• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
torun

Cooler com base de aluminio...

23 posts neste tópico

OPA!! ERREI!! O CERTO SERIA "Cooler com base de COBRE..."

bom... minha duvida é essa:

sempre vi o pessoal falando: " cooler com basede cobre é melhor" e tal...

mas eu fico pensando:

do die do processador pro cobre, existe a tal da resistencia termica... a condução de calor não é perfeita e acaba q a eficacia da troca de temperatura processador > cooler não é 100%...

beleza... superado esse "obstaculo", o calor ainda encontra pela frente a "emenda" do cobre com o aluminio. na minha opinião, isso aumentaria mais ainda a resistencia....

por favor! me expliquem onde eu estou errado!

espero q de pra entender...

valeu!

:bandeira::-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade seu pensamento é um pouco o contrário do que acontece! :P

O cobre é muito melhor condutor de calor, uma vez ele tendo bom contato com o DIE do processador, ele dissiparia muito melhor o calor. Teoricamente, mesmo que o resto seja de alumínio, o cobre faz o trabalho mais rápido de passar o calor do DIE para o dissipador, por isso o efeito é melhor.

Mas perfeito mesmo é o dissipador totalmente de cobre!

Compartilhar este post

Link para o post

hum.. entendi!!

então o cobre serve principalmente para "aumentar" a area de contato do die?? é isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por torun@01 fev 2005, 02:56

hum.. entendi!!

então o cobre serve principalmente para "aumentar" a area de contato do die?? é isso?

Não é que vai aumentar a área de contato, é que o cobre vai "puxar" mais a temperatuda do DIE do processador pra si, pois como já dito, o cobre é um ótimo condutor de calor, por uma lado ele recebe com mais facilidade o calor do DIE, por outro lado ele resfria melhor por causa do vento jogado pelo cooler.

Espero ter ajudado

:bye:

Compartilhar este post

Link para o post

É, a ideia é fazer com que o calor passe o mais rápido possível do DIE para o dissipador! E o cobre é melhor nessa função.

Compartilhar este post

Link para o post

O cobre possui uma constante de condução térmica menor, logo o calor passa através dele com maior facilidade, saindo do DIE mais rápido.

Compartilhar este post

Link para o post

Um dissipador de prata ou de ouro seria muito melhor... Mas eu nunca achei um desses.... :D

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por AS@01 fev 2005, 22:38

Um dissipador de prata ou de ouro seria muito melhor... Mas eu nunca achei um desses.... :D

Se eu tivesse um dissipador de ouro eu vendia! :P:D:P

Compartilhar este post

Link para o post

o cobre é melhor condutor de calor enquanto o alumínio é mais eficiente como dissipador de calor.

Compartilhar este post

Link para o post

Um dissipador de prata ou de ouro seria muito melhor... Mas eu nunca achei um desses.... 

Ouro é pior condutor termico que o cobre, a prata é o melhor condutor termico de todos, ouro só conduz bem a eletrecidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Gusporti@03 fev 2005, 13:14

Ouro é pior condutor termico que o cobre, a prata é o melhor condutor termico de todos, ouro só conduz bem a eletrecidade.

Eu já ouvi caras falando tanto que o ouro é bom quanto que ele é ruim pra conduzir calor. Você tem certeza disso?

Compartilhar este post

Link para o post

o ouro só é bom condutor de eletricidade mesmo ...pelo menos nunca ouvi falar que ele fosse bom condutor de calor não ..

sempre ouvi falar que a prata era o melhor de todos...

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto à prata eu concordo, mas sobre o ouro eu vou dar uma pesquisada.

Compartilhar este post

Link para o post

O ouro é melhor condutor térmico do que a prata, o cobre e o alumínio, devido seu calor específico ser menor.

Valeu, cara, por poupar meu trabalho de pesquisar.

Compartilhar este post

Link para o post

HEhe, ate hoje tenho essa duvida....

Então para o dissipador ter um melhor desemnho, é melhor ele ter a area onde o die vai encostar de cobre, e o resto do dissipador de aluminio??

Tenho essa duvida pois o dissipador do meu aero todo de cobre é bem mais ruim do que du meu 21B que é base de cobre......

flws

t+

Compartilhar este post

Link para o post

O melhor dissipador mesmo seria de Ouro! Bastaria um daqueles pequenos, de memo BGA de puro Ouro. Vende-se por um monte de cascaio e compra-se o melhor dissipador de Cobre possível! 6s num entendem nada! :P

Compartilhar este post

Link para o post

não era p ser não.... olha cara segundo a fisica termodinamica um dissipador todo em cobre deevria ser melhor (ou mais bom hehe, brincadeira) que um que é só a base de cobre. :joia:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por gabriel77@04 fev 2005, 00:50

não era p ser não.... olha cara segundo a fisica termodinamica um dissipador todo em cobre deevria ser melhor (ou mais bom hehe, brincadeira) que um que é só a base de cobre. :joia:

o todo de cobre é melhor do que o cooler que tem só a base de cobre.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado a todos q ajudaram...

Sanei a duvida, é que meu aero 7+ ( que Deus o Tenha) era muito ruim...

não sei se era a fan dele ou o dissipador

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por netadmin@04 fev 2005, 00:56

o todo de cobre é melhor do que o cooler que tem só a base de cobre.

sim sim... foi isso que quis dizer... é q esqueci de botar o quote da resposta ond o cara diz que o cooler dele que é só a base de cobre é melhor

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por MEIRANETO@03 fev 2005, 22:45

O melhor dissipador mesmo seria de Ouro! Bastaria um daqueles pequenos, de memo BGA de puro Ouro. Vende-se por um monte de cascaio e compra-se o melhor dissipador de Cobre possível! 6s num entendem nada! :P

Na verdade, o melhor condutor de calor e leletricidade que existe é a platina, não o ouro, só que seu preço é extremamente inviável!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por netadmin@01 fev 2005, 23:30

o cobre é melhor condutor de calor enquanto o alumínio é mais eficiente como dissipador de calor.

A transferência de calor do processador para o meio ambiente ocorre da seguinte forma:

1- Transferência de calor por condução entre o die e o dissipador. Nessa etapa o que controla essa tranferência é a área de contato. Logo, quanto mais lisa a superfície, maior a área de contato e melhor será a condução.

2- Condução de calor no dissipador. Nessa etapa, a condução depende da diferença entre a temperatura da face do dissipador em contato com o die e a parte voltada para o ventilador. Além disso, a condução é diretamente proporcional à condutividade térmica do material. Quanto maior, melhor.

3- Transferência de calor entre o dissipador e o meio ambiente. Essa tranferência ocorre por convecção. Quanto maior a área de contato (dissipador/meio ambiente) melhor. Quanto maior o fluxo de ar e mais baixa a temperatura ambiente, mais eficiente será essa transferência.

Portanto, o ideal seria um dissipador de ouro com muitas "palhetas" muito finas e longas para aumentar a área de contato com o ar e um ventilador que permita um bom fluxo de ar. Mas acho que de cobre já tá bom. Muitos casos o alumínio já dá conta, mas pra vender um produto mais caro, o marketing do cobre funciona. É muito mais caro do que o alumínio, mais difícil de conformar, mas tem um desempenho um pouco melhor...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0