Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

120T em case mITX


Posts recomendados

Computador novo montado e já estou de olho nas temperaturas. Estou usando um i5 6600 com cooler stock, e como é de se esperar as temperaturas são terríveis. Testes preliminares jogaram as temperaturas em estresse à 75ºC em uma temperatura ambiente entre 28 e 30ºC. Preciso colocar um watercooler, pois se trata de um mITX, não há altura suficiente para um aircooler decente. Tenho andado bastante animada com o 120T, mas a questão é: Será que cabe mesmo?

 

Minha placa de vídeo está muito mais próxima de onde ficará o radiador que eu gostaria, fora conseguir posicionar as mangueiras de forma que não fiquem para cima. O radiador entraria onde está este fan frontal de 120mm. Olhando as medidas teoricamente cabe, mas tão justo que não sei se realmente dá. Não tenho experiência na montagem de watercoolers, não sei se na prática a rigidez das mangueiras e tudo mais permitem.

 

cooler_clearance_01.jpg

 

cooler_clearance_02.jpg

 

cooler_clearance_03.jpg

 

cooler_clearance_04.jpg

 

Seguem as medidas:

 

SG05_1.jpg

 

SG05_2.jpg

 

@Contiusa O que acha? E se eu substituir o fan por um mais fino?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Que bom!

 

Estou pensando em colocar fan e então radiador com as mangueiras de lado, no lado oposto à GPU (por causa da placa com USB etc do painel frontal não posso colocar o radiador primeiro). Mas isso me deixa meio desconfortável, praticamente tocará a GPU e aquecê-la não me parece uma ideia sensata.

 

Talvez eu consiga colocar as mangueiras para baixo, mas não tenho as medidas exatas das "abas" do bloco do radiador, só dá para estimar pelos esquemas do site. Não sei se cabem. Poderia me fazer o super favor de medir o seu quando reinstalar? Se couber nessa posição deve resolver o meu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal acho que cabe com o fan de 25mm, não? O radiador tem 22, mas 25... Você ficaria com uma margem de 3mm :P 

 

De qualquer forma, se não couber tem esse da DeepCool que só tem 20mm:

http://www.kabum.com.br/produto/55861/cooler-fan-deepcool-gamer-storm-gs120-12cm-big-airflow-dpgs-fgs-gs120

 

Ele é um pouco mais fraco em fluxo (não tem o valor da pressão), mas não deve ficar muito diferente. Só não tem led, mas não sei se o seu gabinete tem janela.

 

Acho que a Cooler Master tem alguns modelos slim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Pois é. Essa margem de 3mm me deixa ansiosa, haha. Considerando a margem lateral de 5mm dá o que, incríveis ~6mm de distância? Tenso.

 

Não ter led é um ponto positivo no meu caso, já que devo remover o do 120T. Obrigada pela indicação! Devo comprar o cooler primeiro, se não couber já sei qual fan posso pegar para substituir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Nihal disse:

Não ter led é um ponto positivo no meu caso, já que devo remover o do 120T. Obrigada pela indicação! Devo comprar o cooler primeiro, se não couber já sei qual fan posso pegar para substituir.

 

Eu acho que vai caber na conta (haha). Senão tem esse de 20mm. Se eu lembrar de outro eu dou um toque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Contiusa Coube perfeitamente! Foi ótimo ter acesso às medidas no próprio site da DeepCool para calcular. Ainda consegui colocar com as mangueiras para baixo, apesar delas terem que "pular" a memória, se erguendo um pouco acima da bomba neste ponto.

 

tumblr_oinggkREDl1upjmufo4_r1_1280.jpgtumblr_oinggkREDl1upjmufo5_r1_1280.jpg

 

Só que não sei se se trata de defeito, se há uma bolha persistente ou se o ruído que escuto é normal. O 120T borbulha constantemente, na verdade lembra muito o barulho de um HDD. Só é possível escutar com o gabinete aberto e ouvido bem próximo, mas ainda assim... Tentei sacudir levemente o bloco do radiador com ele desligado e ligado, coloquei em outra posição, não tem efeito algum sobre o ruído.

 

Segue um áudio do ruído gravado com o celular ao lado da bomba, com um "olá" como referência do volume (então não coloquem no máximo hahaha): https://clyp.it/m5bkr55g

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Funciona melhor como intake. Fiz uma bateria de testes, só falta formatar os resultados. A CPU fica consistentemente 2ºC mais baixa, já o PCH fica 5ºC mais frio em full load e 8ºC em idle.

 

O sensor de sistema acusa 1ºC mais quente como intake, mas me parece um compromisso justo, considerando que à ~30ºC ambiente essa temperatura mais alta do PCH com o fan exaustor o jogou à 55ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

Ambos. Em load o delta do PCH é ligeiramente mais baixo que idle, deixando claro que o fluxo de ar criado pelo intake é o responsável pela queda na temperatura.

 

Deve ser pela configuração peculiar. É um gabinete bem apertado, cujo único intake ativo possível é o fan no radiador. Quando usado como intake ele joga o ar sobre a região da CPU, que então é imediatamente removido pela fonte, criando quase um túnel de vento. Já ao usar esse fan como exaustor faz com que retire ar principalmente de uma área onde não há componentes, baixando a temperatura do sistema em 1ºC, porém falhando em resfriar o PCH pois o fluxo dele compete com a fonte.

 

A Silverstone sabia o que estava fazendo quando projetou esse gabinete e colocou o fan no sentido que colocou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal talvez porque o ar intake é mais frio do que o componente. Nos primeiros testes que eu fiz, eu coloquei o H60 com o fan para dentro por engano e o ar intake subiu 3-4ºC em poucos minutos até eu perceber e trocar a orientação. Talvez subisse ainda um pouco mais. Só que, se eu me recordo bem, ele ainda estava mais frio do que o VRM. 

 

Nesse caso, pode ser que o ar (mesmo quente) 'resfrie' o VRM. Não sei se em alguma situação pioraria, mas se está dando certo, toca o bonde :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Sim, com certeza está mais frio. Como exaustor dá para ver bem, em idle a CPU fica na casa dos 30ºC, o PCH em 50+ºC. No load ficam mais equivalentes, mas o PCH ainda fica mais alto.

 

Por sinal, dá uma olhada nos pobres componentes esmagados pelo bloco da bomba. À princípio achei até que a placa não faria contato direito, mas as temperaturas indicam que fez sim. No futuro ainda removerei para ver pelo elastômetro se tocou bem e substituirei pela minha pasta térmica para comparar.

 

tumblr_oinggkREDl1upjmufo8_r1_1280.jpg

 

Sendo a placa-mãe assim:

 

004.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal você fala nos mosfets à direita da primeira foto? Eles são padrão, então acho que não pega. Você pode fazer um teste com uma folha de papel. Se o papel passar por entre o mosfet e o bloco, não está pegando. Eu achei isso com a montagem do NH-U14S, mas eu fiz o teste com a folha e não estava batendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 13/01/2017 às 13:24, Contiusa disse:

@Nihal tipo assim (gravei um vídeo no unboxing). Esse é o barulho que está fazendo. Pelo peso e o som, eu imagino que tenha de 40 a 55% de fluido no radiador. Está bem baixo mesmo. A bomba parece um chuveiro se eu mudar o radiador de posição. 

 

 

 

@Contiusa Sequestrei esse post do outro tópico para não sequestrar o tópico inteiro. Finalmente desmontei tudo aqui e girei o radiador do 120T para verificar o ruído. Não acho que tenha tão pouco fluído como o seu, porém há um deslocamento perceptível de líquido após deixar o radiador repousar uns segundos (para permitir que o fluído junte) antes de girar:

 

 

Na sua experiência com WCs isso seria normal? Minha bomba tem se tornado um pouco mais barulhenta nesse meio tempo.

 

P.s.: Aproveitei para fazer o teste da folha de papel e realmente não toca nos capacitores cobertos. :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Nihal disse:

Na sua experiência com WCs isso seria normal? Minha bomba tem se tornado um pouco mais barulhenta nesse meio tempo.

 

P.s.: Aproveitei para fazer o teste da folha de papel e realmente não toca nos capacitores cobertos. :D

 

Não parece ter muito ar, mas só você pode saber ao certo. O vídeo que eu fiz está bem mais visível. Algum ar todos eles vão ter. Acho que o H75 também dava uma chacoalhada quando eu trocava ele de posição, mas acho que isso é normal. Mas o H55 está anormal. É aquela coisa: quem trabalha na Pichau montando micro todo dia vai saber quando o radiador está mal preenchido (melhor até do que o pessoal do RMA). A gente só pode se basear pela intuição. Eu fiquei uns dois dias na dúvida, mas chegou uma hora que eu falei: "Se eu não abri o RMA, vou me sentir um *****". Se estivesse só com uma folga, eu acharia "normal" e tocava o barco.

 

E bom saber que não toca os capacitores! Eu também fiquei preocupado aqui :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!