Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RX 470 Asus Strix muito quente


Posts recomendados

Boa noite pessoal. Eu comprei minha placa de vídeo Asus Strix rx 470 de 4gb e instalei ela hoje. na altura que estou fazendo esse tópico tenho nem 12 hrs que foi colocada. minha preocupação é que ela está a 50 graus sem estar jogando, só navegando e etc. Notei que ela tem um sistema inteligente de temperatura, as ventuinhas dela liga se tiver "X" temperatura. (ainda nao sei qual a temperatura que ela liga) então eu to preocupado sobre isso. nesse momento que ela está 50 graus a temperatura ambiente é de 26 graus. de dia fica fácil 35 graus. será que ela veio com algum defeito e tá esquentando de mais mesmo sem tá jogando? lembrando que ela está 50graus com as ventoinhas desligadas (automaticamente por ela).

(meu gabinete é pequeno, a fonte é em cima com a ventoinha dela virada pra baixo, ou seja, pra placa de vídeo. o gabinete nao tem nenhum cooler adicional.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Gustavo Candote disse:

Notei que ela tem um sistema inteligente de temperatura, as ventuinhas dela liga se tiver "X" temperatura. (ainda nao sei qual a temperatura que ela liga) então eu to preocupado sobre isso

Por padrão, 60C.

 

E de qualquer forma, 50 é bem de boas. Podia até mesmo ficar nos 80 24h por dia, não ia ter problema nenhum; placas de vídeo aguentam bem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
5 horas atrás, Gustavo Candote disse:

Notei que ela tem um sistema inteligente de temperatura, as ventuinhas dela liga se tiver "X" temperatura. (ainda nao sei qual a temperatura que ela liga) então eu to preocupado sobre isso.

Preocupado por quê? A placa foi projetada para ser assim. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Candote Não gosto muito de sistema de ventoinhas inteligentes, porque não tem nada de inteligente nisso, só vai começar a girar quando tiver quente a placa, então o q adianta ? O correto não é nem chegar em X temperatura para depois girar, precisa girar sempre ! 

 

Se você está achando quente, recomendo aumentar a rotação no MSI Afterburner para 50%, e criar um perfil, depois é só acionar aquele perfil salvo. Também nas configurações do MSI Afterburner é possivel iniciá-lo junto com o Windows minimizado na bandeja do Windows, dae após carregar o windows a pl. de vídeo sempre vai ficar girando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 minutos atrás, MatrixWHOIS disse:

...porque não tem nada de inteligente nisso, só vai começar a girar quando tiver quente a placa, então o q adianta ? O correto não é nem chegar em X temperatura para depois girar, precisa girar sempre!

Garantir silêncio absoluto, enquanto poupa a vida útil dos fans e energia elétrica. Como não é inteligente?

 

Essas temperaturas (50ºC ou 60ºC) não oferecem qualquer tipo de risco ou consequência para a placa. Não há problema em deixar alcançar isso. Não há desvantagens.

 

Equipamentos só precisam ser refrigerados quando estão quentes (o que é bem acima do que os sistemas de controle colocam como limite térmico). Então faz sentido começar a girar somente quando a placa precisar. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Tem desvantagem sim, silêncio tem um custo: menos barulho, maior temperatura, pode até aumentar a vida útil dos FANS e poupar energia, mas não poupa a vida útil da placa de vídeo pois ela dura menos com temperaturas mais altas , é uma lógica bem óbvia, a GPU é como se fosse uma CPU, a ventoinha sempre precisa ficar girando, prefiro gastar um pouco mais de energia para manter um temperatura constante, esperar esquentar para depois girar ? Sacrificar temperatura por silêncio absoluto não é vantagem, até porque uma placa quente gasta mais energia do que um placa mais fria, então seria muito mais vantajoso a ventoinha sempre girar em baixa rotação, assim gera economia de energia, aumenta a durabilidade do FAN e da placa de vídeo.

 

O que gasta mais energia: uma placa de vídeo que fica dando picos de temperaturas para depois esfriar ou uma placa de vídeo com constantemente esfriada c/ a ventoinha em baixa rotação ? Com certeza a primeira opção, o calor da GPU gasta mais energia do que a rotação do FAN. 

 

Então é só colocar na balança, aumentar a vida útil da placa de vídeo é mais importante do que economizar um pouco de energia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
3 horas atrás, MatrixWHOIS disse:

...não poupa a vida útil da placa de vídeo pois ela dura menos com temperaturas mais altas...

 

Então é só colocar na balança, aumentar a vida útil da placa de vídeo é mais importante do que economizar um pouco de energia. 

A vida útil da placa de vídeo não é afetada em temperaturas tão baixas quanto 60ºC. O circuito é projetado para trabalhar perfeitamente em temperaturas muito mais altas que isso. Os capacitores, por exemplo, para 105ºC ou mais. Operar a 35ºC ou a 60ºC vai ser a mesma coisa em termos de desgaste. Não há desvantagem. Só ocorreria aceleração do desgaste em temperaturas bem mais altas.

 

3 horas atrás, MatrixWHOIS disse:

...a ventoinha sempre precisa ficar girando...

Por quê?

 

3 horas atrás, MatrixWHOIS disse:

...até porque uma placa quente gasta mais energia do que um placa mais fria...

Como dito anteriormente, a placa é projetada para operar a temperaturas muito mais altas. O limite térmico geralmente usado, de 60ºC, não vai interferir no trabalho do circuito.

 

Uma placa sendo usada a, digamos, 40%, vai liberar a mesma quantidade de calor esteja com os fans ligados ou não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Gustavo Candote É normal que a placa não ative os fans até chegar a 60ºC. Se seu gabinete tem a fonte localizada na parte superior e está sem fans auxiliares, é também normal que a temperatura da placa fique alta mesmo em idle.

 

Verificou se ela ativa os fans ao jogar algo pesado? E qual é a temperatura máxima em jogo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Foxwalt disse:

@Gustavo Candote É normal que a placa não ative os fans até chegar a 60ºC. Se seu gabinete tem a fonte localizada na parte superior e está sem fans auxiliares, é também normal que a temperatura da placa fique alta mesmo em idle.

 

Verificou se ela ativa os fans ao jogar algo pesado? E qual é a temperatura máxima em jogo?

Sim verifiquei, ela liga sim, dependendo do jogo. se ele for pesado ela liga, e a temperatura máxima que ví nela até agora foi 62 graus. queria experimente jogos da atual geração, mas gastei todo meu dinheiro pra comprar a placa kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então man, cabei de fazer isso, coloquei esse programa, deixei rodando uns 5- 6 minutos e a temperatura chegou até 72 graus, eu não sei quanto tempo é necessário pro teste ficar bom, mas chegou a essa temperatura, acredito eu que subiria mais se eu deixasse mais tempo. eu fiz o teste na resolução que meu monitor suporta. 1366x768. e depois que parei com o teste a temperatura voltou pros 49-50 graus

adicionado 1 minuto depois

@Gustavo Candote no inicio do teste, ela segurou bastante tempo nos 60 graus, nos ultimos minutos que subiu.

adicionado 10 minutos depois

@Gustavo Candote o fan ficou 61% de rotação 

 

adicionado 12 minutos depois

@Foxwalt no inicio do teste, ela segurou bastante tempo nos 60 graus, nos ultimos minutos que subiu.

o fan ficou 61% de rotação 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode me tirar uma ultima dúvida? sabe aquele led que fica em baixo do conector de alimentação extra da placa(vinda direta da fonte) ela sempre fica ligada? por que eu percebi que ela fica ligada em cor Branca o tempo todo, e continua até depois do pc ligado,( percebi que o usb também carrega celular depois do pc desligado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gustavo Candote disse:

pode me tirar uma ultima dúvida? sabe aquele led que fica em baixo do conector de alimentação extra da placa(vinda direta da fonte) ela sempre fica ligada? por que eu percebi que ela fica ligada em cor Branca o tempo todo, e continua até depois do pc ligado,( percebi que o usb também carrega celular depois do pc desligado)


É normal ficar passando um pouco de energia (tensão) após o desligamento do computador, agora não é normal ficar o tempo todo passando energia. Só fica passando tensão se o computador estiver direto na tomada e você não desligou a chave atrás da fonte.

 

Se estiver usando estabilizador, afaste esse câncer do seu computador e compre esse filtro de linha: http://www.pichau.com.br/filtro-de-linha-clamper-iclamper-energia-5-tomadas-010872?gclid=CMv84d_Y9NICFcOAkQodglUAQw

 

O filtro de linha só vai oferecer a proteção total ao sem bem eletrônico com um aterramento no neutro da tomada.

http://www.fluke.com/fluke/brpt/solutions/earthground/noções-básicas-sobre-aterramento

http://www.foxlux.com.br/blog/dicas/6-dicas-para-um-aterramento-eficiente/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!