. Gostaria de saber se você entendeu o que estou perguntando? Ou se estou preguntando alguma idiotice.... :help:

Desculpe a demora mas é que o seu post ficou na pagina anterior e acabei não lendo ele, mas vamos lá;

O que aconteceu para aquela mensagem continuar aparecendo foi o seguinte;

você tirou o disco 2 (cópia) e iniciou o seu computador, nesse momento alguns dados foram gravados no seu computador fazendo com que o disco cópia ficasse diferente do disco principal... por isso a mensagem persiste. Talvez seja necessario que você monte novamente o seu RAID 1.

Quanto ao hot-swap, desde que tanto a sua controladora quanto o seu HD tenham essa tecnologia ativada a retirada de um HD não trará problema nenhum... é obvio que desde que você não tire o HD que estiver com o sistema operacional rodando.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Clique aqui e leia e ajude o meu novo tópico sobre Unidades da Informática

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sdneves45@20 de março de 2006, 17:00

Temos um sistema de raid 5 com três unidades scsi de 70 MB cada em um servidor IBM no sistema HotSwap.

Instalei mais um disco scsi de 70 Gb e sincronizei os discos.

Ele aparece no array junto com os outros, aparentemente tudo ok, no entanto quando consulto o tamanho do volume, so me aparece os 130 GB que eu tinha antes:

Como faço para esse disco aumentar o tamanho do volume?

Houvi dizer que vou ter de converter em raid 0 e depois voltar para raid5.

Qual as consequencias?

Se alguem puder me ajudar agradeço.

Você conseguiu resolver o seu problema??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por luciano3001@09 de fevereiro de 2006, 09:04

Olá amigo,

Você até pode fazer o RAID 0 com os dois HD´s citados acima mas o seu RAID 0 teria uma capacidade total de 160GB apenas... porque em casos de RAID 0 com HD´s de capacidades diferentes o RAID 0 assume o dobro do tamanho do HD de menor capacidade.

OBS.: Espero ter ajudado e não recomendo esse procedimento porque no seu caso você perderia 120GB de capacidade de armazenamento.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Bom dia em primeiro lugar (10:22AM).

Era essa minha grande dúvida e que me fez pesquisar aqui neste seu tópico sobre RAID.

Tenho um HD SATA de 80 e ganhei um outro HD SATA de 120 e minha dúvida era justamente essa se existia a possibilidade de colocá-los em RAID-0. Pelo que você observou vou perder 40GB de meu HD de 120, mas até aí tudo bem. O imprtante é que o desempenho não seja prejudicado.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por JJ2006@27 de março de 2006, 11:21

Bom dia em primeiro lugar (10:22AM).

Era essa minha grande dúvida e que me fez pesquisar aqui neste seu tópico sobre RAID.

Tenho um HD SATA de 80 e ganhei um outro HD SATA de 120 e minha dúvida era justamente essa se existia a possibilidade de colocá-los em RAID-0. Pelo que você observou vou perder 40GB de meu HD de 120, mas até aí tudo bem. O imprtante é que o desempenho não seja prejudicado.

Abraços a todos.

É mas na verdade o desempenho é prejudicado por montar o RAID 0 com HD´s de caracteristicas diferentes como capacidade, rotação, fabricante, etc.

Para se ter um RAID 0 com 100% de performance é necessario realmente se utilizar dois HD´s identicos.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por luciano3001@27 de março de 2006, 11:27

É mas na verdade o desempenho é prejudicado por montar o RAID 0 com HD´s de caracteristicas diferentes como capacidade, rotação, fabricante, etc.

Para se ter um RAID 0 com 100% de performance é necessario realmente se utilizar dois HD´s identicos.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Em tempo...

Esqueci de mencionar que os dois são SEAGATE e só o tamanho é diferente.

Outra dúvida é que na minha MB <div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://geocities.yahoo.com.br/evaldo1963/a8n_sli_premium-3d.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>tem quatro encaixe para o SATA, quatro pretos e quatro vermelhos. Como devo conectar os dosi HDs SATA..???

Primeira Opção - Vermelho e Preto

Segunda Opção - Vermelho e Vermelho

Terceira Opção - Preto e Preto

Obrigado Luciano pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por luciano3001@06 de março de 2006, 09:06

Não digo quadruplicar apesar do conceito dizer isso na pratica é um pouco diferente, mas o seu sistema ficara consideravelmente mais rápido do que um RAID 0 com apenas 2 HD´s.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Não eu quero saber é se dá pra fazer um raid0 com 4 hd's (reconhcer apenas um) e se minha MB dá suporte a isso?

OBS:E quanto ao tamanho dos cluster que tamanho da o melhor desmpenho? e no windows os cluster do mesmo tamanho dá mais desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por JJ2006@27 de março de 2006, 11:43

Em tempo...

Esqueci de mencionar que os dois são SEAGATE e só o tamanho é diferente.

Outra dúvida é que na minha MB <div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://geocities.yahoo.com.br/evaldo1963/a8n_sli_premium-3d.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

tem quatro encaixe para o SATA, quatro pretos e quatro vermelhos. Como devo conectar os dosi HDs SATA..???

Primeira Opção - Vermelho e Preto

Segunda Opção - Vermelho e Vermelho

Terceira Opção - Preto e Preto

Obrigado Luciano pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Luciano,

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar pela excelente matéria.

Eu montei um RAID 5 num servidor Itautec sem problemas. Fiz a criação do mesmo e o build foi criado sem erros.

Estou utilizando o Linux AS 4 como SO.

Quando inicializo o sistema ele mostra todos os hd´s independentes. Tenho que instalar algum pacote no Linux para que eu possa enxergar este array como uma única partição?

Se eu aplico o mkfs.ext3 nos discos independentemente, eles são formatados e montados independentemente.

Obrigado pela ajuda e atenção.

Grande abraço.

Reginaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por takita@06 de abril de 2006, 16:59

Luciano,

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar pela excelente matéria.

Eu montei um RAID 5 num servidor Itautec sem problemas. Fiz a criação do mesmo e o build foi criado sem erros.

Estou utilizando o Linux AS 4 como SO.

Quando inicializo o sistema ele mostra todos os hd´s independentes. Tenho que instalar algum pacote no Linux para que eu possa enxergar este array como uma única partição?

Se eu aplico o mkfs.ext3 nos discos independentemente, eles são formatados e montados independentemente.

Obrigado pela ajuda e atenção.

Grande abraço.

Reginaldo

Na verdade mesmo na inicialização do sistema os discos já deveriam serem mostrados como somente 1 volume após o RAID montado. Infelizmente a minha experiencia com Linux não é muito grande, eu sugiro que você crie um tópico especifico para o seu problema para que mais usuarios com experiencia possam te ajudar, além disso é essencial você mencionar qual é a placa mãe e controladora que esta usando para podermos comentar as configurações corretas.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá foristas!

como diletante, só posso me juntar ao coro - excelente tópico e pra minha surpresa, muito fácil de entender até mesmo pra mim que sou leigo. então vai aí uma pergunta típica de leigo:

tirando o fator preço, qual o melhor raid, SATA ou SCSI?

no meu caso, tenho um pequeno estúdio de animação 3d e composição digital. minhas máquinas são dois P4 HT 3.0Ghz/Asus P4P800S/1Gb ram/ATI Radeon 9800pro/Maxtor 80Gb/Maxtor 120Gb ide.

como pretendo trocar por discos maiores e mais velozes, um amigo meu editor de vídeo sugeriu que eu fizesse um raid SATA que "quebra o galho" em termos de performance. fiquei em dúvida sobre o porque apenas "quebra o galho"?!... no meu ramo tem muito quebra-galho, nada profissional.

se alguém se dispôe, agradeço.

abraço.

www.focacruz.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente parabéns pelo tópico...

Tenho um HD WD 250gb de 3gb/s SEM NQC (WD2500JS) e depois de ler esse tópico e alguns outros e por uma nova necessidade acabei adquirindo outro HD. Como não consegui encontrar um HD igual a esse e achei uma promoção de um HD HITACHI 250gb 3gb/s COM NQC (Deskstar T7K250 hdt722525dla380) acabei comprando, mas ele ainda não chegou, só segunda ( como queria n ter comprado o WD antes hehe ) .

Minha dúvida é a seguinte, o WD vai atrapalhar muito o desempenho do HITACHI ( principalmente por não ter NQC ) em RAID 0 ?? Quantos % +- de perda ??

Nesse tipo de config ainda existiria um HD "principal e um secundário" ou to falando uma besteira imensa ??

Pretendo particionar esses HDS pelo Disk Director Suite (li que o mesmo não faz perder desempenho), quantas partições vocês me recomendariam ( sou bem leigo ) ??

Minha placa mãe, caso precise, é a Asus P5WD2.

Valeu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola! Estou enfrentando alguns probleminhas com travamento da máquina.. e creio que seja o raid.. Meu sistema é robusto:

at 64 x2 3800

asus k8n-e

6600 GT da evga

1 gb ram (dual 512)

dois hds sata 300 120 gb

bom.. antes o sistema estava simplesmente reiniciando.. do nada.. troquei a fonte (que era fraca... resolveu.. o computador nem ligaava. não ativava um dos hds..) Só que agora ta travando, com despejo de memória, tela azul e tudo mais.. To com os discos em striped.. sera que meu raid ta furado??

Me ajudem.. o sistema ta muito instável... as vezes eu abro um programa e vai tudo pro espaço..

Muito obrigado pessoal!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por luiz alberto cruz@13 de abril de 2006, 17:11

olá foristas!

como diletante, só posso me juntar ao coro - excelente tópico e pra minha surpresa, muito fácil de entender até mesmo pra mim que sou leigo. então vai aí uma pergunta típica de leigo:

tirando o fator preço, qual o melhor raid, SATA ou SCSI?

no meu caso, tenho um pequeno estúdio de animação 3d e composição digital. minhas máquinas são dois P4 HT 3.0Ghz/Asus P4P800S/1Gb ram/ATI Radeon 9800pro/Maxtor 80Gb/Maxtor 120Gb ide.

como pretendo trocar por discos maiores e mais velozes, um amigo meu editor de vídeo sugeriu que eu fizesse um raid SATA que "quebra o galho" em termos de performance. fiquei em dúvida sobre o porque apenas "quebra o galho"?!... no meu ramo tem muito quebra-galho, nada profissional.

se alguém se dispôe, agradeço.

abraço.

www.focacruz.com

Eu particularmente não acho que um sistema RAID 0 feito com SATA-3Gb/s em uma boa controladora seja apenas um "quebra-galho" mas sem duvidas o que temos de mais veloz hoje em dia é um RAID 0 ou 0+1 ou ainda um RAID 5 feito com HD´s SCSI 15k.

Postado Originalmente por Victor43@16 de abril de 2006, 02:55

Primeiramente parabéns pelo tópico...

Tenho um HD WD 250gb de 3gb/s SEM NQC (WD2500JS) e depois de ler esse tópico e alguns outros e por uma nova necessidade acabei adquirindo outro HD. Como não consegui encontrar um HD igual a esse e achei uma promoção de um HD HITACHI 250gb 3gb/s COM NQC (Deskstar T7K250 hdt722525dla380) acabei comprando, mas ele ainda não chegou, só segunda ( como queria n ter comprado o WD antes hehe ) .

Minha dúvida é a seguinte, o WD vai atrapalhar muito o desempenho do HITACHI  ( principalmente por não ter NQC ) em RAID 0 ?? Quantos % +- de perda ??

Nesse tipo de config ainda existiria um HD "principal e um secundário" ou to falando uma besteira imensa ??

Pretendo particionar esses HDS pelo Disk Director Suite (li que o mesmo não faz perder desempenho), quantas partições vocês me recomendariam ( sou bem leigo ) ??

Minha placa mãe, caso precise, é a Asus P5WD2.

Valeu....

A perda de performance por não ter NCQ fara que o Hitachi não trabalhe com o NCQ ou ainda pior poderá fazer o seu sistema ficar muito instavel com travamentos e perda de dados... tai um configuração que nunca fiz... e o que estou dizendo é o que eu PRESUMO que aconteça....

Quando a perda de performance ela deve ficar perto de 19% por conta do NCQ.

E nesse tipo de configuração RAID 0 não existe o conceito principal/secundario porque o seu sistema operacional "enxerga" apenas um HD.

Quanto ao numero de partições é muito relativo e subjetivo... eu particularmente gosto de 3 partições;

1 - Sistema operacional e programas essenciais de muito uso (Office, nero, everest..)

2 - Programas diversos e jogos instalados

3 - Documentos, imagens dos arquivos de instalação de todos os programas (caso você tenha espaço disponivel é claro), fotos e demais documentos pessoais.

Postado Originalmente por Bruno Osti@17 de abril de 2006, 10:48

Ola! Estou enfrentando alguns probleminhas com travamento da máquina.. e creio que seja o raid.. Meu sistema é robusto:

at 64 x2 3800

asus k8n-e

6600 GT da evga

1 gb ram (dual 512)

dois hds sata 300 120 gb

bom.. antes o sistema estava simplesmente reiniciando.. do nada.. troquei a fonte (que era fraca...  resolveu.. o computador nem ligaava. não ativava um dos hds..) Só que agora ta travando, com despejo de memória, tela azul e tudo mais.. To com os discos em striped.. sera que meu raid ta furado??

Me ajudem.. o sistema ta muito instável... as vezes eu abro um programa e vai tudo pro espaço..

Muito obrigado pessoal!!!

Os seus HD´s são exatamente iguais???

O que pode estar acontecendo é que realmente um desses HD´s esteja apresentando defeitos e quando isso acontece o transtorno é imenso e a unica solução é a substituição desse HD.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!