Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
JuniorExbruxo

Gabinete novo com Ferrugem o que fazer?

Recommended Posts

Olá gente sou novo aqui vim pedir uma ajuda a vocês. Moro em Salvador á mais o menos 1 km dá praia,recentemente perdi minha placa-mãe algo que sabia que era só questão de tempo, pois ela estava oxidada algumas partes e com as quedas de energia que estava dando aqui esses dias ,ela foi embora durou quase 2 anos comigo mas enfim depois eu abro um outro tópico falando mais profundamente sobre o que aconteceu e pedindo dicas para tentar evitar. Bom devido o que aconteceu  decidir fazer uma limpeza geral no pc abrindo peças por peças para fazer limpeza nos componentes o que eu não tinha percebido é que até meu gabinete que tem 1 ano e 6 meses estava apresentando ferrugem, achei que devido a pintura dele a umidade não conseguiria penetrar mais não foi bem assim. Então gostaria de algumas dicas para recuperar meu gabinete e tentar deixar ele novo, lembrando eu já lixei as partes que estava com ferrugem e passei wd-40 nas mesma. 

Enviei algumas fotos pra vocês verem a o gabinete é um Pc Yes Java 

20171009_143708.jpg

20171009_143743.jpg

20171009_143824.jpg

20171009_143854.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@JuniorExbruxo Vá até uma loja de tintas ou de ferragens e compre Ferrox ou similar. Passe onde estava a ferrugem ou onde a tinta está descascada e no dia seguinte estará totalmente protegido. Pinte com a tinta da mesma cor do gabinete e ficará como novo.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Wagner Ruaro @adcarvalho Agradeço a ajuda.Sobre o CorrosionX eu já tinha ouvido falar e praticamente pra pessoas que morar tão perto da praia, praticamente é um pecado não ter.Só uma duvida tem que ser o HD o pode ser qualquer um da linha? Sobre a tinta como já lixei e passei WD e vi que parou a ferrugem, irei comprar só a tinta e pintar a minha dúvida é que tipo de tinta comprar para cobrir onde lixei? valeu e Brigado 

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    19 minutos atrás, JuniorExbruxo disse:

    @Wagner Ruaro @adcarvalho Agradeço a ajuda.Sobre o CorrosionX eu já tinha ouvido falar e praticamente pra pessoas que morar tão perto da praia, praticamente é um pecado não ter.Só uma duvida tem que ser o HD o pode ser qualquer um da linha? Sobre a tinta como já lixei e passei WD e vi que parou a ferrugem, irei comprar só a tinta e pintar a minha dúvida é que tipo de tinta comprar para cobrir onde lixei? valeu e Brigado 

    Compre esmalte sintético. Pode ser automotivo. Ou qualquer outro para metais. Pois eles protegem contra umidade.

    Agora, em relação ao WD40, ele não é anticorrosivo. Ele é um micro-oléo e limpa contatos, anti corrosivo sim, mas não elimina a oxidação como os produtos antes citados. Pois eles transformam a ferrugem. Antes de pintar retire-o com álcool isopropílico. Deixe a superfície totalmente limpa.

    Editado por Wagner Ruaro
    correção de informação
    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Aproveitando sobre o tópico acima, gostaria da opinião de vocês sobre outro assunto. Bom como eu já disse moro perto da praia e devida a isso sempre tive problemas com oxidação em peças, só de placa-mãe fora 5 perdidas, 2 placas de vídeo, o resto do componentes tá mais tranquilo se bem que até hoje não sei como minha fonte está viva abrir ela recentemente e tem uma camada de ferrugem misturada com sal lá mais é na carcaça da fonte não na placa em si, como estou limpando o todas as peças, dei um jeito de diminuir. Antes de perder minha placa-mãe o que eu fazia após dicas de colegas e pesquisas na net era manter o PC ligado 24/7 h, tinha 2 sacos de sílica gel dentro dele, limpava ele de 3 á 4 meses mais nada de limpeza pesada era mais uma limpeza de peças com pincel antiestático nas entrada de ar e no lado do gabinete usava pano perfex só atras que não usava nada no cooler. Daqui a 2 semanas mais ou menos irei comprar uma nova placa-mãe e gostaria de saber o que posso fazer par que problemas como umidade/salitro não venha aparecer novamente perincipalmente pois não quero ter que comprar placas a cada 6 meses.

    adicionado 6 minutos depois
    5 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

    Compre esmalte sintético. Pode ser automotivo. Ou qualquer outro para metais. Pois eles protegem contra umidade.

    Agora, em relação ao WD40, ele não é anticorrosivo. Ele é um micro-oléo. Antes de pintar retire-o com álcool isopropílico. Deixe a superfície totalmente limpa.

    Eu ia perguntar se tinha na cor preta mais já pesquisei e vi que sim, só uma coisa ele é do tipo fosco pois o gabinete que possuo ele tem uma pintura interna fosco, além do esmalte tem outro que você aconselha?

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @JuniorExbruxo Vou pesquisar e assim que tiver um resultado positivo, posto para você.

     

    Por enquanto, a dica que dou refere-se à forma que faço limpeza e manutenção nas máquinas de meus clientes e nas minhas próprias. Isto inclui gabinete, fonte, placa-mãe, memórias, placa lógica de HD, cabos, enfim tudo que der para desmontar ao máximo e literalmente lavar com água e detergente neutro automotivo que contenha silicone. Utilizo um da marca Procar é o melhor para meu serviço. Desmonto tudo, tiro a bateria da placa-mãe, desmonto a fonte ao máximo no caso do cooler se precisar já troco ele e o que eu retiro, faço manutenção e limpeza da mesma forma lavando e lubrificando o eixo para que da próxima vez eu o recoloque na fonte de novo, ou seja eu o reciclo sempre, deixo tudo de molho de um dia para o outro para desgrudar toda e qualquer sujeira e para que o silicone grude em tudo. Utilize um pincel de cerdas naturais para limpar tudo esfregando e depois enxaguando bem em água corrente. Seco tudo em uma estufa que fiz com uma secadora Suggar e deixo secando durante 2 horas para secar bem. Antes de colocar na secadora deixo as placas e a fonte penduradas no varal para dar uma boa escorrida na água.

    Com o gabinete é a mesma coisa, desmonte ele todo, lave e seque normalmente debaixo do Sol.

    Recomendei o lavador de autos devido ao fato de ter silicone. Pois depois de tudo seco ele cria uma camada brilhante que protege contra poeira e contra umidade pois é silicone. E não deixa nada engordurado pois é silicone especial para pintura de carro.

    Este processo você deve fazer todos os anos para preservar seu equipamento.

    Acredito que ele barre esta maresia.

     

    Mas vou pesquisar sobre o assunto pois até para mim é interessante saber.:thumbsup:

     

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    1 hora atrás, JuniorExbruxo disse:

    Eu ia perguntar se tinha na cor preta mais já pesquisei e vi que sim, só uma coisa ele é do tipo fosco pois o gabinete que possuo ele tem uma pintura interna fosco, além do esmalte tem outro que você aconselha?

    Sim, tem fosco também é só pedir ao vendedor.:thumbsup:

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Achei algo que possui lógica e como disse@adcarvalho . Use CorrosionX para mais proteção. Além do procedimento que falei.

    Protecao-simples-de-CPUs-e-equipamentos-eletronicos-contra-maresia

     

    E mais um tópico informativo:

     

    http://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/435009-maresia-e-componentes-eletroeletrônicos/

     

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×