Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multímetro para testes de cartucho do snes


Posts recomendados

É, cara, até agora que to vendo que se faz necessário você aprender o mínimo de eletrônica. Pular passos realmente pode ser catastrófico, por exemplo o diagnóstico errado do regulador que só fui perceber depois pelo que você falou... e devido a isso também percebo que não foram postadas os valores dos capacitores no teste de diodo e você mediu como referencia o VCC do circuito e não o GND... ai teria que testar novamente (as pontas de prova do multímetro devem estar em cada lado do capacitor a vermelha de um lado a preta do outro).

 

A dificuldade em você fazer alguma coisa que peço e dificuldade na interpretação dos chips, conexões e funcionamento do circuito e construção dificulta extremamente a ajuda. Um tópico que duraria 3 ou 4 posts está para mais de 49 agora 50 respostas! Só daria para eu avaliar tudo que você faz se mostrar em vídeo + imagem e isso vai demorar... E olha que esse circuito apesar dos muitos pinos está simples para um padrão do tipo "placa de vídeo"... E para piorar eu peço para você fazer uma coisa e você do nada diz que tá diferente... não contou os pinos e do nada decidiu que é outro chip.

 

Uma dica o multímetro não é tão rápido para você só passar ele marca dos valores ... ele tem tempo para fazer medição e apitar por exemplo... mais uma informação...

 

Enfim... você deveria fazer circuitos, aprender como eles funcionam... planos GND, planos VCC... para depois tentar ajeitar tuas placas.

 

Se ainda quiser prosseguir faça o que falei utilize só dois pinos , coloca uma ponta em no VCC e outra no VSS ... ou VCC e GND (ai novamente você tem que saber identificar o GND na placa). Se apitar tem problema.

 

Depois disso faça o teste da tensão se está corrento... depois de tudo isso, desiste e comprar um cartucho novo ou mande para alguém da eletrônica.

 

Eu normalmente não vou tão longe em um tópico, mas já deu uhahuahuauah bons estudos, não posso ser tua muleta X)

 

 

Quem quiser ajudar e leu essa kassetada de texto* ai em baixo esteja livre para falar ^^

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz o teste novamente na flash nos pinos citados e nao apitou mas se subir o ponteiro ate la em cima no canto ele apita deve estar em contato com outro vss mas me parece q ela esta boa essa flash, fiz o teste nos pinos do lado direito do chip como você citou

 

aquele chip da altera  EPM240100C5N seria o processador central? estou atras do datasheet dele com os pinos mas nao encontrei

 

se o regulador e flash estão bons qual seria o proximo passo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, retrogamer disse:

se o regulador e flash estão bons qual seria o proximo passo?

Jogar este cartucho no lixo...

Mesmo que encontre o defeito não vai ter peça pra consertar.

@retrogamer Chegou a ligar o cartucho pra ver se tem 3,3V no regulador?

Teste de continuidade pra circuitos integrados não existe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Agora, ele possui um slot para SD/microSD, não é preciso colocar um ali com a ROM do (s) jogo (s)?

Isso que eu pensei, isso ta mais pra um adaptador de cartão SD para SNES.

34 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

No mínimo para fazer um diagnóstico necessitaria de um osciloscopio.

E de uma tabela para saber quais as ondas devem ser encontradas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica claro que o teste mais básico não foi realizado.

Entenda que o cartucho não possui nenhum sistema operacional, ele apenas lê o que estiver no microSd e joga na tela. Se ele não ler nada, não há o que jogar.

É o mesmo que acontece quando tenta-se jogar com um cartucho mal encaixado: tela preta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ricardo S Ferreira disse:

No mínimo para fazer um diagnóstico necessitaria de um osciloscopio.

Depende , no youtube se você for olhar a maioria dos casos, mesmo para cis de placa de vídeo até mesmo macbook é exigido ter o esquema e uso de multímetro... Os casos que se usa osciloscópio é quando se tem que ver se está sendo gerando um sinal, e o negócio está vivo. Até nos vídeos gringos é assim... em último caso de usa ociloscópio.

 

Se olha tensões e saídas dos controladores...

 

Mas, se tem e pode fazer teste a coisa pode ser mais rápida, fazer teste mais complexos para ver se realmente aquilo está com defeito...

 

Mas concordo com o resto joga fora se não rolar.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Coloca um sd com uma rom de jogo snes.

Se for só um leitor de sd só testando mesmo, se o dono do tópico não fez. E os exames extras darão tudo ok no circuito então...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá de novo ou repetir

Pelos itens que tem ai na tua placa

-Capacitores < se estão em curto (bipe) ou não variando na escala de resistência <videos no youtube

-regulador < se não está em curto (já feito) falta ver a tensão dele quando está ligado no console que deve ser 3,3V entre os pino do meio e da esquerda

-Cis < se o GND e VCC deles estão em curto < testes extras exige equipamentos caros < tem 3 Cis na tua placa (chips pretos).

 

Depois disso desiste, coloca na mão de um técnico que tenha no mínimo um osciloscópio.

Mesmo que você compre os Cis que estão com problema, por exemplo, o CPLD (ALTERA)  eles tem que ser programados e esse programa não é fornecido pelo fabricante, é programado por um programador proprietário pelo que eu sei... então não rolaria. As memória depende do caso, podem ser só memórias onde são colocados os jogos ou podem ser partes importante onde é colocado a programação software para gerenciar os jogos...

 

Finalmente, se você não achou o problema, o técnico com mais experiência não achou problema... como é produto chines compra um novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um tecnico q conserta celulares teria osciloscopio e eu poderia pedir a ele para olhar onde esta o defeito?

 

eu poderia ter testado de inicio os componentes mais dificeis de substituição no caso os cis mas eu nao sei onde esta os pinos corretos 

 

 

Quanto ao desgaste dos contatos dos cartuchos de snes sejam piratas novos ou velhos ou os originais, isso leva tempo mesmo ate tirar toda a camada dourada e a prateada por debaixo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!