Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração para análises laboratoriais


Posts recomendados

Boa tarde!

Eu trabalho com Paleontologia e agora pretendemos fazer alguns estudos usando análises de modelos tridimensionais baseado em microtomografias, que são análises muito pesadas.

Nosso laboratório receberá um financiamento de mais ou menos R$9000 e eu fiquei encarregado de montar um pc e fazer o orçamento. No entanto, não conheço muito sobre hardware, então gostaria de saber se esta configuração que montei é viável ou não. Lembrando que queremos montar um computador potente e que demore para se tornar obsoleto.

 

Aqui estão as peças que selecionei:

placa-mãe GIGABYTE GA-Z270X-ULTRA GAMING, DDR4 CHIPSET Z270, LGA 1151

PROCESSADOR INTEL CORE I7-7700K KABY LAKE LGA 1151 4.2GHZ 8MB CACHE

PLACA DE VÍDEO MSI RADEON RX 480 ARMOR 8G OC GDDR5 256BIT

MEMORIA CORSAIR VENGEANCE LPX VERMELHO 16GB (2X8) 2400MHZ DDR4
MEMORIA CORSAIR VENGEANCE LPX VERMELHO 16GB (2X8) 2400MHZ DDR4
HD TOSHIBA 1TB SATA III 3.5" 7200RPM

COOLER CPU XIGMATEK GAIA II

FONTE EVGA 500W 80 PLUS WHITE PFC ATIVO 100-W1-0500-KR - BOX

GABINETE NZXT S340 RED EDITION

 

Agora, a pergunta é: este computador funcionaria? hahah

Também gostaria de saber sobre possíveis melhorias pra máquina!

Desde já, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o que você quer, não.

 

Eu recomendaria R7 1700 ou 1700X pelo menos.

Que lhe daria performance equivalente a um i7-6900K mas custando muito menos.

 

um i7-7700 é completamente aniquilado por Ryzen 7 ou i7-6900K em tarefas pesadas que exijam desempenho em varias threads.

 

Infelizmente, o custo x beneficio dos i7-6800K\6900K\6950X da plataforma LGA2011-X99 é extremamente baixo hoje em dia.

adicionado 3 minutos depois

Poderia informar o nome da aplicação ou as especificações de hardware dela, se a necessidade de FirePro ou Quadros, ou se qualquer GPU convencional funcionaria?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador  Obrigado pela contribuição!

Iremos usar o software Avizo 7.1, infelizmente eles não são muito detalhados nas especificações recomendadas.

No site deles existe um pdf de recomendação de hardware, onde dizem que é recomendado investir em GPU, RAM e processador. Recomendam uma RAM de pelo menos 20 GB para os processos mais pesados e um processador de 8 núcleos. Nada mais específico que isso infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dsoliveira Suponho que você não tenha como checar se ele consegue usar +8 threads ou só isso?

Eu não consegui achar nada pesquisando xD

 

Mas, se ele pode usar 8 threads, bem provável que escale para mais.

 

Algo no PDF sobre precisar usar placas de vídeo Quadro ou FirePro? Algumas aplicações precisam delas, outras funcionam com GPUs normais.

 

Suponho que vocês não vão fazer overclock nessa workstation?

 

Vou lhe recomendar:

Ryzen 7 1700X \\ tem que verificar com o vendedor disponibilidade de coolers com suporte a AM4.

B350 mobo  \\ (pode pegar uma mais barata se quiser)

4x8Gb DDR4 3000mhz

 

o resto pode manter, se mantar a GPU pode pegar uma fonte de 500W. Mas...

Se o programa se beneficia de aceleramento por CUDA ou SP, o ideal é pegar a GPU mais forte que der, como uma GTX1080ti\Titan(neste caso precisaria de uma fonte melhor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dsoliveira O que eu recomendo é o Ryzen 7 1700X, já que recomendam i7-5960X.

Uma B350 + 32GB DDR4 .

Equipado com uma GTX1080TI, sim, ele usa processamento paralelo via OpenGL e usa MUITA Vram.

Além de um SSD PCI-e, do tipo "Placa de vídeo", porque é absurdo o uso de dados (deve encontrar entre R$1.000 a R$1.500).

adicionado 1 minuto depois

@Atretador http://adrenaline.uol.com.br/2017/04/06/49128/sem-fazer-alarde-nvidia-lanca-placa-de-video-titan-xp-sim-esse-e-o-nome-mesmo-/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Recomendação deles no PDF é uma placa profissional com a maior quantidade de memoria .. eles recomendam a Quadro ou a Firepro da AMD mas diz que o programa roda melhor se a placa suportar CUDA, então no caso seria a Quadro..

A GPU é componente mais importante

 

Depois é a quantidade de memoria RAM.. eles sugerem entre 16Gb e 32 GB

 

o 3 componente mais importante é a HD.. eles dizem que uma imagem de 1 GB pode demorar 25 segudos para abrir e uma de 10GB 4 mim.. a recomendação deles é uma SSD para armazenar as imagens que estão sendo trabalhadas é possivelmente você vai precisar de um Storage para guardar as imagens antigas.

 

A CPU com o maior numero de nucloes possiveis.. pois o sistema é multithread... ou seja seria um I7 (4 núcleos / 8 threads) ou um Ryzem da AMD com (8 núcleos/16 threads)... tem uma CPU I7 da intel que tem (10 nucleoes / 20 threads) mas só essa CPU é seu orçamento todo...

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@dsoliveira como o programa é pago, eu entraria em contato com eles pedindo uma orientação sobre o que importa mais, se é processador ou chip gráfico, porque aí dá pra direcionar alguma coisa.

 

A verba pra material permanente não pode ser maior não? (o sistema que você pede é muito bruto)

 

Se for o caso de processador, concordo com quem disse acima que um Ryzen R7 1800X é melhor escolha (gente, sei que o custo/benefício dele não é o melhor, mas o foco aqui é produtividade).

 

O Xeon seria uma outra opção, mas estoura o orçamento, e eu pensaria aí (e perguntaria pra eles também) se é possível usar o programa em um Cluster, porque ao invés de gastar 20 pilas num super sistema Xeon com dois processadores de 10 núcleos (ou num Core i7 de 10 núcleos), você pode montar uns 5 Ryzens juntos e ter até mais poder de processamento, deixando um deles com a placa de vídeo pra visualizar estas imagens tão gigantes. (isso considerando os 20 mil do exemplo, se não puder passar dos 9, dá pra montar uns dois)

 

Se o programa se beneficiar muito de co-processamento do chip gráfico, aí fica complicado, pois as Quadro doem no bolso e vão comer a maior parte da verba.

 

Vai ter que incluir aí um Nobreak ou o almoxarifado vai fornecer?

Tem gerador na sua unidade? (eu sei o inferno que é perder experimentos por falta dele)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!