Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que componente é esse?


XPC00

Posts recomendados

Pessoal, eu gostaria de saber que componente parecido com um capacitor, só que mais fino e enrolado com um grosso fio de cobre e que fica bem próximo do plug de conxão atx 12V2 (4 pinos) ou então em placas mãe mais antigas ele fica próximo do conector ATX (20 pinos).

O problema é que na minha placa-mãe, ele ta vazando um pouco, liberando um liquido preto e que se solidifica rapidamente. Ele é responsável em que função? Gostaria de saber logo, porque se caso isso se agrave eu já tenho ideia do que seja.

valeu galera, estou aguardando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

deve ser um choque, uma bobina de compensação de ruído da linha de +12V. você tem certeza de q este líquido É da bobina???? creio q esse treco na sua placa seja resina isolante, e de saiu dessa bobina, é por aquecimento. Verifica se tem algum capacitor perto - capacitor eletrolítico tem um líquido dentro... mande uma foto, se for o caso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu verifiquei em outras placas-mãe e vi que esse componente tem essa resina mesmo. Uns tem pouca e outras tem muita (é o meu caso).

Acho que por enquanto Claudio Velasco está certo.

No momento eu estou sem máquina fotográfica digital e não tenho a quem pedir emprestado. Mas logo logo estou postando uma foto. Aguardem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

hmmm... essa resina normalmente é um tipo de laca, serve para dar solidez ao conjunto do choque - como as fontes ATX são de alta frequencia, o shimmy - trepidação provocada pela HF - tende a amolecer e dessoldar peças mais suscetíveis - bobinas como o flyback dos monitores CRT são o caso mais grave disso - daí q se põe laca nestas peças para evitar a trepidação e uma possível quebra da soldagem - o que pararia sua placa imediatamente. Agora, se está escorrendo... algo está errado - excesso de consumo está esquentando isso daí... sua placa-mãe não está boa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, voltei.

Bom ai está a foto. Mas só uma observação: Essa é outra placa-mãe que também está com esse rezina no topo do componente em questão. Só que a cor é vermelha.

dsc00002mi6.jpg

E ai, galera? Qual o nome desse componente? Qual é a função? O que ele faz de tão importante. Tem como trocá-lo caso ele apresente algum defeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

vi a foto. Problema aqui do firefox - estranho,mesmo, só no IE eu vi... - e sim, é uma bobina de alta frequencia mesmo... Olha, é aquilo mesmo...é para se amortecer os picos de alta frequencia do estabilizador interno de tensão, um atenuante, pra ser preciso. Se ele está aquecendo a ponto de derreter a resina... mau, porque sua placa pode mesmo estar com excesso de consumo, daí o aquecimento. Normalmente a tensão de +12v que vem do Main ATX passa por essa peça. Se a meleca q está saindo for a resina dele? bom, ela pode entrar em curto e deixar sua placa muito instável, parando, provavelmente. a medida dessa peça é em ohms, mas ela não é um resistor! lembra do alto-falante? sua impedãncia tb é em ohms... deve ter algo escrito na peça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!