Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quantas hastes por em um aterramento? qual forma geometrica posso fazer?


kifirefox

Posts recomendados

 

e no caso de um local pequeno de 1 metro? pode por uma haste de 1 metro e depois outra uns 20 cm depois por outra haste de 1 metro, por exemplo. num local pequeno vai ter que improvisar.

 

 O espaçamento entre elas se da pois uma área de terra em volta de cada haste tem que ser proporcional para uma boa eficiência, um tanto mínimo de terra em volta cada da haste e necessário, não sei informar o quanto, só sei que e proporcional ao seu comprimento.

Existem muitos casos em que colocam uma haste 20cm uma das outras por falta de espaço, mas não e eficiente.

 

acho que a quantidades de ligações não deve fazer muita diferença ou já é de eficiência suficiente, por isso eles só fazem uma ou duas.

 

O importante e liga-las entre si para que se tornem um só.

 

nem sempre se pode comprar barras de cobre, então usa alumínio, ou senão ferro, porém a eficiência diminui, mas é mais barato e mais fácil de encontrar.

 

Uma haste terra e feita de ferro folheado a cobre, pois o cobre não enferruja e e um bom condutor, mas antigamente aterramentos eram feitos de canos de agua galvanizados.

 

geralmente posso fazer hastes de cobre só as hastes principais, as outras podem ser de ferro para completar a sua forma geométrica para fazer um formato artístico.

 

Pode, mas em pouco tempo o aterramento perdera sua eficiência por causa da ferrugem.

 

muito bom, respondeu praticamente tudo que precisava.

 

uma haste esta aproximadamente 25 reais, o que pode sair muito caro, se comprar vergalhões de ferro e cortar sai mais barato e acessível, só diminui a eficiência do aterramento.

 

 

quanto mais hastes de terra melhor,

a distancia mínima entres as hastes deve ser igual ao seu comprimento,

o terra conduz corrente sim, (e muitas vezes correntes altas)

a medida do aterramento é feita utilizando o "megometro"

 

e quanto a forma o mais usual é a figura nº 2, nº 4 e nº 16,

muito bom, era a confirmação que eu estava esperando.

 

 

 

 

 

 

é bom ter vários aterramentos para evitar interferências um do outro, um aterramento só para para-raios.

figura+4.jpg

ABAAABH1oAI-1.jpg

isso mostra a interferência de um raio e outros equipamentos com os computadores.

 

 

 

 

 

uma haste de cobre está 20 reais nesse vendedor.

se for comprar em grande quantidade pode sair caro. por isso o uso de barra de ferro sai mais barato.

haste-para-aterramento-cobreada-com-cone

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-637662942-haste-para-aterramento-cobreada-com-conector-1m-comprimento-_JM

 

vergalho-38-95-mm-ferro-aco-gerdau-ferra

 

vergalhão de ferro sai mais barato, mas enferruja.

 

 

 

images2_zpstwbozcry.jpg

vários tipos de aterramento diferentes. cada um tem sua eficiência e valor, mas prefiro o modelo de varias hastes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Desculpe por desenterrar esse tópico!

Aprendi muito aqui!

 

Poém uma dúvida persiste!

Quero fazer um SPDA e também um aterramento para meus equipamentos eletronics (tomadas)no sitio

porém sei que devem isolados! dois distintos

 

Existe uma distancia segura entre estes 02 aterramentos????

qual seria? como calcular isso??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Adelmo Fonseca disse:

Existe uma distancia segura entre estes 02 aterramentos????

qual seria? como calcular isso??

Existem muitas e muitas variantes como tipo de solo, geologia da região, propensão da região a descargas atmosféricas, umidade do solo ao longo do ano... e algumas outras.

 

Mas em geral se o terreno não for alagadiço ou um charco pode por 10 metros por segurança.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!