Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD4870 - Tópico Oficial


Posts recomendados

  • Membro VIP
Gente. Tentei atualizar a bios da minha XFX HD 4870 1gb XXX e deu erro, reiniciei o pc, porque no site deles não avisa que não é pra reiniciar se der erro, ai a placa parou de ser reconhecida, o que eu faço? A garantia cobre sera? Ou vão dizer que foi mau uso?

Se você mandar para troca eles podem te ferrar quando detectarem que mexeu na BIOS, você pode tentar restaurar a BIOS usando uma placa de vídeo PCI ou PCI-E caso tenha um slot 4x ou superior disponível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Destranquei o cadeado do Catalyst e acionei o Enable ATI Overdrive e mexi no Enable Manual Fan Control e fui testando (Test Custom Clocks) até que encontrasse um ventilação que não fizesse tanto barulho com o cooler da placa de vídeo e acabei optando, a princípio, por 35% e eis os novos valores (em anexo):

Em tempo: Depois de fazer o Teste em Test Custom Clocks, qual a opção que devo marcar: Aceito ou Restauro? Quero deixar gravada essa minha escolha e só alterar quando eu quiser.

Não mexi em mais nada... Devo mexer em mais alguma coisa no ATI Overdrive (não quero fazer overclock), ou assim como está está tudo ok?

E os demais ítens do Catalyst, como 3D e Avivo, mexo em algo ou deixo tudo como veio de fábrica?

Agradeço mais uma vez pelas explicações...

post-50591-13884951002572_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você deixar o Enable Ati Overdrive desativado, o CCC ajusta o fan speed de modo a manter as temperaturas aceitáveis usando a menor rotação possível. 80 graus é totalmente aceitável pra essa placa. Mas se assim mesmo você for teimoso e quiser colocar as temps lá embaixo, pode deixar o controle manual ativado em 50%, acho que é um bom valor e que não faz tanto ruído.

Se não vai fazer over, deixa o resto quieto. Outra desvantagem nisso é que o CCC pára de reduzir o clock quando a placa está em 2D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Test Custom Clocks - Serve para testar os clocks caso queira fazer um OC.

Em idle eu deixo em 30% a noite (quando vou dormir) e 35% durante o dia.

Para jogar, como entre 45 - 50% a rotação.

Apenas aperte em APPLY e depois OK, que vai ficar gravado.

Tem problema se eu deixar ele direto em 35% direto, tanto para trabalhar e navegar pela Internet, quanto para jogar? Ou para jogar é mais aconselhável sempre aumentar esse %?

Se você deixar o Enable Ati Overdrive desativado, o CCC ajusta o fan speed de modo a manter as temperaturas aceitáveis usando a menor rotação possível. 80 graus é totalmente aceitável pra essa placa. Mas se assim mesmo você for teimoso e quiser colocar as temps lá embaixo, pode deixar o controle manual ativado em 50%, acho que é um bom valor e que não faz tanto ruído.

Se não vai fazer over, deixa o resto quieto. Outra desvantagem nisso é que o CCC pára de reduzir o clock quando a placa está em 2D.

O "Controle Manual" ao qual você se refere seria o botão "Auto Tune"??? Se sim, como devo proceder para mexer nesse íten?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, isso aí é pra overclock. Eu me refiro ao Enable manual fan control.

Beleza, lotuss...

Só não emtendi a seguinte frase "Outra desvantagem nisso é que o CCC pára de reduzir o clock quando a placa está em 2D."

Nisso o quê?!?!?

Ah! Tem problema se eu deixar ele direto em 35% direto, tanto para trabalhar e navegar pela Internet, quanto para jogar? Ou para jogar é mais aconselhável sempre aumentar esse %?

Agradeço mais uma vez pelas explicações...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tem problema se eu deixar ele direto em 35% direto, tanto para trabalhar e navegar pela Internet, quanto para jogar? Ou para jogar é mais aconselhável sempre aumentar esse %?

O único problema de deixar somente 35% é que nos jogos mais pesados sua placa vai esquentar um pouco mais...

E digamos que ela dure 10 anos controlando a temperatura, se ela trabalahr prox do limite ela deva durar uns 8 anos digamos..

De certa forma você nao vai ficar com a placa durante 5 anos ;) então pode deixar, a não ser que a placa possa ter um defeito de fabricação imperceptível ate o momento, e com um calor maior ele possa aparecer mais rápido...

Eu coloco entre 45% e 50% quando vou jogar, e o barulho nao incomoda quando o gabinete ta fechado...

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o enable ati overdrive está desmarcado, o CCC controla o clock da placa de acordo com o uso. Se ela estiver apenas em uso 2D (no Windows por exemplo), os clocks são reduzidos para diminuir o consumo. No caso da HD4870 não sei pra quanto cai, mas a HD4850 cai para 500 MHz. Na hora que a placa for requisitada num jogo por exemplo, o CCC volta com o clock normal.

Não dá pra dizer quanto tempo ela vai durar a menos, e nem se isso vai acontecer de fato.

Faz um teste, deixa em 30%, se as temps não passarem de 80 eu não me preocuparia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como os colegas disseram, nos jogos a placa trabalha mais, portanto esquenta mais, exatamente como o lotuss disse, deixa em 35% vai jogar uns 5 minutos e volta pra ver quanto a temperatura da placa está, se estiver nos 80ºC deixa do jeito que tá, se tiver nos 90ºC aumenta a rotação pra 45%! e ver o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você mandar para troca eles podem te ferrar quando detectarem que mexeu na BIOS, você pode tentar restaurar a BIOS usando uma placa de vídeo PCI ou PCI-E caso tenha um slot 4x ou superior disponível.

Pois é, eu vi na net sobre essa ressucitação, mas minha duvida é, quando eu ligo o pc, ele não reconhece ela, então quando eu ligar ele com outra vga, pra ter imagem, e usar qualquer um dos programas indicados pra atualizar a bios, vai aparecer la a placa, afinal, quando ligo o pc, ela não é reconhecida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pois é, eu vi na net sobre essa ressucitação, mas minha duvida é, quando eu ligo o pc, ele não reconhece ela, então quando eu ligar ele com outra vga, pra ter imagem, e usar qualquer um dos programas indicados pra atualizar a bios, vai aparecer la a placa, afinal, quando ligo o pc, ela não é reconhecida

E se você resetar a BIOS e configurar a placa secundária para ser o dispositivo de vídeo ? ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se você resetar a BIOS e configurar a placa secundária para ser o dispositivo de vídeo ? ;)

Sim, a minha duvida não é quanto a placa secundaria funcionar ou não, a minah duvida é a seguinte, quando eu entrar no windows, e abri por exemplo o winflash, la vai aparecer a placa que esta com a bios estragada, tipo, se ao iniciar o pc ela não é reconhecida, com o windows aberto, ela vai estar la? vai aparecer? Eu não sei se primeiro eu mando pra garantia, ou primeito tento arumar, igual não tem outra vga, terei que pegar de um amigo, e a minaha MB não tem onboard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigao,

com certeza vai melhorar, mas ainda sim acho q deve mudar sua placa mãe também e fonte para ter um conjunto melhor.

Testei hoje outra HD4870 só q desta vez da PowerColor pra ver c dava alguma diferença por causa do chipset, mas c manteve igual a da XFX, consequentemente terei de mudar minha placa mãe. Vou para uma MSI Platinum, ai acho q nao terei problemas com o rendimento da 4870.

Obrigados Nobres Amigos.....

Lauesher, Iurst, Ik_the_cat, Phoenix, JspCarlos

Então hoje troquei o processador coloquei o quad q8200 e peguei uma nova fonte pois quando fui reparar essa fonte era de C3 teck 430w sendo que solicitei ao vendedor uma de 600 w, troquei por uma de 650w POWER STRIKE, sabendo que não é uma fonte boa, pois a mesma tem 20a na saida 12 volts, unica vantagem que ela tem sao o 2 Conectores PCI.

Fiz os testes já melhorou muito de 70 FPS no CSS, foi para media 100 a 110em servidor de 16 slot.

Mais acredito que ainda tem coisa errada. É amigo Lauesher, proximo passo vai ser trocar a MOBO mesmo e depois a fonte. KKKK

Iurst quando disse seu Siiimmmmmmmmm ;D ........ estava certo, mais podia ter ficado melhor. k k k valeu

Ik_the_cat, concorde com o Phoenix, Siiimmmmmmmmm ;D ......eu copiei a descrição do site que comprei KKKKKK valeu

HAAUUAH Agora depois de ter acabado o dinheiro para comprar MOBO e a fonte nova, e me contentar com meus hulmindes 100 FPS, estou com o problema que o nosso amigo falou JspCarlos: driver catalyst atualizado fica piscando o monitor k k k k.....ajudem o nobre colega...Aceito doações tambem!!!

Abraços e obrigado a todos e fiquem com o Papai do Ceu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual seu monitor e qual sua resoluçao? Eu tenho aqui uma Powercolor 4870 de 1GB modelo AX4870 1GBD5-H. Uso no meu pobrezinho Samsung 753DFX e pelo menos até 1280x1024(60Hz), eu ainda não tive problemas de piscar a tela.

Boa noite,

Monitor LG 1900R - Digital lcd, com a resolução recomendada 1280 x 1024@60hz, so fica piscando quando vou fazer a atualização, tem alguma diferença entre portugues (br) e o inglês.

Adaptador principal

Fabricante da Placa Gráfica Powered by ATI

Chipset Gráfico ATI Radeon HD 4800 Series

ID do Dispositivo 9440

Fornecedor 1002

ID do Subsistema 2267

ID do Fornecedor do Subsistema 1787

Recurso de barramento gráfico PCI Express 2.0

Configuração de barramento máximo PCI Express 2.0 x16

Versão da BIOS 011.013.000.002

Número de Referência da BIOS 113-BA07XXXX

Data da BIOS 2008/10/21

Tamanho da Memória 1024 MB

Tipo de Memória GDDR5

Clock Principal em MHz 780 MHz

Clock da Memória em MHz 925 MHz

Largura de banda total de memória em GByte/s 110 GByte/s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o enable ati overdrive está desmarcado, o CCC controla o clock da placa de acordo com o uso. Se ela estiver apenas em uso 2D (no Windows por exemplo), os clocks são reduzidos para diminuir o consumo. No caso da HD4870 não sei pra quanto cai, mas a HD4850 cai para 500 MHz. Na hora que a placa for requisitada num jogo por exemplo, o CCC volta com o clock normal.

...

Aproveitando o assunto, uma dúvida meio noobie: Essa diminuição do clock acontece também no Windows Vista? É que sempre achei que com os recursos do Flip 3D, interface Aero e outras "frescuras" a placa de vídeo funcionaria sempre em 3D no Vista.

E uma curiosidade: Acabou de chegar a minha HIS HD 4870 512MB :lol: e na caixa, em inglês, está escrito "A HIS ganhou mais de 600 prêmios dos principais meios de comunicação do mundo" e entre os logos mostrados está o do Clube do Hardware (aquele verde de "Produto Recomendado"). Foi uma grata surpresa saber que o site já e reconhecido e respeitado mundo afora ^_^.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lotuss, phoenix_maximus e Heberton (AMD),

Aqui estão como ficaram as atuais temperaturas com as seguintes modificações no Enable Manual Fan Control:

- Na primeira modificação coloquei ele em 35% e a temperatura ficou em 43 graus (antes, com o Enable Overdrive fechado com o cadeado ficava em 60 graus de média, em IDLE)

- Na segunda modificação coloquei ele em 45% e a temperatura ficou em 41 graus. Caiu apenas 2 graus, com relação a primeira modificação (em IDLE) e ficou um pouquinho mais barulhento, mas não chega a incomodar.

Resumindo : o ganho foi pequeno pelo percetual de 10% a mais aplicados em IDLE. Será que em FULL, jogando, esse valor pode fazer alguma diferença? Ou será que posso deixar numa boa em 35% constantemente? Será que em FULL a placa pode esquentar com facilidade mais 37 graus chegando aos 80?!?!?

Ficar alterando sempre esse percentuais pelos "perfis criados", acaba não fazendo "mal" para a placa de vídeo e, consequentemente, diminuindo a vida útil dela?

Agradeço mais uma vez pelas explicações...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
lotuss, phoenix_maximus e Heberton (AMD),

Aqui estão como ficaram as atuais temperaturas com as seguintes modificações no Enable Manual Fan Control:

- Na primeira modificação coloquei ele em 35% e a temperatura ficou em 43 graus (antes, com o Enable Overdrive fechado com o cadeado ficava em 60 graus de média, em IDLE)

- Na segunda modificação coloquei ele em 45% e a temperatura ficou em 41 graus. Caiu apenas 2 graus, com relação a primeira modificação (em IDLE) e ficou um pouquinho mais barulhento, mas não chega a incomodar.

Resumindo : o ganho foi pequeno pelo percetual de 10% a mais aplicados em IDLE. Será que em FULL, jogando, esse valor pode fazer alguma diferença? Ou será que posso deixar numa boa em 35% constantemente? Será que em FULL a placa pode esquentar com facilidade mais 37 graus chegando aos 80?!?!?

Ficar alterando sempre esse percentuais pelos "perfis criados", acaba não fazendo "mal" para a placa de vídeo e, consequentemente, diminuindo a vida útil dela?

Agradeço mais uma vez pelas explicações...

Com certeza em FULL vai fazer toda a diferença, mesmo você colocando a rotação em 100% em IDLE eu nunca consigui diminuir abaixo dos 40ºC.

Parece que 40º é o limite da placa.

Se você rodar em FULL a 35%, suas temps devem chegar na casa dos 80º e colocando a 45~50% devem ficar na casa dos 60~65º.

Esses valores são o que eu lembro mais ou menos de cabeça, pena nao ter lido ontem a noite o post, pois ai eu verificaria lá em ksa, mas é mais ou menos isso.

Em Full muda tudo ;)

Não, não vai ficar fazendo mal ficar alterando entre os perfis criados ;) eles foram feitos para isso mesmo ;)

A vantagem de deixar uma rotação mais alta, é que a placa acaba retirando o ar quente de dentro do gabinete com mais eficiencia. Devido a alta rotação...

Se você colocar a mão na saída de ar, vai pensar que tem um secador de cabelo ali.... minha namorada ficou com inveja... hahahaha ^_^

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a minha duvida não é quanto a placa secundaria funcionar ou não, a minah duvida é a seguinte, quando eu entrar no windows, e abri por exemplo o winflash, la vai aparecer a placa que esta com a bios estragada, tipo, se ao iniciar o pc ela não é reconhecida, com o windows aberto, ela vai estar la? vai aparecer? Eu não sei se primeiro eu mando pra garantia, ou primeito tento arumar, igual não tem outra vga, terei que pegar de um amigo, e a minaha MB não tem onboard

Amigo eu ja fiz esse procedimento (com uma X800XT), é so espetar uma placa de video PCI simples, no slot PCI da placa-mãe, mantendo a sua placa de video sem bios também espetada no slot PCI-express! Configure no setup da placa-mãe pra dar boot pelo video PCI primeiro.O Winflash vai reconhecer sua placa no slot PCI-express mesmo sem a bios....ai é so flashar a nova bios( use a mesma bios do seu modelo de placa ok)!

Com o video onboard nao funciona, tem que ser uma placa de video PCI simples ok!! Qualquer duvida manda MP!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigados Nobres Amigos.....

Lauesher, Iurst, Ik_the_cat, Phoenix, JspCarlos

Então hoje troquei o processador coloquei o quad q8200 e peguei uma nova fonte pois quando fui reparar essa fonte era de C3 teck 430w sendo que solicitei ao vendedor uma de 600 w, troquei por uma de 650w POWER STRIKE, sabendo que não é uma fonte boa, pois a mesma tem 20a na saida 12 volts, unica vantagem que ela tem sao o 2 Conectores PCI.

Fiz os testes já melhorou muito de 70 FPS no CSS, foi para media 100 a 110em servidor de 16 slot.

Mais acredito que ainda tem coisa errada. É amigo Lauesher, proximo passo vai ser trocar a MOBO mesmo e depois a fonte. KKKK

Iurst quando disse seu Siiimmmmmmmmm ;D ........ estava certo, mais podia ter ficado melhor. k k k valeu

Ik_the_cat, concorde com o Phoenix, Siiimmmmmmmmm ;D ......eu copiei a descrição do site que comprei KKKKKK valeu

HAAUUAH Agora depois de ter acabado o dinheiro para comprar MOBO e a fonte nova, e me contentar com meus hulmindes 100 FPS, estou com o problema que o nosso amigo falou JspCarlos: driver catalyst atualizado fica piscando o monitor k k k k.....ajudem o nobre colega...Aceito doações tambem!!!

Abraços e obrigado a todos e fiquem com o Papai do Ceu

E aí Renegados, beleza?

Q bom q melhorou, mas ainda assim esta baixo o fps.

Por um acaso você fez o video stress test do cs:source q tem na tela de inicio do jogo?

Ali é q você v o quanto realmente o fps esta batendo.

Doações eu também estou querendo(huauhauhaua)pois quero trocar minha mobo, q não é ruim, por uma Intel DX48BT2 q ja tem o chipset x48, o q ia melhorar muito meu rendimento de uso na HD 4870. Ai sim acho que teria um resultado melhor. Mas a mais barata q achei custa R$900,00 na Santa Efigenia.... PUNK!!

Bem, é isso ai!

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza em FULL vai fazer toda a diferença, mesmo você colocando a rotação em 100% em IDLE eu nunca consigui diminuir abaixo dos 40ºC.

Parece que 40º é o limite da placa.

Se você rodar em FULL a 35%, suas temps devem chegar na casa dos 80º e colocando a 45~50% devem ficar na casa dos 60~65º.

Esses valores são o que eu lembro mais ou menos de cabeça, pena nao ter lido ontem a noite o post, pois ai eu verificaria lá em ksa, mas é mais ou menos isso.

Em Full muda tudo ;)

Não, não vai ficar fazendo mal ficar alterando entre os perfis criados ;) eles foram feitos para isso mesmo ;)

A vantagem de deixar uma rotação mais alta, é que a placa acaba retirando o ar quente de dentro do gabinete com mais eficiencia. Devido a alta rotação...

Se você colocar a mão na saída de ar, vai pensar que tem um secador de cabelo ali.... minha namorada ficou com inveja... hahahaha ^_^

abraços

Valeu, pelas explicações phoenix_maximus!!!

Pois é, o menor valor que consegui aqui. até o momento, tb foi 40 graus tb.

Realmente a diferença , quando estava em 60 graus e agora em 41 (média) é gritante com relação ao ar quente que sai pelo escapamento da placa de vídeo!!! Como você disse, antes, daria pra qualquer mulher ficar com inveja disso se comparado aos seus secadores de cabelo ;) Hehehehe... Agora com o aumento da rotação do cooler, o ar que sai de lá está bem mais fresco...

Bacana saber que essa alternância entre os perfis criados não afeta em nada a vida útil da placa... Tb não seria coerente ter essa opção ela não pudesse ser usada ou afetasse diretamente na placa de vídeo, não é mesmo?

Acabei criando 3 perfis (se não me engano, acho que foi você quem disse que tinha criado 3 tb). Um para uso convencional, outro para games e o outro para dormir, seguindo os % que você indicou ;)... Agora está tudo certo!!!

Ah! Só mais uma pergunta: como faço para ver as temperaturas durante os jogos, apenas para controlar elas melhor? É pelo próprio Catalyst (se sim, como devo proceder) ou é através de outro programa (qual)?

Brigadão mesmo pela ajuda!!!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah! Só mais uma pergunta: como faço para ver as temperaturas durante os jogos, apenas para controlar elas melhor? É pelo próprio Catalyst (se sim, como devo proceder) ou é através de outro programa (qual)?

Você pode fazer isso de 2 jeitos. Um é com o GPU-Z, você vai na aba sensor e marca a caixa pra atualizar mesmo com o gpu-z minimizado. Jogue e depois volte pro GPU-Z e veja o mini gráfico de temperatura (colocando o mouse em cima você consegue saber como evoluíram as temps).

Outro é com o ATI Tray Tools, é um programa um pouco mais sofisticado, mas com ele dá pra colocar uma pequena barrinha que fica em cima da tela do jogo mostrando coisas como FPS, clock, memória, temperatura, etc em tempo real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!