Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptar entrada p2 em amplificador ta-dx80


Posts recomendados

Amigos, estou aqui com um amplificador sony TA-DX80 (relíquia) e estou procurando uma forma de adaptar um conector p2 ou rca direto na entrada system control para usar outra fonte de áudio como um mp3 celular ou pc, já fiz várias pesquisas e o mais perto que cheguei foi através deste video em espanhol, https://www.youtube.com/watch?v=3ORlY0FEKjM, ao que tudo indica parece que é necessário injetar uma alimentação de 5 volts para acionar ci amplificador para o sistema funcionar. Pergunto aos colegas se a forma que ensina o vídeo é um único jeito ou se existe um modo mais simples de fazer essa adaptação, aqui tem o diagrama esquemático desse aparelho http://www.electronica-pt.com/esquema/func-startdown/11950/ agradeço desde já a colaboração dos colegas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sem a menor sombra de dúvida você encontrou o mais prático, simples e ilustrado tutorial para aplicar um som estéreo nesse amplificador sem utilizar o módulo de controle dele!!!

E ainda mais sobre a regência da 5ª Sinfonia de Beethoven!!!!!! Caraca! isso é sensacional!!!

Além do material que você apresentou, a sinfonia dá um "toque" de elegância nessa adaptação! O CI amplificador desse equipamento é sensacional!... São (100W + 100W) ou seja 200W de pura potência real!!!.... (com pouca distorção)...

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mestre88 disse:

O esquema postadoestá certo?

Vi o vídeo agora, a ligação feita pelo espanhol é diferente do que tem no seu esquema . 

O esquema postado é esse mesmo! também notei uma diferença na placa de circuito, mas ali na ligação do system control é igualzinha com os 13 pinos na mesma sequência, veja o mexicano colocando ele pra funcionar, o meu aparelho é desse jeito também. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisando acabei descobrindo que o argentino mostrou o video do TA-DX80 em funcionamento, mas o video que o mostra a adaptação é de um TA-DX8 que é um pouco diferente os esquemas. O meu amplificador (TA-DX80) é o mesmo desta imagem: Esse aí parece ter sido modificado mas como meu conhecimento em eletrônica é limitado alguém pode explicar o que esse cara fez?

jmaYhQS.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do lado esquerdo da foto ele colocou um fio para entrada de sinal, acima dele ele ligou o pino 8 aos 7V da fonte (assim como eu disse antes), isso liga o STK..

Do outro lado tem outro jumper no soquete do painel, pelo que entendi só serve para acender o Led.

Logo abaixo tem outro, mas o esquema que você mandou é diferente e logo essa parte da foto está embaçada. Creio que sirva para acionar o relé de proteção diretamente.

Tem que ver se seu amplificador é igual o da foto ou igual o do esquema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Mestre88 disse:

Do lado esquerdo da foto ele colocou um fio para entrada de sinal, acima dele ele ligou o pino 8 aos 7V da fonte (assim como eu disse antes), isso liga o STK..

Do outro lado tem outro jumper no soquete do painel, pelo que entendi só serve para acender o Led.

Logo abaixo tem outro, mas o esquema que você mandou é diferente e logo essa parte da foto está embaçada. Creio que sirva para acionar o relé de proteção diretamente.

Tem que ver se seu amplificador é igual o da foto ou igual o do esquema.

O meu amplificador é esse mesmo TA-DX80 e o esquema o esquema que enviei também, tirei umas fotos pra analise veja:

WP_20161114_005.jpg

WP_20161114_012.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, sua placa é a do esquema. Pode usar ele para localizar os pinos a serem ligados.

Tome cuidado para quando soldar os fios não causar curto entre os pinos próximos, isso pode queimar o amplificador.

 

A primeira coisa é identificar os pinos 1, 2, 3 e 4 no soquete do lado esquerdo, é lá que você vai ligar os cabos de audio.

Os pinos 1 e 3 são o negativo, o pino 2 é o canal esquerdo e o pino 4 é o canal direito.

 

Identifique os pinos 6 e 8 nesse mesmo soquete são o RELAY on/off e o STK-Mute, eles devem ser ligados ao positivo da fonte do amplificador.

O ponto mais próximo é o Pino 8 do IC141, resumindo: pinos 6 e 8 do soquete ao pino 8 do IC141.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Mestre88 disse:

Realmente, sua placa é a do esquema. Pode usar ele para localizar os pinos a serem ligados.

Tome cuidado para quando soldar os fios não causar curto entre os pinos próximos, isso pode queimar o amplificador.

 

A primeira coisa é identificar os pinos 1, 2, 3 e 4 no soquete do lado esquerdo, é lá que você vai ligar os cabos de audio.

Os pinos 1 e 3 são o negativo, o pino 2 é o canal esquerdo e o pino 4 é o canal direito.

 

Identifique os pinos 6 e 8 nesse mesmo soquete são o RELAY on/off e o STK-Mute, eles devem ser ligados ao positivo da fonte do amplificador.

O ponto mais próximo é o Pino 8 do IC141, resumindo: pino 8 do soquete ao pino 8 do IC141.

 

Valeu Mestre88 por responder, então quer dizer que não vou precisar de uma fonte externa? você viu que o vídeo do mexicano modificando o TA-DX8 usa uma fonte de celular de 5v pra ativar o STK, e na forma que você explicou vamos usar os 6,8v do pino 8 do IC141 pra acionar o STK do meu TA-DX80 e assim dispensando a fonte externa é isso? se for assim melhor ainda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 15/11/2016 às 20:11, Mestre88 disse:

@Kelven Claikem  Sim, é isso mesmo.

No caso, o mexicano não quis abrir o aparelho.

Fiz a alteração e o resultado foi que a voz ficou baixinha quase inaudível quando bate o grave o falante chega pula dando aquele tum tum tum, tá faltando alguma coisa pra modificação ficar completa, no painel de controle onde fica os botões o indicador está travado e aceso em subwofer e não muda para surround ou link que são as opções disponíveis, não sei se o problema é esse meu conhecimento de eletrônica é mais voltado para informática não entendo muito de som, será que terei que fazer o jumper no panel board? testei com falante de 7ohm 1200w, mas foi só pra teste não tenho os falantes adequado pro amplificador na foto você vê a modificação que fiz[000528].jpg

e então mestre podemos resolver isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o que você fez está correto. 

Liberou o stk e o relé de proteção. 

Eu não sabia desse recurso de surround e subwoofer. 

Amanhã eu dou uma olhada no esquema e vejo aonde mais teremos de fazer um jumper. Suponho que tenha algo a ver com os 4052. 

Mas estamos no caminho certo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou mexendo nesse amplificador conforme o tempo me permite por isso a demora em retornar, mas o problema é o mesmo o grave batendo forte e voz muito baixa, aqui uns dizem que é adaptação do cabo rca para p2, outro diz que o botão que muda para surround está com defeito e por último o cara que me emprestou o falante que é tecnico em som autosom disse que meu amplificador só amplifica o grave pra voz é preciso de um módulo específico pra amplificar a voz, não concordei de jeito nenhum mas como argumentar com um cara que ganha a vida com isso? mestre88 não fiz o esquema do jumper pra ativar modo surround porque os que vi não tem isso de qualquer vou fazer pra ver o que acontece, tenho mais fotos e um video da modificação veja:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link, é somente o estéreo do aparelho.

Surround deste aparelho dá a sonoridade das 6 caixas (incluindo sub woofer) nas duas caixas deste mesmo aparelho.

sub woofer, é somente o grave dos áudios.

a melhor configuração para este aparelho sem o controlador, seria somando o Link com o sub woofer. grave e agudos sairiam mais limpos e definidos sem usar o controlador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Magnun Sony disse:

Link, é somente o estéreo do aparelho.

Surround deste aparelho dá a sonoridade das 6 caixas (incluindo sub woofer) nas duas caixas deste mesmo aparelho.

sub woofer, é somente o grave dos áudios.

a melhor configuração para este aparelho sem o controlador, seria somando o Link com o sub woofer. grave e agudos sairiam mais limpos e definidos sem usar o controlador.

mas como eu faço isso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!