Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
kirkorian

posição dos hd e da fonte

Recommended Posts

kirkorian    16

Olá

Estou com um K7 4770 que atinge a temperatura limite sempre que começo a fazer conversão de vídeo. Decidi trocar o gabinete e colocar fans para ver se não esquenta tanto. Mas fiquei com dúvida sobre o gabinete a escolher. Fonte em baixo é melhor? Pois quase todos têm a posição da fonte embaixo. E quanto aos hd, vi alguns em que o hd fica de lado e não de frente para a parte frontal do gabinete. Qual é melhor? Ou não faz diferença, a não ser para a organização dos cabos?

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
AmarildoJr    1.732

A posição da fonte só afetará a temperatura da mesma. Se ela estiver embaixo ela pode pegar um ar mais frio (teoricamente), se tiver mais em cima pode pegar o ar quente que sobe das outras peças, assim adquirindo uma temperatura maior. Mas fonte embaixo não é garantia de fonte fria, são muitas variáveis. A fonte embaixo não terá sua temperatura muito reduzida se o gabinete todo estiver quente (e com falta de circulação de ar) e se a temperatura ambiente for alta.

O melhor é fazer com que o ar circule no gabinete todo, trazendo ar frio pra dentro e jogando o ar quente para fora. Se você montar um esquema desses que funcione bem então não necessitará da fonte na parte de baixo do gabinete. Mas claro, nada te impede de comprar um gabinete assim, pode ser que a organização dos cabos seja melhor ou algum outro motivo que dê vantagem.

 

A não ser que seja MUITO paranóico e diga que a fonte vai durar 15 minuto a menos das 100.000 horas porque ela está a 5 graus a mais do que estaria se estivesse na parte de baixo :P

É como aquela galera que gasta 150 reais em "pasta térmica  condutora com prata" porque acha que 7 graus a mais em uma temperatura já boa fará muita diferença e que a vida útil do processador deles vai acabar muito cedo hehehehehe. A maioria desses confia só na pasta para diminuir a temperatura do processador, sem tentar outras soluções mais baratas. Além do que, ir de 14,5c para 7,5c não trará nenhum benefício para quem não faz overclocks extremos, e quem precisa de temperaturas extremamente baixas geralmente ganha dinheiro com o processamento ou faz por diversão mesmo. Ou você acha que todos tem dinheiro para refrigerar o processador com nitrogênio liquido por muito tempo? :rolleyes:

 

Estou com pasta térmica genérica, com o cooler padrão, overclock de 3.0 para 3.7 com vcore de 1.35v para 1.55v e temperaturas em 14,5 graus. E o melhor, gastei só 6 reais num tubo de pasta que dura pelo menos 50 aplicações! ;-)

 

Caso algum dia eu decida ir além com meu overclock e ver que de fato preciso de temperaturas mais baixas, talvez eu compre uma pasta melhorzinha, mas só talvez. Antes disso vou pegar umas fontes estragadas (nas lojas eles dão de graça), retirar as ventoinhas delas, procurar uns tubos de 8cm de diâmetro no lixo para que o ar frio venha do chão do meu quarto, conduzir o ar frio até as peças mais cruciais e retirar o ar quente do gabinete. Além de desmontar o computador e fazer uma limpeza com aspirador de pó, pincéis e secador de cabelo e arrumar os cabos para que eles não atrapalhem a circulação de ar.

post-711110-0-16693600-1403416012_thumb.

Editado por Amarildo Júnior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
RS Faria    7.307

Os HDs de lado facilitam a instalação e manuseio e ajudam na hora de lidar com os cabos.. Sobre a fonte, o melhor é que ela fique embaixo mesmo.

 

Quando ela fica na parte de baixo do gabinete, ela puxa o ar mais frio de baixo do gabinete, pra uso próprio, usando esse ar para resfriar seus componentes. Todo aparelho eletrônico opera melhor com temperaturas mais baixas..

 

Quando ela fica na parte de cima do gabinete, ela tem que puxar o ar de dentro do gabinete que estará mais quente, pois temos VGA e processador logo abaixo dela. Ela se "resfria" com ar quente.. Com isso, a tendência é que ela esquente mais e tenha uma perda de desempenho. Não será nada tão alarmante assim, mas como ninguém quer trocar peças todo ano por causa de temperatura, devemos levar em conta a fonte também..

 

 

Quanto ao seu caso, revise pasta térmica e o cooler em si. Chegar aos 70ºC, mesmo com cooler stock, não é normal..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
kirkorian    16
  • Autor do tópico
  • A temperatura em uso comum já fica entre 45° e 50°, com gabinete aberto :( Se fecho, fica pior...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    AmarildoJr    1.732

    A temperatura em uso comum já fica entre 45° e 50°, com gabinete aberto :( Se fecho, fica pior...

    Faça circular ar no gabinete.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Correr    592

    A temperatura em uso comum já fica entre 45° e 50°, com gabinete aberto :( Se fecho, fica pior...

    E se colocar uma simples fan (com filtro para barrar sujeira) na frente ou lateral do gabinete jogando ar para dentro?

    Aí fica como o @Amarildo Junior disse, o ar circula (entra ar frio de fora e o ar quente sai em algum local) e os componentes tem ar fresco para operarem em temperatura menor.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×