Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de I5 6400 para R7 1700


Posts recomendados

Galera, vocês acham válido um upgrade para um Ryzen R7 1700, junto com uma mobo B350m da MSI vindo de um i5 6400 com uma h110m?

Penso nesse upgrade ao invés do meu plano anterior, que era trocar o i5 por um i7, e mais para frente, trocar de GPU para uma VEGA de entrada para casar bem com meu ultrawide.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
32 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

Galera, vocês acham válido um upgrade para um Ryzen R7 1700, junto com uma mobo B350m da MSI vindo de um i5 6400 com uma h110m?

Penso nesse upgrade ao invés do meu plano anterior, que era trocar o i5 por um i7, e mais para frente, trocar de GPU para uma VEGA de entrada para casar bem com meu ultrawide.

 

Pra jogos?
Não.

 

Pra trabalho?
Sim.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro Sim, sei disso, especifiquei os 75, pois o i7 7700k "brilha" em cima dos Ryzen, quando você chega próximo aos 140 FPS, que aí aumenta a carga na CPU.

7 minutos atrás, Evandro disse:

@Flávio Santana Lima os FPS dependem mais da placa de vídeo do que do processador.

 

Tem que se ver quanto você vai jogar e quanto vai trabalhar, quanto que o ganho de produtividade te traria de renda extra também. ;)

Quantificar isso é um pouco complicado no momento. Pelos meus objetivos, valeria a pena, mas estou pensando num futuro que não sei quando pode se realizar, se é alguns anos, ou alguns meses. Enfim, se eu puder e ter $$ posso fazer essa troca e gastar esses 900 reais de diferença na venda do meu kit para o Ryzen, porém não vou me apertar pra isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima Você vai ganhar performance em jogos com um Ryzen, da mesma forma que ganharia com um i7.

Seus minimos vão melhorar, não vai ter que se preocupar com stuttering e ainda vai poder rodar coisas no plano de fundo.

 

E se vai fazer tarefas de workstation no futuro, os Ryzen, mesmo os R5 1600 ainda seriam mais negocio que os i7-6700/7700.

 

A diferença entre os Ryzen e os i7 e bem pequena na maioria dos jogos, em medios e minimos, ja para os i5 eles ganham de lavada por não ficarem engasgados a 100% de uso com uma GPU forte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Sim, eu to acompanhando bem os ryzen, tenho apenas duas ressalvas:

 

- 1° placa-mãe: Pois tem um modelo da Asus que nem dissipador nos VRM's possui, não sei se vale a pena comprar uma dessa. E achar por um valor convidativo de até 500 reais ta complicado com as mais completas. 

- 2° Memórias: Possuo um kit de memórias DDR4 HyperX Fury Dual Rank 2133MHz. Creio eu que consigo fácil overclockar para os 2400 e deixar em dual channel, porém fico com receio.

 

Enfim, se souber de placa-mãe em um bom custo x beneficio, será de grande ajuda, visto que gostaria de fazer uma over no R7 1700.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador cara, é a melhor placa-mãe por esse preço, tem features muito boas, como a quantidade de sysfan, áudio mais "premium" etc. Coisa que só encontra em placa mais cara, beirando os 700 reais. Vou postar sim, vou fazer uns benchmarks hoje ou amanhã, e vou anotando os resultados com o i5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Chegou!!! Ontem passei a noite montando o sistema. Não tive tempo de fazer over, em nada, só montar e instalar o sistema.

 

Ao iniciar o windows, ficou meio instável, umas travadas estranhas, porém, quando instalei todos os drivers e programas da MSI, não tive mais problemas.

 

Chegando em casa tento um over para os 3.8 e a memória nos 2667 MHz.

adicionado 5 minutos depois

@Atretador E pensa que cooler stock lindo, muito mesmo e de fácil instalação. Creio eu que ele mantenha facilmente o processador no máximo nos 70 e sendo bem silencioso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Wraith Spire RGB esse é o meu, lindo demais. Muito bom e com o software da msi, faço curva de fan personalisada até para o cpu, assim fica bem silencioso, e o controle de RGB por temperatura é bem bacana, combina bem com o mesmo controle que tenho na minha RX 480 nitro+.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Subi fácil a memória para os 2667 mhz, só mudei a frequência e setei as latências em, 16 15 15 35.

Uma coisa é que ainda n tentei over do processador, não to precisando no momento, vou dar umas lidas e depois posso tentar, mas uma coisa é que ontem sem mudanças na frequência da memória, ela em 2133, fui rodar o bench do Rise of Tomb Raider, tinha uns sttuterings bem especificos, hoje aumentando para os 2667, esse sttutering sumiu, e a média de fps nesse jogo subiu de 69 para 73.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Atualizei a bios, não sei porque diabos a placa-mãe ta colocando 1,45v com o processador em 3,3GHz em stock em todos os núcleos. Assim, vale mais apenas deixar em over, e assim fiz um over a 3,65 GHz com tensão em 1,35v (vou tentar abaixar mais ainda hoje). O Cooler padrão só não está segurando em prime95, chega aos 82 e parece que está estabilizando, porém não para, aí eu paro o teste.

Em stock, eu assustei de cara ao abrir o prime95, em segundo chegou nos 75, já desliguei o programa, a tensão esta setada alta demais pela MB.

Em cinebench, com o R7 rodando em 3,65GHz teve as pontuações:

 

Single Thread: 155

MultiThread: 1605

 

No bench do CPU - Z

 

Single Thread R7: 421 

Reference (i7 5960x): 360

 

Multithread R7: 4525

Reference (i7 5960x): 3588

 

Porém, estou notando uma coisa, ao abrir algum bench de GPU, como o do AIDA64, a tela fica dando umas travadas, pequenos congelamentos na casa de 1 segundo, e ainda notei um coil whine, e isso não sei se só notei agora, mas ficou mais evidente quando eu abrir o bench de GPU do Cinebench, onde a placa não aqueceu, por isso a ventoinha não "mascarou" o ruído.

adicionado 24 minutos depois

https://www.reddit.com/r/Amd/comments/61bfok/my_ryzen_7_1700_overclocking_experience_so_far/?st=j2uboy3x&sh=6e6ceceb

 

Salvando este link...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!