Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por Dentro da Arquitetura do Atom


     143.559 visualizações    Processadores    4 comentários
Por Dentro da Arquitetura do Atom

Modos de Economia de Energia

Nem todos os processadores Atom são iguais e a diferença mais importante entre eles está nos modos de economia de energia suportados. Para uma explicação detalhada de todos os modos de economia de energia leia nosso tutorial Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre os Modos de Economia de Energia (Estados C) do Processador.

O Atom 2xx (até o momento apenas o Atom 230 está disponível) suporta apenas o modo C1 (Parar), introduzindo um novo sub-modo C1, chamado MWAIT, que é acionado mediante a execução de uma instrução chamada “MWAIT”, e, portanto, é similar ao tradicional modo C1, que é ativado com a execução de uma instrução “HALT”. A diferença, no entanto, é que enquanto o processador só pode sair do estado Parar (Halt) quando uma interrupção é dada, no estado MWAIT outros eventos podem colocar o processador de volta em seu estado operacional.

O Atom Nxxx (até o momento apenas o Atom N270 está disponível) suporta os modos C1, C1E, C2, C2E, C3, C4 e C4E.

O Atom Z5xx suporta todos os modos mencionamos acima, além do modo C6.

Nesses processadores os estados C1, C2 e C4 podem ser utilizados em cada processador virtual (“thread” individual). Como o Atom suporta a tecnologia Hyper-Threading, cada núcleo do processador é reconhecido como dois processadores pelo sistema operacional; portanto um processador de um único núcleo é reconhecido como sendo dois processadores ou “duas threads” usando o jargão da indústria. O Atom pode colocar qualquer “thread” em qualquer estado C1, C2 ou C4.

O processador Atom pode desabilita um porção do seu cache L2 quando entrar nos estágios C4 ou C4E, recurso chamado “Tamanho de Cache Dinâmico” (O processador Atom 2xx não suporta o modo C4 e por isto ele não tem este recurso). Normalmente quando o processador entra no estado C4 o cache de memória está totalmente ligado e no estágio C4E o cache de memória está totalmente desligado.

Outro tradicional recurso de economia de energia disponível nos processadores Atom (apenas no modelo N270) é a tecnologia SpeedStep. Esta tecnologia faz com que o processador trabalhe com um clock mais baixo e com tensões de alimentação menores quando você está rodando um programa que não demande grande poder de processamento.

  • Curtir 1

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Gabriel Torres disse:
O Atom é baseado na microarquitetura Core, portanto é um processador Intel de 6ª geração, assim como o Pentium M, Pentium III, etc.

O Atom não é baseado em arquitetura Core ou Core2, é um design novo...

http://www.intel.com/technology/atom/microarchitecture.htm

Sobre a arquitetura Atom, mais importante que o número de estágios dos pipelines é o fato da arquitetura ser "in-order", ao contrário de todos os CPUs x86 desenvolvidos pela AMD e Intel desde o K5 ou Pentium Pro.

Citação
Claro que esta técnica é menos eficiente do que ter dois núcleos de processamento verdadeiros, mas este “núcleo” extra – e conseqüentemente o desempenho extra – você ganha de graça.

Não se ganha nada de graça com HT, apenas perde-se menos. O HT existe para aproveitar melhor o desempenho que seria perdido por causa do fato da arquitetura ser "em ordem".

[]'s

DT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
O Atom não é baseado em arquitetura Core ou Core2, é um design novo...

http://www.intel.com/technology/atom/microarchitecture.htm

Sobre a arquitetura Atom, mais importante que o número de estágios dos pipelines é o fato da arquitetura ser "in-order", ao contrário de todos os CPUs x86 desenvolvidos pela AMD e Intel desde o K5 ou Pentium Pro.

Perfeito, corrigido e muito obrigado pela explicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Nesta ultima IDF a Intel abandonou o nome Atom Centrino. Fiquem de olho!

Eu estive no IDF e não vi isso. Por favor, poste link para onde está esta informação, pois no site da Intel o nome Atom Centrino é usado:

http://www.intel.com/products/centrino/atom/

A propósito, este nome foi anunciado em 01/04/2008:

http://www.intel.com/pressroom/archive/releases/20080401comp.htm

Atenciosamente,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!