Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor SSD para PC de Engenheiro Civil?


Posts recomendados

Bom dia pessoal, sou novo por aqui e estou precisando de ajuda para escolher um SSD que venha me atender.

 

Fiz muitas pesquisas, aqui inclusive, mas não consegui decidir qual SSD comprar.

A questão é que o PC hoje esta bom para jogos, mas para renderizações de revit, sktechup, etc... ainda não esta bom.

Se eu acrescentar e mudar o windows e programas vitais (AutoCad, sketchup, etc...) para o SSD, irá acelerar as renderizações? (irei manter o HD para as coisas pesadas, deixarei o SSD somente para o trabalho mesmo)

E qual o SSD ideal para programas gráficos? quanto ao Armazenamento, precisa ser igual OU superior a 240GB, dependendo o preço da para pegar o de 480/500 GB rsrs. 

 

Eu posso gastar no SSD no máx R$ 800,00

 

as Configurações de minha máquina são as seguintes:

Processador: I7 7700K (4.2 Ghz)

Placa de video: Gigabyte GTX 1070 g1 Rock

Memória: 2 x 4 GB 2133 mhz (DDR4) (expandirei para 16 gb nas próximas semanas)

HD: 1TB 7200rpm

placa-mãe: placa-mãe Asus H170M-PLUS/BR DDR4 LGA 1151

 

Desde já agradeço a ajuda pessoal!! \o/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vai acelerar as renderizações se elas demandam muita leitura de dados do HD, se o programa carrega tudo na memória e fica horas pensando nisso, sem ficar o tempo todo lendo o disco, não vai mudar muita coisa.

 

A máquina fica muito ágil com o SSD, carrega os programas num tapa, mas nada além disso. ;)

 

480/500 GiB não sei se você consegue com este orçamento, 240 ou 360 cabe fácil.

 

Tem uma gama boa de fabricantes e modelos, até mesmo os mais fracos já são mais rápidos que um HD, mas veja as taxas de transferência declaradas para leitura e escrita para se guiar. 550 MiB/s para leitura e 450 MiB/s para escrita são bons valores, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi evandro, a minha duvida também é essa, sobre as renderizações, como ela funciona, se atua mais nas memórias ou se é no ssd/hd... mas pensando sobre isso talvez a renderização dependa mais da memória que do ssd/hd... mas a compra do ssd farei do mesmo jeito, só falta encontrar a melhor opção rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@mauricio bortolini faz um teste aí, abra o monitor de recursos do windows durante uma renderização e fique de olho em qual parte "o bicho tá pegando".

 

Memória mais rápida eu não lembro se te ajudaria, processador com mais núcleos sim (e você já acertou isso com o i7 ;) ).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião se voce usar um ssd para o sistema e programas, deixando um hd normal para arquivos, o ganho em tempo irá aumentar e muito, tiro por mim, isso sem contar com a velocidade de carregamento e finalização, bem como a operação em si do pc, fica tudo muito ágil...inclusive pelo motivo de não precisar desfragmentar, dificilmente preciso reinstalar o windows, já quando usava o sistema operacional em disco comum, era constante ter que reinstalar.

Penso ainda que para obter o que voce quer, tudo é considerado, poder de processamento, seja do  processador e das memórias, passando pela placa de vídeo.

E para finalizar depende dos programas utilizados, procure usar aqueles que tem suporte a configuração que permite utilizar melhor a placa de vídeo.

Obs: Tem várias marcas tido como boas, eu escolhi o Samsung EVO 850 de 250 Gb, tenho 3 deles em uso, sendo um no notebook, voce encontra por volta de R$ 500,00 no ML...esse é o tamanho ideal para conter o sistema operacional e os demais programas que usamos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente @misterjohn, ouvi falar sobre os samsung evo serem bons, mas estava com receio... irei fazer o teste do @Evandro assim que chegar em casa e dai verificarei a conclusão sobre qual componente é mais puxado...

 

Acabei comprando o UV400 da kingston de 240 gb mesmo, paguei R$ 340,00 aqui em Cuiabá - MT, a diferença entre os dois não era tão grande. Preferi escolher a economia por enquanto, quando tiver mais grana irei pegar um bem melhor rsrs. Após o teste da renderização a noite, irei comentar aqui uma review falando sobre qual componente que mais influencia a velocidade para tal tarefa.

 

As indicações do ssd que comprei são estas: 

SSD Kingston 2.5´ 240GB UV400 SATA III

- Leituras: 550MBs

- Gravações: 490MBs

- Leitura/Gravação aleatória máxima 4K (IOMETER): até 90.000 IOPS e 25.000 IOPS

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor que esses, wd green, kingston, sandisk e coirsair le, vão ser os corsair neutron, Samsung evo e esses produtos mais refinados. Mas a diferença que tu vai sentir saindo desses de entrada não vai ser grande. Nada comparado a sair de um HD pra um SSD. O kit processador, placa-mãe e memórias sem dúvidas vão ter bem mais peso!

 

E duas observações:

Tu tem um problema aí na sua config, que é a questão do overclock do processador, pelo que sei só os chipsets Z170 e Z270 fazem isso, então tu não vai poder tirar proveito total do processador K. E pra piorar manter a temperatura baixa deles caso vá fazer OC custa um cooler bom.

 

Aí entra um outro ponto que tu vai lidar mais pra frente, a questão das memórias... não sei dizer se frequências mais altas tem impacto nos programas que tu usa, mas seria uma boa dar uma pesquisada antes de comprar e ver se a placa-mãe suporta as mesmas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Kingston tinha uma má fama, segundo consta, enviaram uma amostra para um teste e depois na hora de fabricar usavam um chipset inferior...podem até não fazer mais, porém sempre ficará uma desconfiança. Para conhecimento de um "look" abaixo:

 

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/kingston-vendendo-gato-por-lebre-ssd-v300-120gb.508753/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade @Anderson K, eu terei que migrar para um novo gabinete futuramente quando puser water cooler, pois o meu atual (thermaltake versa n21) não aceita water cooler... mas por enquanto não preciso me preocupar com isso. Sobre o ssd @misterjohn, esse lote do V 300 realmente teve problema, mas aparentemente não repetiram o erro com os UV 400.

ontem eu fiz um teste pelo CrystalDiskMark e os resultados foram melhores do que o esperado, segundo um amigo técnico... postarei uma imagem do teste, se tiver algum erro podem me avisar que refarei hoje a noite.

 

Único azar na história é que atualizou o windows ontem (esqueci de desativar) e não reconheceu minha placa de video hahaha, mas reinstalarei tudo hoje do zero rsrs. 

 

ainda não fiz o teste da renderização por causa da complicação da atualização do windows, mas organizando hoje, posto também uma imagem mostrando quem ta sendo mais puxado durante a renderização...

IMG_0951.JPG

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mauricio bortolini disse:

Verdade @Anderson K, eu terei que migrar para um novo gabinete futuramente quando puser water cooler, pois o meu atual (thermaltake versa n21) não aceita water cooler... mas por enquanto não preciso me preocupar com isso. Sobre o ssd @misterjohn, esse lote do V 300 realmente teve problema, mas aparentemente não repetiram o erro com os UV 400.

ontem eu fiz um teste pelo CrystalDiskMark e os resultados foram melhores do que o esperado, segundo um amigo técnico... postarei uma imagem do teste, se tiver algum erro podem me avisar que refarei hoje a noite.

 

Único azar na história é que atualizou o windows ontem (esqueci de desativar) e não reconheceu minha placa de video hahaha, mas reinstalarei tudo hoje do zero rsrs. 

 

ainda não fiz o teste da renderização por causa da complicação da atualização do windows, mas organizando hoje, posto também uma imagem mostrando quem ta sendo mais puxado durante a renderização...

IMG_0951.JPG

 

"Sobre o ssd @misterjohn, esse lote do V 300 realmente teve problema, mas aparentemente não repetiram o erro com os UV 400."

 

O problema da Kingston foi má fé mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Para finalizar as dúvidas que tive, consegui mais informações e novos testes e cheguei a uma conclusão de que muitos gargalos tidos no sistema não são resultados 100% de configuração baixa de maquina, mas sim erros nas versões dos programas de projeto gráfico. Por isso a maioria de projetistas utilizam versões mais antigas.

 

Mas vale ressaltar que para ter um bom processamento é necessário memória, hoje estou com 24Gb de memória e roda muitos programas liso (no começo, quando carrego muito o arquivo com blocos e etc, ja começa os gargalos na hora de abrir o arquivo), mas também seria importante trocar a placa de vídeo gamer, por uma placa "quadro" ou outra do mesmo segmento, pois são projetadas especificadamente para trabalho gráfico.

 

Por fim acredito que para ter programas de ultima geração e um desempenho bom, sejá necessário investir em uma workstation com dois processadores, e lembrem-se, é necessário velocidade de processamento "ghz", núcleos(quanto mais melhor mais melhor) e cache alto. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, mauricio bortolini disse:

é necessário velocidade de processamento "ghz", núcleos(quanto mais melhor mais melhor) e cache alto. 

 

Um adendo aqui, é necessário poder de processamento.

Estes três dados que você citou dependem do projeto da arquitetura do processados, ou logo mais vai ter gente comprando o processador só por causa destas informações (como se fazia, 15 anos atrás) e não fazendo um bom negócio.

 

3 horas atrás, mauricio bortolini disse:

por uma placa "quadro" ou outra do mesmo segmento, pois são projetadas especificadamente para trabalho gráfico.

 

Não é o projeto da placa, mas é o driver específico que a faz diferente, se você jogar um super trunfo de uma Quadro e uma GeForce de mesmo nível de desempenho, vai ver que elas usam o mesmo chip, tem os mesmos clocks, mesmas especificações.. no máximo a Quadro tem bem mais memória. ;)

 

Ademais, ótimo relato, obrigado por compartilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Evandro disse:

 

Um adendo aqui, é necessário poder de processamento.

Estes três dados que você citou dependem do projeto da arquitetura do processados, ou logo mais vai ter gente comprando o processador só por causa destas informações (como se fazia, 15 anos atrás) e não fazendo um bom negócio.

 

 

Não é o projeto da placa, mas é o driver específico que a faz diferente, se você jogar um super trunfo de uma Quadro e uma GeForce de mesmo nível de desempenho, vai ver que elas usam o mesmo chip, tem os mesmos clocks, mesmas especificações.. no máximo a Quadro tem bem mais memória. ;)

 

Ademais, ótimo relato, obrigado por compartilhar.

Realmente quanto mais pesquiso, mas vejo que tenho muito a aprender hehe, obrigado pelo esclarecimento!! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!