Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen Overclock


Atretador

Posts recomendados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Taylon Luan Minhas memórias são essas: 

 

Memory.thumb.PNG.08601c89c5197227672e600b629bc4c0.PNG

 

Infelizmente elas sumiram do mercado Brasileiro, nas lojas que conheço não tem mais disponível, tinha apenas no Kabum.

 

EDIT: ACHEI DISPONÍVEL NA PICHAU, CORRE! https://www.pichau.com.br/memoria-g-skill-series-trident-z-ddr4-3200mhz-2x8-16gb-f4-3200c15d-16gtzkw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Parrô Essas memórias são mais carinhas mesmo. Samsung B-Die com latência baixa, é basicamente uma das melhores memórias pra extrair o desempenho dos Ryzen.

 

Tempos atrás em 2012 paguei 650 em um kit 4x4GB Corsair Vengeance de 1.600 Mhz XMP, apesar de caro, pra aquela época eram ótimas memórias.

 

Mas em virtude de outras coisas, sim, as memórias subiram demais, e esse deve ser um bom motivo que aqui no Brasil a disponibilidade de memórias de alto desempenho caiu. Difícil alguém que queira gastar assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou com Ryzen 7 1700 e gostaria de aumentar a frequencia e se possivel diminuir o maximo a tensão, pois esta batendo fácil 75°C em full load sem over, placa-mãe a 50°C, pelas imagens e notei que a tensão sobe até 1,38v, é possivel aumentar a frequencia ate 3,7 ou mesmo 3,5Ghz e com um valor baixo de tensão de forma que o sistema fiquei mais otimizado (ou ate mesmo em stok 3,15Ghz). estou usando a configuração defaut da placa-mãe, bios esta atualizada.

 

Ou essas configurações padrões sao as mais indicados e otimizadas?

 

Em anexo imagem da bios, e onde posso alterar o valor da tensão da CPU, para testes e tentativa de otimização? nao consegui identificar (sou leigo)

 

Memória Hyperx Kingston Savage 8GB 2800Mhz DDR4 Preto 2 x 8GB

Placa-Mãe ASUS p/ AMD AM4 ATX PRIME B350M-A, 4x DDR4

Pasta Térmica Cooler Master Master Gel Maker Nano 

Gabinete Cougar Archon Mid Tower sem Fonte

Hd Ssd 120 Gb Sata 3 Kingston A400 550 Mb/s 10x + Rápido

FONTE CORSAIR TX-M SERIES TX550M 80 PLUS GOLD 550W PFC ATIVO

PROCESSADOR AMD RYZEN 7 1700, OITO NÚCLEOS, CACHE 20MB, 3.0GHZ, AM4

PLACA DE VÍDEO GIGABYTE GEFORCE GTX 1070 WINDFORCE OC EDITION 8GB GDDR5 256BIT

HD SEAGATE 1TB, 3,5" 7200 RPM, 64MB CACHE, SATA III, ST1000DM003

01.jpg

02.jpg

04.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No automático a tensão fica mais alta do que o necessário quando o processador é de uma fornada boa (funciona com uma tensão menor com 100% de estabilidade), porque a regulagem de tensão automática tem que funcionar para todos os chips vendidos.

 

Tem como diminuir um pouco a tensão se não passar de 3,7Ghz ou até 3,8Ghz se for sortudo. 1,3875v é o que uso em 3,9Ghz 100% estável para uso diário sem forçar na temperatura, mas vai depender da sorte ou azar.

 

Antes de fazer o over, diminua a tensão e vá testando para ver se na frequência padrão consegue diminuir a temperatura ( Achar a menor tensão possível para manter o processador 100% estável). Caso o resultado seja satisfatório vá aumentando de leve a frequência ou tensão até o máximo aceitável (seguro) na temperatura.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, SamucaFO disse:

No automático a tensão fica mais alta do que o necessário quando o processador é de uma fornada boa (funciona com uma tensão menor com 100% de estabilidade), porque a regulagem de tensão automática tem que funcionar para todos os chips vendidos.

 

Tem como diminuir um pouco a tensão se não passar de 3,7Ghz ou até 3,8Ghz se for sortudo. 1,3875v é o que uso em 3,9Ghz 100% estável para uso diário sem forçar na temperatura, mas vai depender da sorte ou azar.

 

Antes de fazer o over, diminua a tensão e vá testando para ver se na frequência padrão consegue diminuir a temperatura ( Achar a menor tensão possível para manter o processador 100% estável). Caso o resultado seja satisfatório vá aumentando de leve a frequência ou tensão até o máximo aceitável (seguro) na temperatura.

 

 

@SamucaFO ali nas imagens, onde devo ajustar a tensão?  e olha como esta a tensão pelo CPU Z

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um teste de estabilidade pelo AIDA64 e notei a tensão em 1.101v, isso quer dizer que a tensão do processador esta ok num valor minimo? estava achando que estava com um tensão de 1.395v como na imagem anterior. Gostaria de ajusta o valor minimo de tensão mais nao me acho na bios e nunca fiz over

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT 3.9Ghz a 1.420mV com o A70, usei por 1 semana se me lembro bem, mas por questões estéticas estou usando o Wraith Cooler :P

 

Rodo a 3.7Ghz diariamente e memorias a 2667Mhz, infelizmente a MSI tem um jogo de bios lixo, e tenho problemas em rodar memorias acima de 2400mhz com clocks acima de 3.7Ghz. Regulação de tensão pessima para uma mobo 4+2.

 

3.7 é um bom "sweet spot", consigo rodar a 1.3v então as temps ficam de boas.

 

Fiz os testes OC vs Stock, não lembro se postei aqui :D

Alem das variações no teste do CPU-Z mesmo, na validação.

 

No Dota, ja que não jogo muita coisa hoje em dia, eu pego em torno de 130~150fps.

Limitação da engine é de 3 threads pelo que vejo. Rodando o jogo com 3 threads(1C\2T+1T) de afinidade, e 5 threads(em alta prioridade) para 2x renders separados eu ainda pego 100~130fps, o que ao meu ver pelo menos é simplesmente excelente.

 

Fim de semana posto um comparativo no dota, stock vs oc + stock vs oc com render

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador

 

Boa placa!

 

Testa também o Dota 2 em DX 9 vs Vulkan, pelo menos o Doom 4 em Vulkan usa muito bem as Threads divide de forma sincronizada o uso do CPU e até mesmo processador mais fraco consegue segurar placas de vídeo mais fortes, eu fiz os testes em um Xeon 2680 8C 16T, o jogo usava todas as 16 Threads sincronizadas em baixo uso cada uma, fui lá no gerenciador de tarefas e deixei só 4Threads usadas, passou à usar mais as 4 Threads do CPU, mas não totalmente, os fps cairam pouca coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT Sim, eu jogo em Vulcan normalmente.

 

Ele consegue dar carga em todos os threads, mal não muito bem, com 2x threads tenho um pouco de stuttering a 40~70fps. Com 3 ja sobe para 110~130 e some o stuttering.

 

As vezes até esqueço de desabilitar o Folding@  antes de entrar em um game, porque perco só uns 5~10% de fps :lol:

adicionado 0 minutos depois

Peguei ela a R$700,00 no ML, modelo WindForce, bonitona, só o led Azul que me da nos nervos, tenho que fazer um mod nela xP

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador

 

Pegou ela por um bom preço.

 

Já tentou usar este utilitário:

https://bitsum.com/parkcontrol/

 

Pode ser que melhore performance nos Ryzen, não vi ninguém testando neles ainda.

 

Eu uso no Intel Xeon 2680, apesar de ser um CPU top, melhorou um pouco o desempenho single e multi thread até mesmo em bench que já usa processamento full como o cpu-z.

 

Testa com ele instalado e veja se melhorou alguma coisa nos jogos.


Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT Só eu que perdi uns 10fps no Dota 7.07? :/

 

Não tive tempo de fazer um teste decente, ou melhor, não consegui consistência nos dados xP

Usando Replays meu FPS fica bem abaixo do que quando jogando na partida do Replay, então não sei bem como testar.

 

Então, utilizei um método que normalmente uso para deliberadamente para derrubar meu FPS, o demo de heroi, com um Ember Spirit explodindo. Só que ao in vez de explodir, coloquei ele para fugir de uns 20 Axe's.

 

Note que apenas 2x Threads são fortemente usadas, com todas as outras ficando em torno dos 30%

(Com a gravação, Shadowplay, há uma queda natural de uns 10fps pelo que vi)

 

 

Esta é uma situação mais pesada que gameplay normal, porém stressa de forma semelhante, normalmente fico na casa dos 110~135fps, em alguns pontos leves 150~200fps.

 

Teste rápido, em 3.7Ghz com DDR4 2400Mhz CL17. +Teste com o MSI Command Center rodando no plano de fundo

 

 

adicionado 6 minutos depois

Agora que parei para testar, pego 10~20+fps com DX9 ao in vez de Vulcan

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Puts cara, pior que não jogo Dota, então não conseguiria fazer testes que seriam úteis nesse sentido... Conseguiria postar as configurações que usou no over dessa GPU sua? Preciso tentar fazer um over na minha 980 :P

 

@Juliano Kloss Tem um programa chamado Project Mercury, que faz o mesmo que esse Proccess Lasso, porém aparentou ser mais "fácil" de usar. Eu não cheguei a testar nenhum dos dois, o Windows precisa receber atualizações que melhorem o uso dos CCX e SMT dos Ryzen. A atualização FCU melhorou um pouco no Windows 10, mas ainda não está tão aperfeiçoado assim.

 

Para o resto do pessoal, eu fiz uns testes de Overclock com a minha configuração depois que peguei uma fonte nova, e vou citar alguns resultados. Um lembrete é que, nem todo chip funciona/overclocka igual, e você pode precisar de mais (ou de menos) tensão se for testar essas configurações.

 

Os testes foram feitos com a tensão SoC em 1.106V e LLC3. Notei que não houve necessidade para deixar isso em 1.15V como alguns lugares normalmente falam, mas isso pode ter a ver com o IC das memórias que tenho (Samsung B-Die). Mais que isso (1.2V) não me garantiu estabilidade com as memórias em 3.333 Mhz e Timings/Sub-Timings reduzidos, porém consegui estabilizar a 16-16-16, o que gerou perdas se comparado aos 3.200 Mhz 14-14-14 que mantenho atualmente.

 

Lembrando que o chip que estou usando é um R7 1700, e o mesmo tem tensão "stock" de 1.1875V.

 

3.5 Ghz--->1.07V---> LLC4 (Vdroop 0.975V)

3.6 Ghz--->1.1875V--->LLC4 (Vdroop 1.08V)

3.7 Ghz--->1.22V--->LLC4 (Vdroop 1.15V)

3.8 Ghz--->1.28V--->LLC3 (Vdroop 1.23V)

3.9 Ghz--->1.36V--->LLC2 (Vdroop 1.337V)

 

As placas AsRock tem configurações de LLC ao "contrário" de algumas outras produtoras, tendo o LLC5 como o mais baixo, e o LLC1 como o mais alto.

 

Vdroop para quem não sabe, é a queda de tensão que seu processador tem durante uso alto (Stress), o LLC mais alto irá compensar isso jogando mais tensão no processador.

 

Todas as voltagens acima seguram pelo menos 5 Horas no OCCT modo CPU: Linpack com instruções AVX aqui. Caso o resto do sistema esteja completamente estável, você pode conseguir rodar em torno de 10 Horas no Prime 95 Small FFT sem problemas. (Ou simplesmente utilize a forma de testar que deseja)

 

Eu ainda estou esperando algumas atualizações da AsRock para a BIOS, pois a Taichi tem alguns problemas ao setar voltagens, e as mesmas precisam ser colocadas através de Offset para funcionar em praticamente qualquer over acima de 3.6 Ghz aqui. Com um certo trabalho, eu já consegui os 4 Ghz, mas a questão de setar as voltagens fica sempre dando problemas nesse clock.

 

Se, durante os testes você ainda tem erros onde o Software apenas para, ou os Workers (Prime) encontram erros, isso normalmente significa que suas memórias não estão estáveis. Apesar de não ser sempre o caso, aqui meu PC apenas reinicia caso não tiver tensão o suficiente para os testes de Stress.

 

Lembrando que, nenhum dos testes acima é garantido que vai funcionar, e precisei de várias horas testando para conseguir estabilidade nessas voltagens. 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/07/2017 às 13:14, Fred_mp disse:

@Atretador Estou bolado com o PC porque meu antigo era um notebook i7 4700hq @2,4Ghz com uma gtx 860m e dava mais fps no CS que agora com o Ryzen 5 1600 + gtx 1070 (rodando entre 200~90 LOL).

 

Usei o Ryzen Master para colocar em 3,75GHz com 1,26875voltz (vi num tutorial que o valor era seguro e o pc ficou estável, fiquei com medo de alterar mais alguma coisa e dar ***** pois não entendo quase nada do assunto), coloquei as memórias em 2400mhz e nada...

 

Atualizei a bios para a F3 (última que consta no site) e o driver da nvidia pro 384.76 também nada...
Habilitei/desabilitei o G-sync, ULMB e Taxa fixa do monitor e também não fez diferença...


O que estou achando mais estranho é que independente da resolução/qualidade gráfica os fps ficam na mesma faixa...

 

Aumentando mais a potencia do processador/memoria posso ter algum resultado?

Achei vários videos de pessoas jogando CS GO com a 1070 no ryzen (inclusive em 1440p) com 250+ sem nenhum problema.

 

20170723_130143.jpg

20170723_130153.jpg

20170723_130215.jpg

 

Carinha, o cs limita os fps, digita no console FPS_MAX 1000,pronto veja a diferença

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera boa tarde, não consegui ler todo o tópico, porém gostaria somente de uma dica:

 

Possua uma mobo: AB350 GAMING 3 + RYZEN 7 1700 (COOLER STOCK "WRAITH SPIRE) + 1x BALISTIK 8gb 2666mhz + CX650w

 

Meu processador não passa de 3.1 e sinto que em alguns jogos quando uso programa pra streamar ou grvaar a tela tem algumas travadas.

Queria setar um clock maior, pois percebi que mesmo usando OBS STUDIO + JOGO (pubg, gta v ou lol) o processador não usa o "BOOST" que deveria ser de até 3.7

Então gostaria de saber se usando o "EasyTune" aplicativo da própria gigabyte consigo setar em 3.7 ou 3.8 o processador sem precisar mexer nas tensões, pois não entendo nada de tensão. E nem como devo subir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kizinho Mesmo em 3.1ghz não era para ter estar travadas.

 

O boost funciona do mesmo modo que com o turbo da Intel (não lembro o nome correto), o aumento acontece quando só há um ou dois núcleos muito requisitados.

O que aumenta em todos os núcleos é outra funcionalidade que aumenta em 100mhz se tiver refrigeração suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, SamucaFO disse:

@kizinho Mesmo em 3.1ghz não era para ter estar travadas.

 

O boost funciona do mesmo modo que com o turbo da Intel (não lembro o nome correto), o aumento acontece quando só há um ou dois núcleos muito requisitados.

O que aumenta em todos os núcleos é outra funcionalidade que aumenta em 100mhz se tiver refrigeração suficiente.

Entendi, o meu fica sempre nos 31~33ºC em idle e em jogos e render fica em 37~38ºC, então achei q daria pra subir alguma coisa.

O que mais me intriga é que vi muitos videos q o povo renderizando em 1080p 60fps, utilizava 100% o processador, e o meu n passa dos 65% de uso no mesmo tipo de renderização de video.

Além das travadinhas quando utilizo o OBS pra streamar minha tela pela twitch.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!