Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Possibilidades de Upgrade


MateusFW

Posts recomendados

Bom dia,

Estou com uma dúvida cruel sobre como resolver um gargalo que tenho no meu computador. 

Adquiri nessa Black Friday uma GTX1060 G1 Gaming da Gigabyte, porêm, dei uma lida em uns fóruns que dizem que o FX6300 (meu atual processador) dá  um gargalo nessa VGA, pequeno mas existente. 

Levando isso em conta fico em dúvida sobre como planejar melhor um upgrade futuro, não vou trocar de processador agora, mas para aguentar as próximas gerações de placas de vídeo acredito que o FX6300 já vai ficar demasiado ultrapassado e não vai mais dar conta.

Pensei inclusive em fazer um overclock no FX6300, porêm minha placa-mãe não dá conta do recado, uma ideia seria simplesmente trocar a placa-mãe.

Sempre pensando em Custo x Benefício pensei nessas possibilidades e gostaria da opinião de vocês sobre o que vale mais a pena investir.

 

Minha atual configuração:

Processador AMD FX6300

placa-mãe ASUS M5A78L-M LX/BR

Cooler Hyper TX3

Memória Kingston 1333Mhz (2x4GB) (KVR13N9S8/4)

VGA Zotac GTX 650ti 1GB [a GTX 1060 tá chegando pelo correio xD]

HD 7200RPM 1TB

HD 7200RPM 180GB

Fonte Corsair CX430 80 Plus

 

Upgrades que eu pensei:

GIGABYTE GA-970A-DS3P: R$ 394,90

Para fazer Overclock no meu FX6300

 

Upgrades trocando de CPU:

 

AMD

GIGABYTE GA-970A-DS3P: R$ 394,90

AMD FX-8350: R$ 764,90

TOTAL: 1159,80

 

INTEL

ASUS MATX H110M-C/BR: R$ 389,90

INTEL CORE I5-6400: R$ 929,90

TOTAL: 1319,80

 

GIGABYTE MATX GA-B85M-D3PH: R$ 385,90

INTEL CORE I5-4440: R$ 819,90

TOTAL: 1205,8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Investir novamente em processadores FX da AMD é um gigante desperdício de dinheiro. São processadores "em fim de carreira", já defasados, com desempenho para jogos muito abaixo dos Intel, que consomem mais energia e esquentam mais.

 

O mais inteligente é investir na nova plataforma da Intel (pelo menos I5 6500 ou I3 se a grana apertar) e uma placa-mãe BB (boa e barata), como a B150 DDR4.

 

Qual fonte usa nessa configuração (marca e modelo)?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, braconius disse:

Investir novamente em processadores FX da AMD é um gigante desperdício de dinheiro. São processadores "em fim de carreira", já defasados, com desempenho para jogos muito abaixo dos Intel, que consomem mais energia e esquentam mais.

 

O mais inteligente é investir na nova plataforma da Intel (pelo menos I5 6500 ou I3 se a grana apertar) e uma placa-mãe BB (boa e barata), como a B150 DDR4.

 

Qual fonte usa nessa configuração (marca e modelo)?

Há muita diferença de desempenho com Memórias DDR3 e DDR4? Pois se eu trocar pra uma B150 DDR4 eu precisaria investir também em memórias novas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 minuto atrás, MateusFW disse:

Há muita diferença de desempenho com Memórias DDR3 e DDR4? Pois se eu trocar pra uma B150 DDR4 eu precisaria investir também em memórias novas.

Skylake é para ser usado com DDR4, as versões com DDR3 são para usar com memórias DDR3L.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, MateusFW disse:

Há muita diferença de desempenho com Memórias DDR3 e DDR4? Pois se eu trocar pra uma B150 DDR4 eu precisaria investir também em memórias novas.

Não é nem pelo desempenho, é pela compatibilidade (com bem dito pelo amigo @NascarBR ). Se for usar processador Skylake, precisa comprar memórias DDR4.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, MateusFW disse:

Puts, que bobeira minha, valeu por alertar, não tava levando isso em conta HAHAH Valeu as dicas @braconius e @NascarBR

Quanto a comprar uma placa-mãe nova pra ter possibilidade de overclock no FX6300, vocês acham que vale a pena?

Na minha opinião, não, pelos motivos já citados acima. Vai gastar uma grana enorme para uma placa-mãe já defasada. Num futuro próximo você terá que gastar tudo de novo pra, enfim, sair dessa série de processadores FX. Sem falar que mesmo com Overclock o FX 6300 continuará dando gargalo. A GTX 1060 já dá algum gargalo com I5, quem dirá com esse FX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, MateusFW disse:

Pensando em custo benefício, vocês recomendam o i5 4440 ou o i5 6500? Tendo em vista o investimento em placa-mãe e memórias ddr4 novas. 

 

Esse i5 4440 não é uma escolha racional, é um processador caro e antigo de uma plataforma já defasada. E a única opção de upgrade que teria no futuro seria o i7 4790 que é consideravelmente inferior ao i7 6700. Já o i5 6500, você teria que comprar as memórias, mas teria uma plataforma atual, incluindo as memórias e a possibilidade de fazer upgrade para o i7 6700 que como eu disse é superior ao 4790, além de ser menos caro. O melhor custo benefício, na minha opinião, é o 6500, ou mesmo o 6400 se quiser economizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!