Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro liga automaticamente quando energizado, não inicializa, não dá video ou bips.


jcajr

Posts recomendados

Oi galera!

Sou novo no fórum, então se postei na área errada é só dizer ... Se já existe um tópico idêntico, mandem o link pra mim ^^

Tenho um micro com uma MOBO Gigabyte GA-VM800PMC que foi desligado normalmente numa noite (inclusive no estabilizador, que também ficou fora da tomada), e na noite seguine quando fui ligá-lo (o micro), apresentou o seguinte problema:

O micro liga ao ser energizado, imediatamente quando o cabo de força é conectado na tomada, mas não inicia, não dá video e não emite bips;

Como tenho um pequeno conhecimento em montagem e manutenção (inclusive fui eu quem montou o bichinho) fiz o seguinte:

Retirei a MOBO e fonte do gabinete e testei os dois sozinhos numa mesa (testei apenas com mobo, processador, memória, speaker e fonte) e nada, continuou a mobo ligando quando energizada e nada de video/bips. Também fiz o teste sem a memória... nada. Como eu não tinha onde testar a memoria ddr2, peguei um pente ddr1 do meu outro micro aqui e testei (essa mobo suporta os dois tipos), testei a fonte que fica na gigabyte nesse outro micro e funcionou normalmente, também fiz o inverso, testei a fonte do outro na gigabyte e nada. Clear cmos já foi feito umas 5 vezes, com a bateria fora da mobo. Também testei com e sem estabilizador, nada.

Só não testei mesmo o processador em outra mobo, mas acho que se fosse ele, a mobo não ligaria sozinha ao ser energizada. E também acho que ele não queimaria assim dessa forma.

Como já não tenho mais o que testar, resolvi dar uma procurada na net, me cadastrei no fórum tamos aí ^^

Alguém já teve um problema parecido, e encontrou uma solução que possa me ajudar ?? :(

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi galera!

Sou novo no fórum, então se postei na área errada é só dizer ... Se já existe um tópico idêntico, mandem o link pra mim ^^

Tenho um micro com uma MOBO Gigabyte GA-VM800PMC que foi desligado normalmente numa noite (inclusive no estabilizador, que também ficou fora da tomada), e na noite seguine quando fui ligá-lo (o micro), apresentou o seguinte problema:

O micro liga ao ser energizado, imediatamente quando o cabo de força é conectado na tomada, mas não inicia, não dá video e não emite bips;

Como tenho um pequeno conhecimento em montagem e manutenção (inclusive fui eu quem montou o bichinho) fiz o seguinte:

Retirei a MOBO e fonte do gabinete e testei os dois sozinhos numa mesa (testei apenas com mobo, processador, memória, speaker e fonte) e nada, continuou a mobo ligando quando energizada e nada de video/bips. Também fiz o teste sem a memória... nada. Como eu não tinha onde testar a memoria ddr2, peguei um pente ddr1 do meu outro micro aqui e testei (essa mobo suporta os dois tipos), testei a fonte que fica na gigabyte nesse outro micro e funcionou normalmente, também fiz o inverso, testei a fonte do outro na gigabyte e nada. Clear cmos já foi feito umas 5 vezes, com a bateria fora da mobo. Também testei com e sem estabilizador, nada.

Só não testei mesmo o processador em outra mobo, mas acho que se fosse ele, a mobo não ligaria sozinha ao ser energizada. E também acho que ele não queimaria assim dessa forma.

Como já não tenho mais o que testar, resolvi dar uma procurada na net, me cadastrei no fórum tamos aí ^^

Alguém já teve um problema parecido, e encontrou uma solução que possa me ajudar ?? :(

Abraço!

a qualidade das placas gygabyte esta sendo PIORizadas em sta rita do sapucaí e em outras na amazonia, ate mesmo a asus esta mostrando a diferença dos capacitores dela para gigabyte. eu acredito q possa ser algum capacitor seu que ja esteja morrendo.

eu particularmente parei de montar/comprar mesmo em oferta placa-mãe gigabyte para montagem de computadores de cliente, tenho comprado a asus p5pkl para intel, e a m2n68 ambas sendo montadas em sp/mg.

troque de placa-mãe...eu recomendaria. e a fonte tb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a qualidade das placas gygabyte esta sendo PIORizadas em sta rita do sapucaí e em outras na amazonia, ate mesmo a asus esta mostrando a diferença dos capacitores dela para gigabyte. eu acredito q possa ser algum capacitor seu que ja esteja morrendo.

eu particularmente parei de montar/comprar mesmo em oferta placa-mãe gigabyte para montagem de computadores de cliente, tenho comprado a asus p5pkl para intel, e a m2n68 ambas sendo montadas em sp/mg.

troque de placa-mãe...eu recomendaria. e a fonte tb

"PIORizadas" kkk

Então você acha que depois de todos os testes que fiz, só pode ser um problema físico na mobo mesmo né ??

Se for, nesse caso só uma nova mesmo ...

PS: A mobo já tem uns 2 anos, então já deu o que tinha de dar, vou tentar pegar uma outra emprestada, só pra desencargo de consciência, e testar tudo nela !

Valeu !

Se mais alguém quiser opinar, sou todo ouvidos (ou olhos! kkk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual fonte que vocês está usando? Se for genérica pode ser ela que está causando o problema, perdi duas placas mãe assim. (_(

_o/

A fonte é genérica sim, mas eu também testei ela no meu outro PC, e funcionou normalmente :)

O fato de estragar pode ser fonte generica e o estabilizador que mata o pc.

Poderia até ser, mas eu também testei a fonte direto na tomada, e eu acho que ela (a fonte) também queimaria a mobo do meu outro PC se estivesse com defeito.. Acho que foi fatalidade mesmo...

Pra tirar a duvida, liguei a fonte da gigabyte no meu outro micro de novo, e tô usando enquanto respondo agora, já até joguei uma partida de Street Fighter 4 pra ver se com o processador e VGA trabalhando num jogo ela ia reiniciar ou algo assim, mas tá normal até agora. Deixando claro que não tô defendendo fonte genérica porque nem dá né, mas nesse caso acho que ela é inocente :)

Não tem nenhum outro teste que eu poderia fazer com essa mobo gigabyte pra ver se ela funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu to com uma mobo do mesmo jeito..

os dois leds acendem..os cooles ficam girando

mas n aparece imagem e nenhum bip!!

ai persebir q tinha dois capacitores estourados..

troquei eles mas continua com o problema

o problema é q n ta chegando tensão no processador (12v)

fica a mesma coisa se você ligar um pc sem o cabo de 4 pinos da fornte (12v)

ai tem q testa o circuito regulado de tensão!!

amanha vou testar o meu pra saber qual componente ta com defeito

qualquer coisa to aqui..olhando esse topico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu to com uma mobo do mesmo jeito..

os dois leds acendem..os cooles ficam girando

mas n aparece imagem e nenhum bip!!

ai persebir q tinha dois capacitores estourados..

troquei eles mas continua com o problema

o problema é q n ta chegando tensão no processador (12v)

fica a mesma coisa se você ligar um pc sem o cabo de 4 pinos da fornte (12v)

ai tem q testa o circuito regulado de tensão!!

amanha vou testar o meu pra saber qual componente ta com defeito

qualquer coisa to aqui..olhando esse topico

Dei uma olhada na mobo e não vi nenhum capacitor estufado, nem nenhuma outra anomalia fisica, é claro que com instrumentos o resultado pode ser outro, mas visualmente está tudo normal.

O mais estranho é que o micro não apagou enquanto estava ligado, e sim depois de ficar 1 dia desligado ( O.o ) e fora da tomada, e o pior é que o outro micro, que é de super-mercado, fica ligado praticamente 24/7 a 1 ano e meio, usa fonte genérica e nuuunca deu problema... por isso acho que foi fatalidade ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tu deixa a mobo liganda uns 10~15min ai quando desligar

1º tira o cooler do processador e coloca o dedo em cima dele pra ver se esquentou

2º olha o chip de video pra ver se ta muito quente ou ta frio!

obs: você falou q o pc ta ligando sozinho quando você liga ele na tomada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte genérica estraga os mosfets do VRM. Ocorre exatamente como você descreveu, o processador vai esquentar, os fans vão ligar mas ele não funciona.

SE você tocar a fonte de pc provávelmente vai funcionar, porque não foi a fonte que queimou, e sim a oscivação de corrente de saída dela que estragou os VRM (módulos reguladores de tensão) da placa.

Tive uma GA 8i865GME, que teve o meeesmíssimo problema, testei o cpu e as memórias em uma Asus P5PE-VM, e funcionou tudo normalmente. Na época eu usava uma fonte genérica, paguei caro por isso. tEstei a fonte em um AMD K6-II+ e funcionou na boa também. O consumo do k6 é quase 1/3 do pentium 4.

Dá uma avaliada nisso, e tem um artigo no clubedohardware falando sobre fontes genéricas, dá uma olhada nele também.

_o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou novo no forum.....mas espero ajudar em algumas questoes em geral sobre hardware..

Queria saber qual é o problema da minha placa gigabyte ga-81915-me..

sempre q termino de montar...quando vou ligar mal acabo de ligar na tomada ja liga sozinho...e não da bipes....

Alguem pode me dizer qual é o problema???

agradeço desde ja...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!