Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida shunt amperimetro


Posts recomendados

Isso isso mesmo pois qualquer cabeamento mais fino pode inserir resistência a mais e interferir na medida..

E claro, feita a alteração, se os dois shunts forem iguais, ao ler 50 Amperes no instrumento significará 100 Amperes...

No meu shunt tem lá 50A 75mV, o outro shunt deve ser de 75mV também ? se eu colocar um shunt de 100A e um de 50A vou medir 150A ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP

Aparentemente ele já tem um shunt. Se quiser fazer outro, geralmente é usado fio cuprotal pra uso profissional. Se for só uma brincadeira séria qualquer, eu (eu) usaria um fio de cobre mesmo. Algo como uns 20cm de fio 6mm2 e um trimpot para calibração. Mas tem alguns depende´s: corrente, precisão desejada, datasheet do módulo (não vi), etc


0-36-DC-0-50A-Ammeter-Red-LED-Panel-Amp-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Realmente parece que ele tem um shunt, mas o vendedor diz que é necessário shunt externo.

 

Não sei se aplica aqui, más a ampliação da capacidade de leitura de um amperímetro é feita assim: 

 

1º: Determinação do valor do shunt:

 

Rs = Ri/(n-1)    

 

Onde:

Rs - Resistência shunt (em ohm)

Ri - Resistência interna do amperímetro (em ohm)

n - Fator de ampliação

 

2º: Determinação do fator de redução (n)

 

n= i1/i2

 

Onde:

i1 - Corrente máx que se deseja ler (no meu caso 50A)

i2 - Corrente máx que o amperímetro le

 

3º: Dimensionamento do fio a ser usado 

 

Após obter o valor em ohm do resistor shunt, usamos a fórmula:

 

R = (p*L)/S

 

Onde:

R - Resistência do fio (o valor que achamos em Rs, dos items anteriores)

p - Resistência do material do fio (cobre = 0.0172)

L - Espessura do fio (Podemos escolher um fio que temos disponível 6mm² , 10mm², etc...)

S - Comprimento do fio (queremos achar esse valor)

 

Bom, o procedimento que aprendi é esse. Porém, não sei se da para aplicar nesse caso. Não tenho o valor de corrente máxima suportada pelo amperímetro e nem o valor da resistência interna (bom, ele cita impedância de entrada, que é de 5mOhm, não sei se serve). Se alguém tiver uma ideia...

 

O valor desse amperímetro é muito baixo, realmente compensa quebrar a cabeça um pouco hehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • 2 anos depois...

Pessoal,

estou com uma dúvida.

Comprei voltimetro/amperímetro digital de 50A de um site chines e esqueci de comprar o shunt também.

sem o shunt ele só mede 10A, mas preciso medir até 50A.

Ocorre que o item trabalha com 60mV e só encontro shunts 50A com 75mV.tem algum problema usar shunt75mV nesse amperímetro?

Tem como fazer alguma adaptação?

No mercado livre encontrei shunt 60mV, mas para 100A. Poderia usar?

Pesquisei na internet cálculos de shunt mas não consegui chegar a uma conclusão.

Grato,

Rogério

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

sim você pode usar o shunt pra 100A. Mas tenha em mente que você vai medir tensão e não corrente. Portanto p.ex. no desenho onde o amigo @Sérgio Lembo mencionou 'amperímetro', perceba-se que tem um voltímetro na escala 200mV p.ex.

 

Eu (eu) nunca gostei de medir altas correntes com o amperímetro do multímetro. Os contatos do bornes, ponteiras, garras sempre podem zoar o barraco. Sempre medi (e meço) tensão em resistor de valor conhecido. No caso.. seu shunt. Agora (atualmente) pra altas correntes o bom mesmo é um alicate-amperímetro...

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 21/09/2017 às 14:21, Sérgio Lembo disse:

É uma adaptação para se usar um shunt de 75mV com aparelho de 60mV.

Sem título.png

adicionado 2 minutos depois

Pensando bem, talvez seja melhor usar 3 e 12 Ohms.

 

MT4W-DV-INPUT.jpg

SHUNT 2KA - 60MV.jpeg

adicionado 6 minutos depois

OLA TUDO BEM 

 

estou com essa situação para resolver não consigo que amperimentro faz a leitura correta, estou usado Autonics MT4W-DV-4N com shunt de 2000A / 60mv.

 

Alguem tem ideia onde estou errando

 

Sera que Autonics MT4W-DV-4N não e compartido com Shunt...

 

Segue a fotos

 

Cristiano 

MT4W-DV-INPUT.jpg

SHUNT 2KA - 60MV.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi. Numa análise e olhadela rápida na sua questão e manual dele, percebo que você vai ter que colocar este shunt em paralelo com a entada 50mV e fazer alguma correção. Veja na página 10. http://www.farnell.com/datasheets/686541.pdf

Também é bom fazer algum ajuste com resistor = a do amigo Serjão @Sérgio Lembo ou melhor ainda, com trimpot e ainda melhor: multivoltas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cristiano Botero , bom dia.

Desconheço o seu nível de conhecimento. Vou começar com coisas básicas que possivelmente você conhece.

1- Note que no shunt temos os terminais grandes onde se conecta a carga e 2 parafusos pequenos mais ao centro. É nos pequenos que irá conectar seu aparelho. Não utilize os terminais de carga, as resistências de contato irão sabotar a sua leitura para maior.

2- Seu aparelho é de 50mV e o shunt é de 60mV, 20% maior. Vamos ter que fazer um divisor resistivo para adequar isso.

3- Monte o divisor resistivo junto ao shunt. Não o colocaremos junto ao aparelho para evitar que a resistência do fio que liga o shunt ao medidor entre na matemática do funcionamento. Foi gasto um bom valor na aquisição do shunt e do medidor, ter perdas de precisão por conta de detalhes não faz sentido.

4- Utilize resistências de precisão (1% ou melhor).

5- Nas extremidades do divisor resistivo use o terminal para fixação no shunt. Não prenda por pressão, use solda na fixação resistor/terminal. Faremos isso por conta da oxidação futura. Os terminais possuem acabamento apropriados para isso, os resistores fatalmente terão resistência de contato no futuro.

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!