Imprimir artigo
Como Fazer Um Upgrade de BIOS
31/07/2006 às 18h30min por Gabriel Torres em Tutoriais
1.205.848 visualizações
Página 2 de 7

Introdução (Cont.)

Para fazer um upgrade de BIOS você precisa saber três coisas básicas sobre o seu computador: o fabricante e o modelo da placa-mãe e o fabricante do BIOS.

Se você não sabe qual é o fabricante e o modelo da sua placa-mãe, siga os procedimentos ensinados em nosso tutorial Como Descobrir o Fabricante e o Modelo de sua Placa-Mãe.

Sabendo qual é o fabricante e o modelo da sua placa-mãe, você precisa acessar a área de download no site do fabricante para fazer o download do arquivo do BIOS. Clique aqui para ver uma lista completa dos fabricantes e os respectivos links para a página de download.

Normalmente são necessários dois arquivos. O conteúdo do BIOS – geralmente um arquivo com extensão .bin ou .rom – e o programa para gravar o conteúdo do BIOS no chip de memória ROM, ou seja, o programa gravador de BIOS (se sua placa-mãe tiver um programa gravador de BIOS integrado à placa-Mãe você não precisará baixar este programa). Ambos os arquivos estão disponíveis na área de download do site do fabricante da placa-mãe.

Você precisará também saber quem é o fabricante do BIOS, ou seja, qual empresa escreveu o código do BIOS. Existem basicamente três fabricantes de BIOS: AMI (American Megatrends, Inc), Phoenix e Award. É muito importante que você saiba quem é o fabricante do BIOS, já que você precisa usar um programa de gravação compatível com o seu BIOS. Um programa de gravação da AMI não funcionará com o BIOS da Phoenix e vice-versa. Como a Phoenix foi comprada pela Award, programas gravadores de BIOS da Phoenix funcionarão com BIOS da Award.

Uma forma de saber quem é o fabricante do BIOS é dando uma olhada no chip de memória ROM. Na maioria das vezes os fabricantes colocam um adesivo sobre o chip. Dê uma olhada na Figura 2 e você verá que a Phoenix foi a empresa que escreveu o código do BIOS desta placa-mãe.

Uma outra maneira é prestar atenção quando você liga o micro, já que o nome do fabricante do BIOS aparece toda vez em que você liga o computador. Como essa informação aparece muito rápido na tela, pressione a tecla Pause logo após ter ligado o micro. Na Figura 3 damos um exemplo, onde o BIOS foi fabricado pela Phoenix.

Como Fazer Um Upgrade de BIOS
Figura 3: Logomarca e nome do fabricante exibidos durante o POST.

Entrar no setup (pressionando a tecla Del durante a contagem de memória) é outra maneira de descobrir o fabricante do BIOS, já que o nome do fabricante é exibido no cabeçalho ou rodapé na tela do setup da placa-mãe. Na Figura 4 você ver um exemplo onde o BIOS foi fabricado pela Award (como mencionamos anteriormente, o programa de gravação da Phoenix funcionará perfeitamente).

Como Fazer Um Upgrade de BIOS
Figura 4: Nome do fabricante exibido no setup da placa-mãe.

Agora que você já fez o download do arquivo do BIOS e do seu programa de gravação no site do fabricante da placa-mãe, é hora de fazer o upgrade de BIOS em seu micro. Não esqueça de descompactar (com o Winzip, por exemplo) os arquivos baixados.

Existem quatro maneiras de fazer um upgrade de BIOS:

  • Substituindo o chip de memória ROM por um novo chip contendo o programa atualizado. Esta é a maneira mais complicada para usuários comuns e por isso não a abordaremos.
  • Atualizar o BIOS usando um programa de gravação embutido em sua placa-mãe. Esta é a maneira mais fácil e preferida. Nem todas as placas-mães oferecem esta opção.
  • Atualizar o BIOS usando um programa de gravação para Windows.
  • Atualizar o BIOS usando um programa de gravação para DOS.

Como mencionamos acima, a maneira mais fácil de se fazer um upgrade de BIOS é usar o programa de gravação embutido na placa-mãe. Nem todas as placas-mães têm esta função. Se sua placa-mãe tiver, você não precisará executar qualquer programa extra, já que neste caso o programa de gravação é executado ao pressionar uma determinada tecla durante o POST (ou seja, logo após você ter ligado o micro). Na próxima página mostraremos como detectar se sua placa-mãe tem este recurso e como usá-lo para fazer um upgrade no BIOS do seu micro.

ARTIGOS RELACIONADOS
Setup
29/03/2000 às 4h57min por Gabriel Torres em Placas-Mãe
ÚLTIMOS ARTIGOS
449.474 usuários cadastrados
371 usuários on-line