Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperando Placas-Mãe Defeituosas por Falta de Beep


Posts recomendados

Esses capacitores eletroliticos perdem a eficiencia com o tempo, estufam (nas MB antigas), vazam, etc, com a troca a MB volta ao normal, hoje usam capacitores sólidos.

Nas fontes ATX acontece a mesma coisa: param de funcionar.

Já ressuscitei várias fontes trocando os capacitores eletroliticos estufados e outros sem com capacitancia reduzida. Se forem trocar algum, só usem capacitor de 105ºC onde for trocar, e de 80ºC idem. Esses ainda se acha no comercio. Prefira o da marca Epcos.

Quanto aos capacitores da MB, o problema é achar esses capacitores exclusivos para MB no mercado paralelo.

Eu tenho uma MB mais antiga que estava com todos os capacitores próximos ao socket estufados. Levei em um técnico e o cara substituiu todos e a MB voltou a funcionar. E ela estava com o mesmo problema relatado no tópico: não dava sinal de vida.

O CI da Bios pode ser presa a MB por solda ou encaixada.

A BIOS é um chip que carrega as configurações mais básicas do sistema antes de inicializar o sistema operacional propriamente dito. Ela verifica se a data e hora estão certas, se a ventoinha do processador está operando, se os diversos periféricos e controladores estão recebendo tensão, bem como se as memórias RAM estão prontas para trabalhar para, enfim, "chamar" o HD que acordará o sistema operacional.

Ela tem vários formatos.

Algumas MB parece um CI de 8 pinos encaixada no soquete de 8 pinos, outras CI SMD.

Quanto a remover dissipadores, dependendo da MB ai, só o do processador+dissipador. Outros dissipadores ou são fixados com uma manta adesiva ou fixados com travas/molas. Esses com travas/molas dos Chipet dá para remover e colocar pasta termica.

Link correto

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1560

sds

Eu já consegui identificar a CI. Até removi e depois coloquei de volta. Tem que ter muito cuidado para não quebrar as "perninhas":D.

Com relação aos dissipadores, eles são de mola. Embaixo tem uma manta mesmo que parece mais aqueles feltros que põe em pé de cadeira. Quando o tempo melhorar por aqui eu vou fazer a tal lavagem. Estava muito a fim de ressucitar essa mobo. Estou com um Phenom parado aqui, esperando para estreiar.:(

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... minha placa mãe deu problema após fazer um OVERCLOCK.

Tenho uma P5QL-SE

Ao ligar a mesma, o computador ligada por menos de 1 segundo e já desligava, tipo um flash.

Se eu retirasse o cabo de energia do processador o mesmo ligava... tentei de tudo e o problema é realmente na placa mãe, na área de alimentação do processador.

Algum método pode funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

No caso da mobo ligar e não da vídeo e esquentar os chipset o problema está no cristal de 32k porque ele é usado por um sintetizador que controla varios clocks necessário para funcionamento da placa mãe, até o liga e desliga passa por ele, se ele estiver com problema pode ocorrer quais quer sintoma até de não ligar mais com o botão power (liga e desliga)

tem outro cristal que controla o PCI e PCI-Express, na ausência dele não da vídeo nem usando placa de vídeo PCI antiga, porque o clock dos pci´s estão faltando.

Nesse caso a lavagem ou até mesmo o papel alumínio para tirar carga em excesso não irá adiantar.

vocês que costumam pegar a mobo de qualquer jeito e colocar no gabinete, qualquer vibração seja causada por descuido ou tombo da placa mãe.. isso pode danificar esses dois cristais.. ele são frágeis tal como copo de cristal, pois são peças delicadas, até um macro choque causado por energia estática danifica eles.

Teve caso de um amigo que sempre tirava a placa mãe para limpar, passar ar e ele empurrava a placa no gabinete, ele socava a placa lá, jogava ela e ela deixou de ligar e funcionar.. por fim era os cristais de 32k e 21Mhz se não me engano.. precisou ser trocado..

então na hora de recolocar a placa, tenha cuidado como se tem cuidado ao estacionar o seu carro zero bala que acabou de comprar da loja :unsure:

Vou repetir: Esse negocio de lavar a placa com álcool isopropilico... ja ferrei uma placa com esse processo.. ela ligava normalmente, foi so da um banho porque ela estava imunda... que a bixinha deixou de funcionar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!!! Amigo eu montei um pc e comprei uma placa mãe asus P6X58D Premium depois de passar uns 5 dias de montado o pc ele começou a reiniciar sozinho, desligar e nao ligar +. Depois ligava novamente ficava um tempo ligado e deligava novamente. Então levei nos técnicos aqui na minha cidade pra ver o q seria isso. Fizeram todos os tipos de teste q sabiam, trocaram peça por peça do pc e nd continuava a mesma coisa, reiniciava sozinho desligava e nao ligava mais. Até q eles resolveram colocar outra placa mãe para fazer o teste, ai sim ele funcionou correto. Eu estou querendo arrumar essa asus P6X58D Premium q eles tiraram, ela nao tem 02 semanas de uso, quem você me indica pra mim mandar pelo correio para consertar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia galera. O seguinte, a placa mãe da assinatura simplesmente morreu. Digo simplesmente porque foi do nada. Usando-a normalmente, ela desligou sem mais sem menos. Não tem cheiro de queimado, nem nada.

Eu sempre usei ela com overclock de 3.2 para 3.7 no processador, NB de 2000 para 2600 e as memórias de 1333 para 1600. Usei assim durante 2 anos e não acontecia nada. A máquina sempre rápida, respondendo bem a todos os comandos.

Acredito ser ela porque quando ela desligou, e fui liga-la, ela gira os coolers por 2 segundos no máximo e já desliga. Sempre assim. Só volta a ligar muito tempo depois. Analisei toda a placa mãe e não encontrei nada de anormal, até retirei a mesma para ligar na bancada e acontece o mesmo.

Esqueci de fazer mais alguma coisa?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Muito bom esse processo,recuperei 2 placas de um cliente sem mexer em nada ,só lavando pelo processo descrito aqui, e olha que elas nem partiam os coolers e nem havia tensão alguma na placa mãe,só os 5 V iniciais que alimenta a bios,depois do processo tudo funcionou perfeitamente e até comprei uma das placas ao cliente,pois ele não sabia o que fazer com a outra que ia jogar no lixo,rsrsr.Valeu pela dica DriverGuide,é de pessoas assim que o CH precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal!

Estou com problemas faz tempo. Sou técnico novo, me considero bastante leigo e sempre tive dificuldades quando o erro é placa mãe.

Exemplo, estou com uns dois pcs aqui que hora liga, hora não liga. Eles não dão nenhum beep, so o cooler gira e não da sinal de video. Já testei memória e fonte e creio que não é nenhum dos dois. Creio tb que não seja processador pois é difícil de dar problemas.

Vamos a duvida. Gostaria de saber se essa parte de hora dar video e hora não, é alguma coisa de mal contato na placa mãe, e gostaria de saber se fazendo esses passos que o DriverGuide ensinou no começo do tópico vai dar tudo certo.

Desde já agradeço a todos. Um grande abraço. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depois de um overclock exagerado, minha mobo meio que faleceu. penso que seja algo na area das memorias, pois aparentemente ela nao reconhece nada. o led não acende e nem beepa. até se eu retirar todas as memorias,ela não beepa nem acusa nada...

ja dei um conferida so por teste, e vi que ela continua beepando normal pr outros motivos.

penso que tenha ocorrido um curto ou sei la... será que uma lavada resolve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Oi, meu pc tava lento, algumas teclas do teclado não pegava, embora o teclado seja novinho, ai fui abrir o meu pc e vi que tinha capacitores estufados, já ocorreu diversas quedas de energia, estou com minha terceira fonte, a última vez a minha irmã ligou no 220 com o pc no 110.

Fui trocar os capacitores, sendo que quando fui ligar(com processador, memória) o cooler ligava durante 2 segundos e desligava, fiquei muito chateada, então resolvi vir neste fórum se buscava solução, então deixei a placa mãe sem o processador, memória e a bateria da bios e decidi colocar o alumínio, só para descarregar os capacitres, já que foram eles que foram trocados.

Faltam meia hora para tirar o papel alumínio, fico na esperança de funcionar, vou deixar as fotos que fiz da minha placa.

Foi muito difícil soldar, então "arranhei" algumas trilhas mas acho que não deu problema pois foi no esmalte, lá vai as fotos, espero que me ajudem.

Na imagem numerei os capacitores, foram 6 estufados.

:D

Frente

frente.jpg

Atrás

atr%C3%A1s.JPG

Capacitores atrás da placa - 2,3,4

GEDC5978.JPG

Capacitores atrás da placa - 5,6

GEDC5974.JPG

Capacitores atrás da placa - 1

1.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo na etapa da lavagem não seria melhor um limpa contatos?

não, é melhor lavar mesmo! o limpa contatos tb corroe um pouco já q a função do mesmo é limpar os contatos, nessa tentativa pode ser q ele cause certas corrosões na placa, principalmente depois d um certo tempo; em fim, a lavagem da placa é o melhor caminho, já recuperei varias placas lavando. tem um detalhe, quando você for lavar, não deixe d tirar a bateria e colocar um processador nas placas a partir do soquete 775, pra não acontecer d entortar um dos pinos do encaixe do processador na lavagem, deixe pelo menos o dia todo no sol ou na estufa p secar.

Isso me deixou meio na duvida.

Como assim tem que dar certo... se como você disse, somente 1% das placas que você faz isso da certo?

Não conhecia os procedimentos, tenho um monte de placas aqui, vou fazer isso amanha (se sair sol) e posto os resultados. Obrigado por compartilhar ;)

Nem sempre da certo, s for regulador em curto, bga queimada, diodo em curto, resistor partido, capacitor esgotado, em curto, estufado ou estourado nunca uma lavagem irá resolver tais problemas e outros semelhantes. a lavagem assim como o envolvimento no papel alumínio resolve problema de oxidação (sujeira q produz mal contato) e energia estática (onde os capacitores não carregam ou não descarregam).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Tenho uma placa mãe que já lavei duas vezes e continua com problema, monto o pc com ela, e funciona durante uma semana ou duas, e depois para de dar vídeo, cooler gira mas não bipa nem dá video, ai desmonto tudo mexo pla lá e pra cá, ela dá video e depois de uns dias o problema volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

falando nisso, estou com duas placa mães:

uma Só Liga quando Esquenta,NÂO DA VIDEO quando Fria, e não tem nenhum Capacitor Estufado.

a outra:

Não Reconhece nenhuma Entrada SATA,Parou de reconhecer, Tem 4 nenhuma funciona.

entrada IDE funciona Normal, da pra usar usando só a IDE.

Será que se fazer esse procedimento nas duas, poderia resolver?

qual a chance de a placa voltar a reconhece as portas sata?

e qual a chance da placa voltar a ligar quando FRIA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, estou com uma placa GA-VN800PMC que as vezes não ligava, lavei com alcool isopropílico e depois apliquei contactec nos slos de memória e após esses procedimentos não ligou mais será que esses produtos danificaram a placa. Tenho uma placa de diagnostico apresentou o código 80

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!