Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de FPS FX 6300 M5A78L-M, o que melhorar?


Posts recomendados

Olá, sou novo no fórum e é a primeira vez que crio um tópico para pedir ajuda a quem entende mais sobre hardware, visto que sempre consigo tirar minhas dúvidas aqui através da pesquisa.

 

Meu setup é o seguinte:

 

FX 6300 (OC 4.0)

ASUS M5A78L-M/USB (AM3R2)

EVGA GTX 1060 6GB

HyperX Fury 8GB 1866Mhz + HyperX Fury 8GB 1600Mhz (Dual Channel)

KINGSTON SUV400S37120G (SSD) (Sistema Operacional)

SAMSUNG HD103SJ 1 Tb (Dados)

Fonte EVGA 600w 80 Plus White

 

 Montei este setup a pouco tempo e atualmente atualizei minha vga GTX 550 Ti para a 1060, e ao rodar jogos mais pesados como Battlefield 1 no Ultra em FullHD no multiplayer, vejo que tenho quedas de fps que me incomodam na jogatina. Jogos mais leves como Overwatch, World of Warcraft, LoL rodam numa boa. Porém para o BF1 fiz um OC para o Turbo Mode em 4.1 setando 20.5 (4100 Mhz) e o jogo flui melhor até, mas após 1 hora depois de jogatina o PC desligou, fiz isso e 2 vezes aconteceu a mesma coisa, por isso baixei o OC para 4.0. Sei que não é recomendado OC nesta placa-mãe por causa do chipset que é meio que uma gambiarra para funcionar a linha FX, e li também que a placa-mãe pode estar "capando" o desempenho máximo do processador.

 Meu gabinete é um Satellite antigo que ainda tem a fonte na parte superior, porém é até bem refrigerado, 1 fan parte frontal de 140mm, 1 fan na lateral de 120mm e 1 fan de exaustão de 120mm na parte de trás, são coolers antigos também, e como é difícil o cable management devido a fonte não ser modular, pode estar causando pouco aquecimento.

 O CPU navegando e em tarefas simples fica em torno de 37°C, placa-mãe 48°C e vga 55°C.

 Ao jogar BF1 CPU 60°C +, a placa-mãe ja vi chegar a 68°C e vga não muda muita coisa. A placa-mãe sempre fica mais quente que o resto do setup (deve ser o OC).

 Meu HD de dados de 1 Tb está apresentando problemas, ao acessar o diretório dele o PC trava e após uns 2 segundos dá pra ouvir um "estalo" e o PC volta ao normal e ai uso normalmente. Filmes, musicas, etc no mesmo diretório rodam sem problemas, porém comprei o ssd pois o sistema neste mesmo HD se corrompia toda vez que desligava.

 

Enfim, após saberem a situação, a placa-mãe realmente capa assim o processador? Estou pensando em comprar uma 970 PRO Gaming Aura da Asus, ela iria acabar com esse problema de queda de fps em jogos mais pesados? Se sim qual placa-mãe indicariam ao invés desta que acabei de citar? Li também que usuários sentiram uma baita diferença ao subir de um FX 6300 para FX 8350, seria o caso de trocar o processador também ou somente ele? O HD que está apresentando problemas pode ser a causa das quedas de fps?

 

Pessoal sei que muitos irão dizer que não compensa pagar caro para uma peça ultrapassada, mas vou pegar no PY com preços bem menores que no BR.

Lembrando que irei comprar um gabinete no próximo mês e estou pensando muito no AERO 800 da AeroCool, o que acham? Ah e o HD de armazenamento também irei trocar após o gabinete. Mas a questão é sobre trocar a placa-mãe e/ou processador para conseguir rodar o tão sonhado BF1 1920x1080 no Multiplayer com o fps na casa dos 60 sem essas quedas que atrapalham o gameplay, visto que vendi meu xbox final do ano passado e investi neste setup e fui atualizando aos poucos como a segunda memória e por ultimo a vga.

 

Desde já agradeço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Fernando S Oliveira Olha, um fx 6300 Não leva uma 1060 6gb, ainda mais com essa mobo aí. Ainda mais pensando que você vai conseguir por preços mais baixos, o ideal para você é comprar um kit de ryzen5 1400 + mobo b350 de sua preferência + 1x8gb ram.

Mesmo sendo mais barato, não vale a pena comprar um fx em circunstância alguma, e não acho que você vá conseguir desempenho maior com um fx 8350, mesmo ele perde em muitos aspectos para p Pentium g4560.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Fernando S Oliveira talvez você consiga melhorar mas não por causa da placa-mãe e sim da temperatura , uma placa-mãe atingir 68ºC não é nem um pouco normal,esse pode ser o fator que ta "capando" o seu desempenho,apesar de que como o amigo ali disse um fx-6300 gargala uma 1060 de todas as formas.Começa trocando a placa-mãe e depois o processador e fique atento as temperaturas,quando estão altas demais você vai sentir as consequências , travamentos,lentidão,bsod etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@0075543 Certo, irei verificar sempre, talvez com um novo gabinete bem mais organizado e com fans novas melhore um pouco, obrigado pelo comentário.

 

@TheSnow Certo, vou ver como vai ser, testar em outros jogos pesados e ver se me incomoda muito, ai vou aguentando pra comprar um outro mais atual. A bios esta atualizada. Valeu pelo comentário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Thiago Fernando S Oliveira disse:

Vou testar em casa e retorno com o as porcentagens. Estou meio por fora, me explique direito, se a CPU atingir uns 95% de uso constante é porque o kit está em todo o seu potencial?

O ideal é que a CPU esteja com uso baixo e a placa de vídeo, com uso alto..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Fernando S Oliveira

 

Na minha humilde opinião se o GPU estiver quase sempre com 90% de uso de GPU para cima, pode-se considerar que não há gargalo que comprometa a performance, pois está quase no máximo de uso da placa de vídeo.

 

Sugiro também aproveitar e verificar o uso do CPU também e postar aqui para a galera em muitos casos o OC que você fez no FX 6300 para 4ghz pode resolver o gargalo com GTX 1060 6GB, o teste que encontrei(FX 8350 vs i7 6700k), a diferença em 80% dos jogos testados do FX 8350 vs i7 6700k é pequena usando RX 480 8GB e GTX 1060 6GB; Crysis 3, Star Wars Battlefront(frostbite 3.0 a mesma do BF1), Far Cry Primal, Overwatch Raibow Six Siege, Dirt Rally; placas de vídeo mais fortes que elas testadas é melhor ir de Ryzen e Intel:

 

Vamos ver com suas postagens se o FX 6300 @ 4ghz "cumpre o papel"rodando uma GTX 1060 6GB igual o FX 8350 @ 4ghz fez nos testes na maioria dos jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thiago Fernando S Oliveira disse:

Pois então, Uma jogatina de 25 minutos e a GPU máxima de 68% enquanto a do processador se manteve na maior parte do tempo aos 100% de uso. Está tendo gargalo então?

Isso seria cenário típico de gargalo.. Falhas de renderização de objetos seria outra..

 

BF1, no Multiplayer é BEM exigente com CPU, então o que está passando é esperado até..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Roda quase perfeito, mesmo baixando a qualidade no low não tem ganho significativo de desempenho e tira bastante a beleza do jogo que é lindo por sinal. Como um OC a mais de 4.1 não foi possível com estabilidade, acha que comprando uma placa-mãe com chipset nativo dos fx e um overclock até 4.5 mais ou menos resolveria? Ou não aconselharia gastar mais nesse setup?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thiago Fernando S Oliveira disse:

Como um OC a mais de 4.1 não foi possível com estabilidade, acha que comprando uma placa-mãe com chipset nativo dos fx e um overclock até 4.5 mais ou menos resolveria? Ou não aconselharia gastar mais nesse setup?

O bom senso diria "não gaste mais com FX"..

 

Mas é uma coisa que depende muito do seu orçamento..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Fernando S Oliveira

 

Sinal de gargalo pois o CPU tá no máximo e GPU 68%, mas antes de gastar em hardware e subir o overclock acima de 4ghz sugiro usar este freeware ele desabilita núcleos ociosos e ajuda bastante os FX em alguns jogos:

http://www.coderbag.com/programming-c/disable-cpu-core-parking-utility

 

Baixa o software utilitário e executa, desabilita os núcleos ociosos clicando em unpark all, reinicia a máquina e aí vai testando nos jogos para ver se fez diferença.

 

Uma pequena curiosidade, na bios tem alguma opção para desabilitar o apm? Esta função habilitada o CPU pode reduzir o clock facilmente por qualquer esquentamento dos mosfets da placa-mãe.


Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Fernando S Oliveira Bom, vamo lá. Como pode ver no Meu PC, possuo um FX 6300 também, com uma RX 480 8GB, que é similar a 1060. Jogo todos os jogos numa boa, colocando maior qualidade gráfica pra que o "peso" do jogo, digamos assim, fique na GPU, e ela sempre fica em 100%. Minha mobo é uma GA 970A DS3P, peguei barato na época, e vi esses dias vendendo por R$320,00. Com toda certeza, existe gargalo entre FX6300 e as 480 ou 1060, mas de jeito nenhum, ele é "de todas as formas". Sua mobo é muito fraca pra esse processador, compre uma com chipset 970, e nem se preocupe com overclock, com sua placa de vídeo não vai ter ganho muito significativo . A menos que tenha quase 2k na mão pra comprar um setup novo, pegue uma mobo e terá seus problemas resolvidos com certeza. Esse setup ainda rende mais um tempo, por mais que os estusiastas daqui digam pra sair comprando kits e kits, deixa pra pegar lá na frente, onde vai estar mais barato e você ainda vai estar conseguindo jogar, pois consigo jogar numa boa BF1 com um FX e a RX. Quanto a falar que um G4560 é melhor que um FX8350, onde você viu esse teste louco??? kkkkkkkk só nos benchmark da vida, a diferença é quase o dobro, fora os vídeos que já vi. Enfim, compre a mobo, essa é minha sugestão, sua mobo faz a ponte entre todas suas peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT Opa, vou fazer os testes e verificar essa opção na BIOS, obrigado pela ajuda!

 

@Rodrigo Pieroni Obrigado pelo comentário, vou conseguir bem barato a mobo, vou atualizar ela e aguentar um tempo ainda. Até os Ryzen já abaixaram um pouco o valor.  

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Fernando S OliveiraNada mano, a gente tá aqui pra ajudar no que der. Pega sim, ela é uma excelente mobo custo/benefício, você vai sentir outro computador. Apesar de ultrapassados, os FXs ainda rendem mais um tempinho. Se você pode gastar 350 agora e continuar jogando numa boa, pra que tu vai desembolsar 2k, se lá na frente tu pega por 1.2k a 1,4k.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Thiago Fernando S Oliveira E ae rapaz, estou com o mesmo dilema no PC da assinatura, fx 6300+gtx970 to pensando em trocar a placa-mãe em uma com chipset 970 pra ver se da um up até ter grana pra atualizar o kit! Resolveu seu problema?

adicionado 1 minuto depois

@Rodrigo Pieroni E ae xará, beleza? Então cara, você joga BF1 nessa sua config? 

adicionado 3 minutos depois

Os FPS ficam na casa dos 60?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Paes Opa Rodrigo tudo bem? Então, seguindo dicas do pessoal pra melhorar o desempenho está rodando legal na casa dos 50 ~ 65 o BF1 no multiplayer no Medio ~Alto, fui ajustando aqui e ali. Inclusive usei um programa que "libera" os núcleos do processador, bem simples de usar, só procurar no post ai acima. Mas não atualizei a mobo ainda não, ainda vou atualizar o gabinete e depois a mobo. Mas cada dia me apaixono mais pelo FX 6300. Estou rodando The Witcher 3 FullHD no Alto~Ultra muuito bem, tão bem que nem coloquei o fps na tela pois está perfeito, rodei também MadMax basicamente nas mesmas configs e está perfeito. Na moral, esse processador ainda tem lenha pra queimar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Paes @Thiago Fernando S Oliveira Não recomendo a troca da placa-mãe para melhorar o desempenho no BF1. Esse desempenho (50-65 fps) ou até um pouco menos, dependendo do mapa, é o esperado para o FX 6300 nesse jogo.

Gastar dinheiro com placa-mãe nesse caso seria jogar dinheiro fora.

Haveria problema se ocorressem quedas para 15-20 fps, com redução de clock do processador - aí provavelmente teria que trocar a placa-mãe.

 

Melhor segurar mais um pouco e investir depois na plataforma para Ryzen.

 

@Thiago Fernando S Oliveira The Witcher 3 é um jogo bem pesado para a CPU, mas tem uma característica importante - ele pode ser jogado até com 30 fps e não prejudicar a jogabilidade. Ao contrário de BF1, que abaixo de 60 já não fica bom.

Mas realmente o FX 6300 ainda tem um desempenho satisfatório na grande maioria dos jogos. Mas se as quedas de fps no BF1 estiverem incomodando muito, melhor pensar na troca.

Eu mesmo só "aposentei" meu Phenom II x4 945 porque já não conseguia ter um bom desempenho em BF4, o que me incomodava muito e atrapalhava a gameplay. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, rodrigops disse:

@Rodrigo Paes @Thiago Fernando S Oliveira Não recomendo a troca da placa-mãe para melhorar o desempenho no BF1. Esse desempenho (50-65 fps) ou até um pouco menos, dependendo do mapa, é o esperado para o FX 6300 nesse jogo.

Gastar dinheiro com placa-mãe nesse caso seria jogar dinheiro fora.

Haveria problema se ocorressem quedas para 15-20 fps, com redução de clock do processador - aí provavelmente teria que trocar a placa-mãe.

 

Melhor segurar mais um pouco e investir depois na plataforma para Ryzen.

 

@Thiago Fernando S Oliveira The Witcher 3 é um jogo bem pesado para a CPU, mas tem uma característica importante - ele pode ser jogado até com 30 fps e não prejudicar a jogabilidade. Ao contrário de BF1, que abaixo de 60 já não fica bom.

Mas realmente o FX 6300 ainda tem um desempenho satisfatório na grande maioria dos jogos. Mas se as quedas de fps no BF1 estiverem incomodando muito, melhor pensar na troca.

Eu mesmo só "aposentei" meu Phenom II x4 945 porque já não conseguia ter um bom desempenho em BF4, o que me incomodava muito e atrapalhava a gameplay. 

@rodrigops Então cara, essas quedas repentinas de FPS e clock do processador estavam acontecendo! Acabei trocando a mobo pela M5A97 R2.0 e ta perfeito agora! (PC da assinatura).

@Thiago Fernando S Oliveira Esse processador é mito! hahaha resolvido meu problema, to rodando ele a 4,1ghz direto agora e ta liso no BF1!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigops Pois é, eu fico de cara ver ele rodando esses jogos bem, talvez trocaria a mobo por causa do over que pra 4.1 aqui não aguentou, no 4.0 já está semanas e passo horas no the witcher sem problemas, se continuar assim da pra levar mais algum tempo até trocar pra um Ryzen de no mínimo 6 núcleos. Obrigado pela resposta!

 

@Rodrigo Paes  Ele é show de bola, envelheceu bem pelos comentários, se eu for pra mobo com chipset 970 seria pelo OC mesmo, mas por enquanto ta ótimo \o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!