Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
BrunoBH

Problemas com cpu

Recommended Posts

Fala pessoal tudo bem?

Postando para pedir uma ajuda de todos.

Em 2012 compre uma máquina, Gabinete Corsair (grande), a máquina tem uma placa-mãe da GigaByte, uma UD5 Chip set x79 intel.

O processador é um Core i7-3960x refrigerado a água com um watercooler H100 da Corsair.

O que acontece é que esta dando aquecimento no processador o normal era ele ficar em 47-55 graus. Só q agora ao ligar o computador (primeira vez no dia por exemplo) e ir direto na Bios

mostra a temperatura já em 87-90 graus.

Pensando q poderia ser pasta termica, comprei uma nova, retirei a antiga e aproveitei e fiz uma pequena manutenção no watercooler, o removi e dei uma limpada no radiador e nas duas ventoinhas  o que ajudou bastante na saida da ventilação mas nao resolveu o problema do aquecimento. O engraçado q se entro no windows, esta longe de  dizer q esta super aquecendo. Mas a maquina começa a ficar lenta e ai reinicia ou desliga sozinha. Enquanto um diz q eta normal, a Bios de cara mesmo a maquina fria ja diz q esta super aquecida.

Alguem tem alguma luz ou algo q eu possa fazer para resolver esse problema?

Abraço a todos e obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo sendo water cooler, se ele for instalado na placa-mãe com pontas retráteis pode estar ocorrendo mal contato com o dissipador e o processador, aconteceu comigo com o cooler in box do I7, ligava o pc na hora na bios ia a mais de 70º depois de ligado eu consultava a temperatura com outros programas e estava por volta de 55º, isso porque o processador reduzia o clock a fim de se proteger da caloria.

Tem cooler super pesado que é instalado com essas pontas retráteis mas como ele trabalha na perendicular em relação a placa-mãe, se tiver um pouco frouxo ele se afasta do processador, no meu caso resolvi instalando um cooler que tem uma placa isolante que é colocada atrás da placa-mãe, ai garante um bom contato, ligava o pc e a temperatura estava na base de 28º ;

no seu caso se o cooler não é de garras, ele pode estar com problemas, abra a tampa do pc, ligue ele e toque em partes do cooler para ver onde está esquentando.

Compartilhar este post

Link para o post

Você também podia ver se a bomba / bloco está funcionando corretamente. Veja como está a temperatura das mangueiras, como está a temperatura do radiador, a temperatura do bloco. Como você tem ele desde 2012, pode ter dado problema na bomba / bloco. 

Também pode ser bolha nas mangueiras, o que impede a circulação. Enfim, water cooler tem algumas tretas que você tem que ficar ligado.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Parece estar normal nessa parte. Pois as mangueiras permanecem frias. 

O radiado esta ok. os dois cooler de 12mm estão funcionando direitinho.

A temperatura da bomba esta normal, nada quente. e ao ligar  e depois desligar retirei a bomba e coloquei o dedo no processador. Ele nao estava quente. (isso porque liguei e fiquei uns 20 segundos ligado e ja entrado direto a bios).

Notei ontem q o gabinete estava dando um pouco de choque. mesmo ele desligado. 

Vou arrumar a parte de fio terra hoje comprando os adaptadores corretos para a tomada.

E se nao for esse o problema, suspeito q pode ser pau da BIOS. Neste caso penso em resetar-la e se nao adiantar, atualizar.

Meu unico receio de atualizar a bios e durante o processo, por causa de superaquecimento, a maquina desligar.

Compartilhar este post

Link para o post
    2 horas atrás, BrunoBH disse:

Meu unico receio de atualizar a bios e durante o processo, por causa de superaquecimento, a maquina desligar.

É, só atualize se ele estiver estável. Caso contrário você pode perder a placa-mãe (se não tiver dual BIOS, mas eu saco pouco disso).

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Ela é dual Bios.. é uma Gigabyte Ud5 X79

Compartilhar este post

Link para o post

A BIOS não tem nada a ver com isso. Já tinha esquecido o início do post. 

Carregue o "load optmized defaults" no BIOS. Você pode ter mexido em algum setup de over ou tensão. Isso retornará o BIOS aos padrões de fábrica.

Vá também no Windows no Painel de Controle / Sistema e Segurança / Opções de Energia e habilite o "Equilibrado" se não estiver. Isso mantém os padrões do processador.

Veja se volta ao normal.

Veja também as temperatura e voltagens em programas como o AIDA64, HWmonitor e HWiNFO64. Veja como estão os núcleos em load, como estão os rails de 3 / 5 e 12v e como estão os TMPINS.

Editado por Contiusa
    • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Contiusa, obrigado. 

Mas eu ja tinha feito isso de colocar em Load optmized defaults

realmente nao baixa a temperatura. Fica em 89 e 90 graus.

era 51 e 47 graus antigamente.

mas estou reparando q no meu water cooler H100, uma mangueira fica quente principalmente proximo a bomba, creio q deve ser a mangueira de agua de saida. a outra fica fria.  A que esta aquecendo, proximo ao radiaro tb fica quente. nao sei se é padrão ou problema. Se for pode ser o Water cooler H100 da corsair.

Ja troquei ate a pasta termina e nada.

Instalei um corsair link

E veja os dados no print.

print-01.jpg

print-02.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais