Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Crashes em RX 460


Nihal

Posts recomendados

@Nihal - Isso está me cheirando a incompatibilidade de hardware em algum nível com sua RX ... vi na internet algumas pessoas reclamando de algumas mobos Intel problemáticas e que eram mais propícias a ter problemas de compatibilidade com certos componentes (coisa relacionada com o chipset mesmo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações a todos aqui.Já participei do fórum mas não lembro o login antigo, acho que foi em 99 por ai.

Bom, estou acompanhando o tópico  porque também tenho uma RX 460 4G Sapphire nitro.Não encontrei grandes problemas.
A unica coisa é que as vezes quando inicio ele fica tremido, talvez não sincronize com o LG FLATRON E2241.

Fica assim as vezes iniciando o Windows 10 ou o Linux Mint 18.1 mate, mas ele acaba arrumando sózinho.

Deixei o drive do Windows 10 mesmo que ele instalou. E baixei o Unigine_Heaven-4.0 para testar a placa.
A placa é bem nova e minha placa-mãe é antiga.Este micro estava parado e sem vga. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedroG7 Estou ficando impaciente com a falta de drivers novos que corrijam isso e quase me arriscando a atualizar minha BIOS para uma versão que pode ou consertar o problema ou causar um brick nela.

 

Se já tentou todo o resto e sua BIOS tem uma atualização compatível com seu hardware tente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal Na hora do crash do jogo, eu salvei um arquivo do HWMonitor, eu não entendo muito, mas essa tensão não está meio estranha. Eu sou bem leigo no assunto, mas tá aí as informações, você poderia me ajudar a interpretar elas? 

Hardware monitor        AMD ADL
    Voltage 0        102294.48 Volts [0x618E3D0] (VIN0)
    Temperature 0        48 degC (118 degF) [0x30] (TMPIN0)
    Fan 0            1065 RPM [0x429] (FANIN0)
    Clock Speed 0        214.52 MHz [0xD6] (Graphics)
    Clock Speed 1        300.00 MHz [0xD6] (Memory)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedroG7 Essa tensão é fisicamente impossível. Acontece a mesma coisa na minha placa, tenho leituras bizarras de tensão na hora do crash, sendo que logo após iniciar o Windows não há leitura alguma de tensão, o campo não existe.

 

Sinal de que o HWMonitor pega alguma coisa esquisita acontecendo e acha que é tensão, mostrando isso.

 

Todo o resto está ok. É isso que irrita tanto nesse crash, a placa está perfeita, até travar por problema algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E de volta aos testes. A AMD ainda não lançou um driver novo, tampouco a Gigabyte uma BIOS segura para skylakes, mas terei alguns dias entre trabalhos para testar a placa, então vamos ver no que dá.

 

Antes de habilitar a placa novamente fiz questão de resolver cada pequeno bug que eu estava tendo, já que um crash que eu sofria ao colocar em sleep podia interferir. Tudo resolvido, meu Event Log está limpo de qualquer warning. Não que tenha tido qualquer efeito na RX, já crashei com ela depois disso. :D

 

Baixei o HWiNFO64 e coloquei para registrar tudo em log, assim posso ver o que acontece quando crasha. As leituras da placa estão absolutamente normais. A única pista que talvez eu tenha é um último campo não identificado que começou a registrar um valor antes dela crashar. Para quem quer ver o que está acontecendo com seu hardware na hora do crash fica a dica do programa.

 

Agora estou testando a dica do @PedroG7 de usar o plano low power. 3h e 40min sem crash, mas já passei até umas 72h sem crashar, então na melhor das hipóteses só saberemos daqui há alguns dias, haha.

 

Caso realmente resolva começa a tarefa maçante de descobrir qual opção exatamente impede o crash e repassar a informação para a AMD, para ver se resolvem isso de uma vez por todas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alterar a opção de Energia não solucionou o crash. Estou investigando uma curiosidade que apareceu nos logs do HWiNFO, mas em quanto isso tenho uma pergunta para quem anda crashando:

 

Vocês têm speaker? O que acontece quando crasham? Aqui o sistema congela. Quando reseto a RX não parece ser detectada, preciso desligar o sistema.

 

Eu não tinha speaker, e acabei de improvisar um com pedaços de um pobre Dell encostado há anos. Descobri que quando crasho e dou reset o sistema dá um bipe curto (POST com sucesso) e então 5 bipes longos.

 

A má notícia é de que não faço ideia quais são os códigos dessa BIOS. Não constam no manual, e as listas do site da Gigabyte não batem. Imagino que esses 5 bipes sejam "sem vídeo", o que reforça a tese de que a placa deixa de ser detectada após crashar.

 

Segunda tento ligar para a Gigabyte para perguntar—já que eles não respondem e-mails—e vou cruzar os dedos para que saibam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal Aqui o sistema congelava, ai eu resetava e a placa também não era reconhecida mais.

 

Eu não escutava bipe algum depois de ligar a máquina, mesmo com speaker.

 

Na minha situação, enviei pra garantia da pichau, eles detectaram um defeito na placa de vídeo e na placa-mãe, é muito azar.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Abel Em AMBAS? Nossa, foi premiado! Que bom que conseguiu resolver o problema.

 

Infelizmente tenho que decidir com cuidado quem envio para RMA pois a GPU e a placa-mãe são de lojas diferentes.


Acabei abrindo um ticket de suporte na Gigabyte e estou aguardando resposta. Continuei testando coisas e coisas aqui, e estou começando a desconfiar mais da minha placa-mãe e CPU (o que é fortuito, comprei ambas na mesma loja, se fizer RMA envio juntas).

 

Montei um sistema secundário para testar a GPU, podem chamá-lo de "sucatinha":
 

Asus P5G41T-M LX2/BR

Intel Core 2 Quad Q8400

Corsair 4GB DDR3 RAM

PowerColor RX 460 4GB (driver 16.12.2)

PSU SevenTeam ST450P-GC

Windows 10 64bit

 

Esse sistema é tão velho que os chipsets não instalam corretamente no Windows 10, então a placa rodou em PCIe gen1... por 12 horas sem crash. 85% dos meus crashs ocorrem entre 1 e 4 horas de uptime, então é um número expressivo de horas.

 

A única coisa que consigo reproduzir facilmente no meu sistema e ainda não tentei é usar o PCIe gen1. Dessa vez deixarei 72h, se não crashar é problema com o slot da placa-mãe ou o controlador da CPU.

 

Eu não sabia que defeitos dessa natureza ocorriam apenas com drivers de GPU instalados e ainda conseguem crashar esses drivers silenciosamente, mas aparentemente esses são os sintomas de um PCIe/controlador ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dvid @Gabriel Merlo Ferreira @TheSnm

Conseguiram resolver o problema? Se não conseguiram tenho algo novo para vocês tentarem: Vá na BIOS, procure a opção que muda a geração do PCIe. Alterem para gen1 e vejam se estabiliza. Se estabilizar é problema com a placa-mãe ou do controlador do PCIe do processador.

 

Meu sistema está de pé há 12 horas, as chances de crashar já caíram para uns 2%. Deixarei 72h para confirmar, se continuar estável mandarei mobo e CPU de volta para a Pichau, pois um dos dois está com defeito.

 

@PedroG7 Estabilizou mesmo aí? Eu se fosse você voltaria para o plano de energia padrão e também tentaria trocar a velocidade do PCIe, pois acho que o modo de baixa energia do Windows altera isso, e só está mascarando o problema com placa-mãe ou cpu.

 

@geeknew Seu post passou batido por mim! Já tentou atualizar a BIOS da placa-mãe? Sendo uma placa antiga eu pegaria a versão mais recente e sabidamente estável para ela, atualizaria, então atualizaria os chipsets dela no Windows, desinstalaria o driver da GPU com o DDU Tool e refaria a instalação.

 

O problema de placas-mãe antigas é que não funcionam 100% com sistemas operacionais novos. A do sistema de testes que montei até "instala" o chipset no Windows 10, mas fica bem doida, memória com baixa frequência e GPU à 2.5GT/s apesar de ter suporte à gen3.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal.Aqui tudo beleza.Já tinha atualizado a Bios.
 Joguei watchdogs  e ROTR por horas solid rock.
Sistema redondo com Windows 10.
Creio que seja adequação de drivers mesmo e algumas bibliotecas como DirectX redist, Visual Basic ++ etc.
Aqui zerou.A placa fica em torno de 74 Graus com o gabinete aberto, dei uma pesquisada e parece que é isso mesmo, ela esquenta bem.
Só não não deixei redondo no Mint, por causa do suporte porco da AMD no lInux. 

adicionado 8 minutos depois

Parece que tem uma versão consertando um Bug do BF1.
Vou atualizar também.

 

Captura de Tela (11).png

adicionado 14 minutos depois

Não costumo alterar os planos de energia.
Eu só altero o PCI desligando ele, mas nunca percebi nenhuma diferença.



 

Captura de Tela (14).png

adicionado 32 minutos depois
Em 15/01/2017 às 16:56, Nihal disse:

 

 

Eu não tinha speaker, e acabei de improvisar um com pedaços de um pobre Dell encostado há anos. Descobri que quando crasho e dou reset o sistema dá um bipe curto (POST com sucesso) e então 5 bipes longos.

 

 

 

 

Estava com uma placa-mãe aqui Socket 1150 e também dava estes bipesquando ligava , não sei se é seu caso,mas tinha umas perninhas tortas no socket. Endireitei elas com uma lupa e uma pinça e resolveu,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@geeknew Só se deve mexer na velocidade do PCI se de alguma forma o automático estiver escolhendo a errada ou se o controlador der problemas (e nesse caso é só para diagnosticar).

 

Aqui estabilizou em pci gen1, a única curiosidade foi que lá pelas 20h de uptime o sensor "PCie Link Speed" deixou de funcionar.

 

Confirmei que uma ferramenta para dar rollback em BIOS que achei funciona para meu chipset e acabei atualizando a BIOS. Não é a coisa mais estável do mundo, tem dado alguns problemas com hibernação, mas.... Rodei por 5h (e contando) com a velocidade padrão do meu PCI, vamos ver se resolve esse problema.

 

 

2 horas atrás, geeknew disse:

Estava com uma placa-mãe aqui Socket 1150 e também dava estes bipesquando ligava , não sei se é seu caso,mas tinha umas perninhas tortas no socket. Endireitei elas com uma lupa e uma pinça e resolveu,

 

Se fosse pino torto da CPU ele deveria não bootar e dar o código de erro sempre. Na melhor das hipóteses deveria dar o problema aleatoriamente. Não é o caso, só dá esse código de erro exclusivamente quando a placa de vídeo crasha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira vez que liguei com a placa a imagem ficou toda tremida.
Não ocorreu mais depois dos driver instalados, e logo iniciou o windows já corrigiu.
Não é a foto que tremeu , ele iniciou assim mesmo, inclusive no Mint Mate.

Tanto em placa novas como antigas deve ter alguma compatibilidade , a novas pelo menos se espera sair as correções.

 

P_20170104_225517.jpg

adicionado 29 minutos depois

Vou dizer hein!
As vezes tenho vontade de passar para Nvidia.Assim posso jogar nas distros que eu gosto sem encheção de saco.
Em se tratando de Windows nenhuma surpresa também.Desde do 1.0 é mesma ******.

 

Captura de Tela (16).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@geeknew Que loucura, ainda não vi uma placa sem driver agir assim. Deve ser alguma característica do painel que não cai bem com as placas. Qual o tipo de painel, TFT?

 

Infelizmente a Nvidia já fez muito driver ruim também, haviam jogos que eu não conseguia jogar por driver crashar e causar BSOD e isso jamais foi corrigido.

 

Não sei como é para instalar no Linux, mas imagino que pelo menos seja melhor que a AMD que não funcionou de forma algum no Ubuntu Live no meu pendrive de emergência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem sei se é TFT, mas IPS não é.Mas depois de todos testes que fiz esta tudo perfeito.
Estava jogando ROTR agora a pouco sem surpersas.

Eu cheguei a instalar os driver da AMD desses AMDGPU PRÓ no Mint 18,UBUNTU 16.10 mate e outros ,Horrível.
E para as ventoinhas ficarem quietas na RX 460 tenho que instalar algum Kernel  4.8.Ai ficam quietinhas.

Instalei os AMD relive com uma R7 360 que tenho aqui no Ubuntu 14.04 e Mint 17.3 Rosa.Ficou outra porcaria, Wine nem pensar neste suporte porco para Linux.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@geeknew Que bom que resolveu tudo. É um alívio conseguir solucionar esse tipo de problema enjoado.

 

Hahaha, eu fiz meio que o contrário com os fans da minha: Não gostei da placa ligá-los apenas em temperaturas altas, então alterei a curva para ligar mais cedo e fiz ajustes finos de velocidade x temperatura. Muita gente reclama que o Afterburner não está funcionando bem com o Crimson, mas aqui não crashou (por isso). Achei o Wattman péssimo para controlar fans.

 

A Sapphire é barulhenta ou só exageraram na velocidade para baixas temperaturas?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segui a sua dica e regulei manual.
Ficou silenciosa igual esta antes mas agora jogando ROTR a temperatura não passou dos 60.Vou até fazer outras regulagens.
Sempre tive placas da Sapphire e sempre acabei me dando bem com elas.Esta RX460 NITRO eu achei muito boa, a qualidade geral dela é boa, o PCB esta muito bem cuidado.
As ventoinhas dela só ligam em jogo mesmo e deixei assim.Silêncio total.
 

adicionado 6 minutos depois

Vou baixar o Mint 18.1 Serena beta para testar aqui.
Só para matar a vontade mesmo,.
A RX 460 4GB é uma boa placa, acabei comprando ela porque não achei uma GTX 1050Ti por menos de 640,00.
Acho que paguei 564,00 com frete ao algo assim no fim de ano.
Para quem usa Linux Nvidia sem duvida.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eis que chego à um desfecho (ou assim espero): Descobri exatamente o que há de errado com meu sistema. É o que eu pensava, placa-mãe/CPU, e é meio constrangedor pois deixei passar na montagem, tornando um possível RMA difícil à essa altura.

 

Causa: Pino de soquete suavemente torto.

 

Aproveitei que ia gravar um vídeo do meu watercooler (que parece meio vazio) e fiz o que andei evitando fazer: desmontei completamente o sistema. Verifiquei o slot PCIe cuidadosamente, então tirei a CPU do soquete, examinei, tirei várias fotos de vários ângulos e depois examinei as imagens. Apenas em algumas fotos consegui ver um solitário pino meio torto.

 

Cacei então fotos da minha primeira montagem, tiradas para meu build log, e lá estava o infeliz, refletindo a luz de forma um pouco destoante dos pinos ao redor antes mesmo de encaixar a CPU pela primeira vez. Não dá para ver se está mesmo torto, mas com o ângulo de incidência de luz acentuado dá para ver algo diferente.

 

O problema que ele causou só ocorre em condições tão específicas que se veio de fábrica mesmo assim não devem ter pego em controle de qualidade, que costuma ser bem estrito. Para a placa de vídeo crashar era necessário ter um driver instalado e usar PCIe gen3 e aguardar horas, sendo que reflash/atualização de bios mascarou o problema. O slot funcionava com 100% da velocidade sem problemas, exceto interagindo com esses drivers.

 

Como pode ser bem difícil conseguir um RMA (como vou provar que não foi mal uso? Se tivesse feito um vídeo unboxing seria fácil, mas só foto mais ou menos... Nem eu tenho certeza se está torto nas fotos de antes da instalação) resolvi tentar realinhar o infeliz antes disso. Instalei a CPU e removi só para conferir se permanecia no lugar e então completei a instalação. Ele só estava levemente torto, o que causaria mal contato, vamos ver se resolve o problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estas plataformas Intel tem disso mesmo, os pinos são muitos frágeis e entortam por qualquer coisinha mesmo tendo o maior cuidado.
Já peguei um monte de placas assim, muitas entortam na hora de tirar o processador, principalmente se tirar ele meio de lado.
A minha própria placa-mãe mãe  eu tendo experiência entortou um do nada.

Com paciência da para desentortar.

Ainda bem que achou a causa. 

adicionado 5 minutos depois

Por falar nisso, instalei o Ubuntu Gnome 16.04 LTS  (Muito bom) e o driver AMDGPU PRÓ para testar.

Decepção total , instalei o spec ops the line pela steam e ficou até jogável com o Vsync desligado com uma média de 45 FPS.
Dava um Alt+Tab congelava o jogo , tinha que dar um Alt+F2 e reiniciar o X .

Tanta distro boa para usar e AMD nada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@geeknew Estou começando a achar que é a placa de vídeo/drivers novamente agora que percebi uma anomalia no PCI bus usado por ela. Ambas as placas-mãe que uso para testar tem um único slot x16. Ainda sim a RX usa apenas x8 quando em PCIe 3.0, e quando em 1.1 o driver da Radeon sequer reporta o bus speed—joga um "Not Available".

 

Poxa, isso dos drivers para Linux é bem chato. A AMD não tem perfil mainstream, ela está até investindo junto à fundação Blender (software 3D livre) para desenvolver o OpenGL, e me faz isso com o Linux. Vai entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!