Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como formatar um HD com Ubuntu 14.04?


EuNaoSeiNada
Ir à solução Resolvido por EuNaoSeiNada,

Posts recomendados

Comprei um HD de 500gb e quis experimentar o Ubuntu, mas agora quero formatar o HD inteiro, apagando todas as partições criadas pelo Ubuntu, para instalar o Windows 8.1 64 bits. Não quero dual boot. Ao pesquisar vi que o Ubuntu não usa NTFS.

Enfim, quero deixar o HD totalmente formatado e pronto para o Windows 8.1 64 bits.

Não imaginava que seria tão complicado formatar o HD, se soubesse que era assim jamais teria instalado o Ubuntu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se desespere, que não é nada complicado.

Se voce tiver condições de instalar o HD de 500 Mb como escravo (2º HD) em um pc com windows, fica mais simples ainda.

Baixe e instale um destes dois programas, muito faceis de usar, apesar de serem em inglês:

 

http://www.baixaki.com.br/download/minitool-partition-wizard.htm

 

http://www.baixaki.com.br/download/easeus-partition-master-home-edition.htm

 

Com eles  voce pode excluir, criar, misturar, aumentar, diminuir, dividir, mudar o sistema de arquivos e formatar partições.

No Youtube tem tutoriais e video aulas, sobre ambos.

Antes de baixar, veja as interfaces e escolha a que mais lhe agradar.

 

Se for útil, clique em curtir.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se desespere, que não é nada complicado.

Se voce tiver condições de instalar o HD de 500 Mb como escravo (2º HD) em um pc com windows, fica mais simples ainda.

Baixe e instale um destes dois programas, muito faceis de usar, apesar de serem em inglês:

 

http://www.baixaki.com.br/download/minitool-partition-wizard.htm

 

http://www.baixaki.com.br/download/easeus-partition-master-home-edition.htm

 

Com eles  voce pode excluir, criar, misturar, aumentar, diminuir, dividir, mudar o sistema de arquivos e formatar partições.

No Youtube tem tutoriais e video aulas, sobre ambos.

Antes de baixar, veja as interfaces e escolha a que mais lhe agradar.

 

Se for útil, clique em curtir.

Abraço!

Eu só tenho laptop e um adaptador sata/usb, ao colocar no Windows, o HD não está sendo reconhecido.

Se você não quer mais algo do que está nesse HD, use o próprio Live CD do Ubuntu e, com o GParted, exclua todas as partições.

 

A respeito de sistema operacional, minha opinião é diferente.

Quando você diz Live CD está se referindo ao DVD de instalação? É para fazer o boot com ele ou é para usá-lo com o sistema já aberto?

Se for para fazer o boot, é para escolher quais opções? E se não, como devo proceder? Não sei nada de Linux, nem sei como entrar na root.

 

P.S.: Eu entendo o porquê das pessoas gostarem da ideia do software livre, mas não sou técnico, nem programador, eu acho que as interfaces dos S.O. Linux deveriam ter comandos mais diretos e autoexplicativos através botões ou por atalhos de teclado, assim como o Windows, sem ter de fazer tudo por linha de comando. Se fosse assim tenho certeza de que a adesão seria maior, mas acho que facilitar a vida do usuário não faz parte dos planos dos programadores de Linux, afinal de contas eles vivem de prestar assistência técnica às grandes empresas. Para o usuário doméstico comum não é um bom negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É possível que o MiniTool Partition Wizard trabalhe com o HD mesmo que o Windows não esteja atribuindo letras de unidade a ele. É normal o Windows não atribuir letras de unidades a partições Linux. Por outro lado, eu nunca usei o MiniTool Partition Wizard e não sei se manuseará as partições Linux. Eu sei que o GParted de um Live CD faria isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível que o MiniTool Partition Wizard trabalhe com o HD mesmo que o Windows não esteja atribuindo letras de unidade a ele. É normal o Windows não atribuir letras de unidades a partições Linux. Por outro lado, eu nunca usei o MiniTool Partition Wizard e não sei se manuseará as partições Linux. Eu sei que o GParted de um Live CD faria isso.

Mas como faço isso? É para escolher a opção experimentar o Ubuntu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando você diz Live CD está se referindo ao DVD de instalação? É para fazer o boot com ele ou é para usá-lo com o sistema já aberto?

Se for para fazer o boot, é para escolher quais opções? E se não, como devo proceder? Não sei nada de Linux, nem sei como entrar na root.

 

Sim, desculpe-me, realmente é um DVD e não um CD. Você deve escolher "Experimentar o Ubuntu", e não a opção de instalar. Pressuposto que o disco que você tem a versão desktop e não a versão a alternate.

 

Depois de completamente iniciado o sistema operacional live, no menu de sistema você deve escolher o programa GParted. Se ele não estiver presente, conectado à Internet, instale-o: sudo apt-get install gparted numa janela de Terminal, programa que também pode ser iniciado do menu.

 

P.S.: Eu entendo o porquê das pessoas gostarem da ideia do software livre, mas não sou técnico, nem programador, eu acho que as interfaces dos S.O. Linux deveriam ter comandos mais diretos e autoexplicativos através botões ou por atalhos de teclado, assim como o Windows, sem ter de fazer tudo por linha de comando. Se fosse assim tenho certeza de que a adesão seria maior, mas acho que facilitar a vida do usuário não faz parte dos planos dos programadores de Linux, afinal de contas eles vivem de prestar assistência técnica às grandes empresas. Para o usuário doméstico comum não é um bom negócio.

 

A grande maioria dos programas livres mais conhecidos são realmente produtos de qualidade técnica maior. Não é apenas uma questão de filosofia social. Apesar de que eu também faço esforços em usar software livre com essas motivações. Existem muitas distribuições Linux e você não deve fazer essa afirmação generalizado os "planos dos programadores de Linux". O Ubuntu já é um sistema extremamente fácil. A diferença é que quando há uma questão a resolver, a versatilidade do ambiente possibilita que o usuário resolva aprendendo sobre o que está fazendo, diferentemente do Windows que (na grande maioria das pequenos problemas)  só exige que o usuário consiga clicar botões.

 

Pelo que estou vendo, você nem experimetou o Ubuntu. Para isso você não precisaria instalá-lo. Você foi instalá-lo e acabou ficando insatisfeito diante das primeiras dificuldades. O que acontece: é um sistema que funciona diferente, e o ser humano em geral tem dificuldade com mudanças. Quando modus operandi muda, o ser humano sente-se desadaptado e quer logo voltar a uma situação de estabilidade, na qual tem [ou sabe ter] o controle.

Mas como faço isso? É para escolher a opção experimentar o Ubuntu?

Sim.

 

Depois que estiver dentro do ambiente, conecte a Internet. Se sua rede é cabeada, isso terá sido automático. Se é wifi, escolha a rede através do ícone que há próximo ao relógio, no canto superior direito da tela. Se sua rede sem fio exige senha, ela será requisitada. Diferentemente acontecerá se os drivers do adaptador de rede não forem reconhecidos. Daí você poderá relatar a nos o que acontece e veremos como tentar resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Sim, desculpe-me, realmente é um DVD e não um CD. Você deve escolher "Experimentar o Ubuntu", e não a opção de instalar. Pressuposto que o disco que você tem a versão desktop e não a versão a alternate.

 

Depois de completamente iniciado o sistema operacional live, no menu de sistema você deve escolher o programa GParted. Se ele não estiver presente, conectado à Internet, instale-o: sudo apt-get install gparted numa janela de Terminal, programa que também pode ser iniciado do menu.

 

 

A grande maioria dos programas livres mais conhecidos são realmente produtos de qualidade técnica maior. Não é apenas uma questão de filosofia social. Apesar de que eu também faço esforços em usar software livre com essas motivações. Existem muitas distribuições Linux e você não deve fazer essa afirmação generalizado os "planos dos programadores de Linux". O Ubuntu já é um sistema extremamente fácil. A diferença é que quando há uma questão a resolver, a versatilidade do ambiente possibilita que o usuário resolva aprendendo sobre o que está fazendo, diferentemente do Windows que (na grande maioria das pequenos problemas)  só exige que o usuário consiga clicar botões.

 

Pelo que estou vendo, você nem experimetou o Ubuntu. Para isso você não precisaria instalá-lo. Você foi instalá-lo e acabou ficando insatisfeito diante das primeiras dificuldades. O que acontece: é um sistema que funciona diferente, e o ser humano em geral tem dificuldade com mudanças. Quando modus operandi muda, o ser humano sente-se desadaptado e quer logo voltar a uma situação de estabilidade, na qual tem [ou sabe ter] o controle.

Sim.

 

Depois que estiver dentro do ambiente, conecte a Internet. Se sua rede é cabeada, isso terá sido automático. Se é wifi, escolha a rede através do ícone que há próximo ao relógio, no canto superior direito da tela. Se sua rede sem fio exige senha, ela será requisitada. Diferentemente acontecerá se os drivers do adaptador de rede não forem reconhecidos. Daí você poderá relatar a nos o que acontece e veremos como tentar resolver.

 

OK e quais comandos usarei ao abrir o GParted.

 

Obrigado pela atenção que está dando ao meu caso e desculpa se te ofendi ao generalizar, mas realmente o Linux pressupõe que todos devem aprender programação, nem todo mundo se interessa por ciência da computação. Os indivíduos têm seus interesses particulares e, desculpa novamente, mas nem tudo é computação as pessoas precisam ler muitos outros livros que não tratam de informática, cada um precisa escolher as suas prioridades é assim que o conhecimento evolui, por mais que tente, ninguém é capaz de aprofundar-se em tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Horrível esse ubuntu você instala e ele não quer sair mais

 

:D :D :D

 

Instalar Windows ou Linux é a tarefa mais básica de todas seja em separado ( escolhendo apenas um) ( ou em dual boot...)

 

* Volto a afirmar -> o Ubuntu é o Rei dos Bugs.... ai o pessoal (principalmente os novatos) instalalam ele, se decepcionam e generalizam: Linux é Horrível...

 

- Fazem tempestade em copo d'água......

 

Crie um cd-r ou rw com aplicativos que gerenciem partições ( configure o micro para inicializar pela mídia.....) após o aplicativo ser carregado, exclua as partições.... recrie-as (para Windows as mesmas deverão ser formatadas no padrão NTFS) e instale o S.O

 

Versão Bootável do Partiiton wizard -> http://www.minitool.com/C3883AF0-D8F8-4CAB-83D8-DA6497F1C8CC/pwfree9.iso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

OK e quais comandos usarei ao abrir o GParted.

 

Nenhum "comando". O GParted é um programa com interface gráfica. Muito amigável, por sinal. Você vai simplesmente clicar o botão direito nas partições em questão, selecionar as ações, seguir as pequenas telas, e, no final, efetivar tudo clicando o botão verde da barra de ferramentas.

 

Exemplo, aqui o GParted mostra o HD assim:

 

post-435193-0-59442700-1426434978_thumb.

 

Dicas importantes

  • Não acumule muitas ações para uma efetivação
  • Não acumule ciclos fazer-desfazer-fazer ou fazer-desfazer-fazer-desfazer para uma efetivação; caso esteja assim, cancele tudo fechando o GParted e comece outra vez

desculpa se te ofendi ao generalizar, mas realmente o Linux pressupõe que todos devem aprender programação

Não me ofendi. Você não falou de mim ou de meus parentes. Mas seja coerente: ou você pede desculpa ou você afirma essa inverdade de que "o Linux" pressupõe que todos devem aprender programação.

 

Na realidade, estamos a falar de sistemas operacionais do tipo distribuições GNU/Linux. O Linux é apenas o núcleo de um sistema desses. Ubuntu é um desses sistemas. E parte da proposta dessa distribuição é não exigir que o usuário conheça programação de computadores.

 

Por outro lado, todo usuário de computador deve, mesmo com WIndows, conhecer o básico do básico da ciência da computação, para não ficar usando figuras de linguagem do tipo "o computador agora está pensando". Computador não pensa, computador processa.

 

Nota: hoje ou amanhã eu viajarei. É possível que de uma hora para outra eu deixe de interagir. Só retornarei uma semana depois. Mas acho que estarei aqui até amanhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Nenhum "comando". O GParted é um programa com interface gráfica. Muito amigável, por sinal. Você vai simplesmente clicar o botão direito nas partições em questão, selecionar as ações, seguir as pequenas telas, e, no final, efetivar tudo clicando o botão verde da barra de ferramentas.

 

Exemplo, aqui o GParted mostra o HD assim:

 

attachicon.gifCaptura de tela de 2015-03-15 05:34:27.png

 

Dicas importantes

  • Não acumule muitas ações para uma efetivação
  • Não acumule ciclos fazer-desfazer-fazer ou fazer-desfazer-fazer-desfazer para uma efetivação; caso esteja assim, cancele tudo fechando o GParted e comece outra vez

Não me ofendi. Você não falou de mim ou de meus parentes. Mas seja coerente: ou você pede desculpa ou você afirma essa inverdade de que "o Linux" pressupõe que todos devem aprender programação.

 

Na realidade, estamos a falar de sistemas operacionais do tipo distribuições GNU/Linux. O Linux é apenas o núcleo de um sistema desses. Ubuntu é um desses sistemas. E parte da proposta dessa distribuição é não exigir que o usuário conheça programação de computadores.

 

Por outro lado, todo usuário de computador deve, mesmo com WIndows, conhecer o básico do básico da ciência da computação, para não ficar usando figuras de linguagem do tipo "o computador agora está pensando". Computador não pensa, computador processa.

 

Nota: hoje ou amanhã eu viajarei. É possível que de uma hora para outra eu deixe de interagir. Só retornarei uma semana depois. Mas acho que estarei aqui até amanhã.

 

Sei que "O Linux é apenas o núcleo de um sistema desses." e quando disse "o Linux pressupõe", me referia aos seus programadores que de acordo com você mesmo "a versatilidade do ambiente possibilita que o usuário resolva aprendendo sobre o que está fazendo", eu jamais diria "o computador agora está pensando", a menos que fosse um supercomputador quântico a ser lançado no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só tenho laptop e um adaptador sata/usb, ao colocar no Windows, o HD não está sendo reconhecido.

Resposta: deu erro ao enviar esta mensagem, vou enviar novamente!

O Mini-Tools trabalha com partições Linux, mesmo que o Windows não as "enxergue".

Você exclui a partição Linux e depois incorpora o espaço resultante à partição NTFS existente.

Faça backup de tudo antes, porque o Mini Tools vai "passar o trator" e acabar com a partição Linux.

E o que está na partição Windows (NTFS) é bom fazer o backup também, para o caso de dar algum erro durante o processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

quando [eu] disse "o Linux pressupõe", me referia aos seus programadores que de acordo com você mesmo "a versatilidade do ambiente possibilita que o usuário resolva aprendendo sobre o que está fazendo"

 

No contexto da minha fala, o usuário "resolver aprendendo" passa longe de pressupor que ele deva "aprender programação".

 

É conveniente quem usa Windows saber da existência e da importância do Registro do Windows, e dos Serviços e Eventos, assim como é conveniente quem usa GNU/Linux conhecer a estrutura básica de diretórios e a configuração dos serviços, e saber consultar arquivos de logs. Acontece que no Windows a pessoa muda as coisas seguindo receitas de bolo do tipo "abra tais telas e clique tais botões". Quase não há aprendizado de ciência da computação, se há algum. Nos sistemas abertos, a pessoa segue "receitas de bolo que tem várias notas de rodapé", vamos dizer assim, e por isso acaba aprendendo um pouco de ciência da computação. Nada desse aprendizado precisa ter qualquer coisa com programação; a pessoa não precisa saber realizar algortimos com estruturas de controle e estruturas de dados.

 

Trocando em miúdos: uso cotidiano de software livre impõe alfabetização digital, enquanto é possível existir analfabetos digitais usando Windows.

O Mini-Tools trabalha com partições Linux

 

Obrigado por nos informar.

Instalar Windows ou Linux é a tarefa mais básica de todas seja em separado ( escolhendo apenas um) ( ou em dual boot...)

 

Não concordo. Seguir receita de bolo é uma coisa, entender o que esta fazendo é outra. Essa segunda tarefa pode exigir uma semana de intensos estudos associados, ou até mais (dependendo capacidade de aprendizado da pessoa).

* Volto a afirmar -> o Ubuntu é o Rei dos Bugs.... ai o pessoal (principalmente os novatos) instalalam ele, se decepcionam e generalizam: Linux é Horrível...

 

- Fazem tempestade em copo d'água......

 

Realmente é um grande problema. Se ele funcionasse sempre redondo, seria sempre uma experiência muito suave conhecê-lo. Mas também seria como o Windows: não exigiria uma alfabetização mínima em ciência da computação.

 

Porém, não é tempestade em copo d'água. Nem todo mundo pode ferrar os prazos quando o notebook com um novo sistema não vê a Internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Mini-Tools trabalha com partições Linux, mesmo que o Windows não as "enxergue".

Você exclui a partição Linux e depois incorpora o espaço resultante à partição NTFS existente.

Faça backup de tudo antes, porque o Mini Tools vai "passar o trator" e acabar com a partição Linux.

E o que está na partição Windows (NTFS) é bom fazer o backup também, para o caso de dar algum erro durante o processo.

 

Nesse HD não há partição Windows, é um HD novo no qual instalei o Ubuntu apenas para experimentar, todas as partições nele existentes foram criadas pelo Ubuntu, mas para meu uso esse S.O. não será prático, até porque o Office livre que vem com ele apresenta algumas incompatibilidades com o da Microsoft e não estou afim de inserir minha chave do Office no Wine.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Versão Bootável do Partiiton wizard -> pwfree9.iso

 

Eu quis indicar o uso do GParted por ser software livre e OK. Por tabela, o @EuNaoSeiNada experimentaria o Ubuntu a partir do Live DVD.

 

Estou executando o Ubuntu a partir de um pendrive, com escrita.

Office livre que vem com ele [ubuntu] apresenta algumas incompatibilidades com o da Microsoft

 

Ele não é feito para ficar intercambiando arquivos .doc ou .docx com o produto da Microsoft. A compatibilidade, obtida por engenharia reversa, é apenas como um facilitador para importação / migração. O recomendado é usar Open Document Format tão logo quanto possível. Esse é um padrão ABNT (nacional) e ISO (internacional). Usá-lo é importantíssimo para não se criar hieróglifos* digitais.

 

* Sugestão de leitura correlata: "Fósseis eletrônicos", por Demi Getschko

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quis indicar o uso do GParted por ser software livre e OK. Por tabela, o @EuNaoSeiNada experimentaria o Ubuntu a partir do Live DVD.

 

Estou executando o Ubuntu a partir de um pendrive, com escrita.

 

Não foi apenas para experimentar, eu ia mandar o laptop para o conserto, porque está com um problema de superaquecimento e não queria entregar com o Windows, mas não tive tempo de fazer isso, agora preciso do computador e o HD antigo está com defeito.

 

P.S.: Obrigado por me chamar de analfabeto, minha vida não gira em torno da T.I., isso é uma mera ferramenta, quanto mais prática melhor, sou livre não aceito imposições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu ia mandar o laptop para o conserto, porque está com um problema de superaquecimento e não queria entregar com o Windows

Por que?

 

P.S.: Obrigado por me chamar de analfabeto, minha vida não gira em torno da T.I., isso é uma mera ferramenta, quanto mais prática melhor, sou livre não aceito imposições.

 

Não lhe chamei de analfabeto. Você não deveria ter se ofendido com isso. Você interpretou errado. O sujeito estava indeterminado e eu não sou de dar indiretas. Os analfabetos digitais são mutíssimos.

 

Todos nós escolhemos imposições. E é por isso que aceito seu conceito de liberdade. Você é livre para escolher as imposições que um sistema privativo lhe faz. Eu prefiro as imposições dos sistemas de software livre e código aberto, são menos desvantajosas (nos meus casos de uso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Nenhum "comando". O GParted é um programa com interface gráfica. Muito amigável, por sinal. Você vai simplesmente clicar o botão direito nas partições em questão, selecionar as ações, seguir as pequenas telas, e, no final, efetivar tudo clicando o botão verde da barra de ferramentas.

 

Exemplo, aqui o GParted mostra o HD assim:

 

attachicon.gifCaptura de tela de 2015-03-15 05:34:27.png

 

Dicas importantes

  • Não acumule muitas ações para uma efetivação
  • Não acumule ciclos fazer-desfazer-fazer ou fazer-desfazer-fazer-desfazer para uma efetivação; caso esteja assim, cancele tudo fechando o GParted e comece outra vez

 

Deixando as ideologias de lado, estou o seguinte problema:

/dev/sda3 extended      3.81 GB

  /dev/sda5 linux-swap   3.81 GB

 

Essa partição está bloqueada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Deixando as ideologias de lado,

 

Agradeço-lhe muito por esse avanço.

 

estou o seguinte problema:

/dev/sda3 extended      3.81 GB

  /dev/sda5 linux-swap   3.81 GB

 

Essa partição está bloqueada.

 

Tente apagar primeiro a sda5, depois a sda3. Se não der, poste aqui as mensagens. É possível copiá-las. A segunda é uma partição lógica dentro da primária que é do tipo "extendida".

 

Só estarei respondendo à noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço-lhe muito por esse avanço.

 

 

Tente apagar primeiro a sda5, depois a sda3. Se não der, poste aqui as mensagens. É possível copiá-las. A segunda é uma partição lógica dentro da pra mimária que é do tipo "extendida".

 

Só estarei respondendo à noite.

 

Clicando com o direito não aparece nem a opção de formatar, pois essas duas têm uma chave ao lado, essas não são as únicas partições, mas são as que estão bloqueadas, na verdade, acho que essas duas são uma só, porque a sda3 tem uma seta para baixo e a sda5 está logo abaixo e não está alinhada à esquerda.

 

O quadro completo é o seguinte:

Partição.........Sistema de arquivos.........Tamanho..............Usado...............Livre..........Flags

/dev/sda1..................ext4.......................71.52GB..............5.83GB...........65.69GB.......boot

/dev/sda3..............extended.....................3.81GB.................................................................

   /dev/sda5..........linux-swap....................3.81GB..............4.00KB.............3.81GB...............

/dev/sda2..................ext4.....................390.42GB..............6.70GB.........383.72GB..............

não alocada......não alocada....................1.02MB.................................................................

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

essas não são as únicas partições, mas são as que estão bloqueadas, na verdade, acho que essas duas são uma só, porque a sda3 tem uma seta para baixo e a sda5 está logo abaixo e não está alinhada à esquerda

 

A sda3 está contendo a sda5. Só é possível ter quatro partições primárias. Essa sda3 é uma delas. É do tipo extendida e por isso pode conter partições lógicas. sda5 é uma partição lógica; dito de outra forma: não é uma partição primária. Na verdade, as palavras "sda3" e "sda5" são apenas representações para as partições de fato.

 

Resolvi desativando o Swap, agora preciso criar uma partição para essa não alocada que está com 1,02mb, quando tento criar ela passa para 1,00mb e depois quero juntar todas em uma só.

 

Boa! Essa de desativar a swap.

 

Tenha atenção se você está lidando com a unidade de armazenamento (disco rígido) correta. Não vá alterar acidentalmente outro disco rígido ou um pendrive que porventura esteja conectado. O GParted tem um menu dropdown para a escolha do dispositivo.

 

Pelo que tenho entendido desde o início, você não precisa criar partições. Pelo contrário, você precisa apagar tudo e deixar um grande e único espaço não alocado correspondendo a todo o disco.

O Mini Tools resolve isso em 2 minutos

 

O GParted resolverá, e tem uma interface mais simples, na minha opinião. A questão com a swap realmente era inesperado. O Ubuntu do Live DVD detectara automaticamente que podia usar aquela partição como área de troca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sda3 está contendo a sda5. Só é possível ter quatro partições primárias. Essa sda3 é uma delas. É do tipo extendida e por isso pode conter partições lógicas. sda5 é uma partição lógica; dito de outra forma: não é uma partição primária. Na verdade, as palavras "sda3" e "sda5" são apenas representações para as partições de fato.

 

 

Boa! Essa de desativar a swap.

 

Tenha atenção se você está lidando com a unidade de armazenamento (disco rígido). Não vá alterar acidentalmente outro disco rígido ou um pendrive que porventura esteja conectado. O GParted tem um menu dropdown para a escolha do dispositivo.

 

Pelo que tenho entendido desde o início, você não precisa criar partições. Pelo contrário, você precisa apagar tudo e deixar um grande e único espaço não alocado correspondendo a todo o disco.

 

Agora reinstalei o Ubuntu em uma única partição para tentar resolver o problema da memória não alocada, mas não deu certo.

Ficou assim:

Partição.........Sistema de arquivos.........Tamanho..............Usado...............Livre..........Flags

/dev/sda1..................ext4......................465.76GB............10.40GB.........455.36GB......boot

não alocada........não alocada...................1.02MB.................................................................

 

Quero saber como recuperar esse espaço que está como "não alocada" na integra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O GParted resolverá, e tem uma interface mais simples, na minha opinião. A questão com a swap realmente era inesperado. O Ubuntu do Live DVD detectara automaticamente que podia usar aquela partição como área de troca.

 

A minha ideia inicial era "passar o trator" nessas partições todas, pois ele não ia mais querer usar o Linux.

Mas se ele está aproveitando para treinar o uso dos comandos do Linux, o tempo não está sendo perdido.

Bom trabalho!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...