Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ruídos eletromagnéticos e problemas no clock do PIC!


Posts recomendados

Boa tarde pessoal!

eu tenho 2 perguntas...

Pergunta 1:

Estou fazendo uns circuitos com meu PIC16f628a em uma Protoboard, o circuito e a programação são simples, o PIC somente acende e apaga um LED, o circuito no Proteus funcionou legal, mas na Protoboard não, (Ruídos!:mad:) só funciona quando encosto meu dedo no terminal catodo do LED :) será q alguém pode me ajudar, como tiro estas interferências eletromagnéticas do meu circuito?

Pergunta 2:

Adicionei no meu circuito do PIC descrito acima um cristal oscilador de quartzo de 20MHz para substituir o clock interno do PIC que usava antes. Na programação do PIC fiz as alterações, retirando o fuse de clock interno (INTRC_IO) e adicionando o

#use delay(clock=20M) no programa, o circuito do Clock que utilizei foi este:

(no meu caso utilizei o PIC16f628a e o clock de 20 MHz)

http://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=clock+do+PIC16f628a&source=images&cd=&cad=rja&docid=VisL3XiBx6rj3M&tbnid=MXMl-zWKPZ0dnM:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Fwww.arnerobotics.com.br%2Feletronica%2FMicrocontrolador_PIC_teoria_2.htm&ei=opMrUoqDIcWIiwLD5YDoCg&psig=AFQjCNEUNk6XgtTCOp3TSxu4gzjX6Rox3A&ust=1378673935311763

O problema é q o tempo q eu utilizei para acender o LED (500 milissegundos) mudou, utilizei o comando delay_ms(500); será o bendito ruído ou erro do Usuário Super Burro?

Obrigado pra quem leu até aqui e me ajudar!!! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para tirar o ruido, começe por uma excelente filtragem o mais próximo possivel do PIC. Use um eletrolítico tipo 10uf em paralelo com um cerâmico de 0.1 uF.

Coloque sempre um resistor de 10k ligando o Reset ao positivo.

E nunca deixe as entradas do PIC em alta impedância, sempre use um resistor , seja o pull-up interno ou um resistor externo.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema com ruído eletromagnético depende de:

1) Circuito suscetível a ruídos.

2) Montagem suscetível a ruídos.

3) Firmware suscetível a ruídos.

Para podermos opinar de modo mais direcionado para a solução do problema, é necessário que:

a) você mostre o diagrama esquemático do circuito, para analisarmos o item 1.

B) você mostre a foto da sua montagem, para que possamos analisar o item 2.

c) você mostre o firmware, para que possamos analisar o item 3.

Geralmente o problema se encontra nos itens 1 ou 2.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dúvida dele é boa, e é um pouco a minha.

Montei um circuito com PIC em protoboard, usando 16MHz de cristal, e voc~es conseguem adivinhar o que acontece?

Primeiro, as temporizações que tinha bolado estavam mais lentas. No fim dos testes com o hardware do protoboard, eu removi o cristal e o esquema continuou funcionando, sem cristal. Como isso aconteceu, sendo que eu configurei o PIC pra funcionar só com o cristal, eu não sei, mas já fiz outros projetos em protoboard usando o mesmo cristal e isso nunca havia acontecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Colega, atenção à fonte que está usando. Ela deve ter uma filtragem, no mínimo, razoável. Certa vez alguém passou por um problema parecido com o seu. Quando fomos prestar atenção nas mensagens dele, vimos que ele usava, como fonte, um carregador de bateria de celular. Não deu outra: trocou a fonte e o circuito funcionou direitinho.

Bons trabalhos.

Advtec.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!

Já aconteceu comigo de leds só funcionarem quando tocava com os dedos em determinadas partes do circuito e resolvi distribuindo mais fios de Terra e Vcc pelo protoboard. Existem muitos problemas de mau contato em protoboards. Quanto ao programa veja se assim resolve:

#include <16f628a.h>

#fuses HS, etc...

#use delay(clock=20000000)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

A minha opinião é que quando nos esquecemos de configurar os fuses relacionado ao clock, o micro controlador

fica sem "chão" esperando qualquer estímulo. Então se o clock é XT e fica configurado por exemplo: internal noclock, ele fica sem "chão". No proteus funciona bem, porém na pratica não. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...