Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Clapper


Posts recomendados

  • 3 semanas depois...

Amigos, sei que estou "resussitando" o topico, porém é um topico bem legal e util, e me deu vontade de montar um circuito desses, porém nenhum dos links que tem no topico funciona, e alguns posts estão sem o link! Se isto é um problema que ta acontecendo so aqui, peço desculpas, mas tem como postarem os esquemas novamente?

Obrigado pessoal!

Feliz 2010!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu tenho mais ou menos o circuito que o jorge postou gravado na cabeça, mas não vou me arriscar a postar assim, as cegas.

Esperem mais alguns dias que vou fazer uns testes (meus componentes provavelmente chegam amanha) depois dos testes posto o circuito aqui, ok?

Feliz 2010!

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como prometido, fiz o circuito, ta ai:

imagem1gr.png

Acho que não é o mesmo circuito que o jorge fez, mas a finalidade é a mesma.

Mas também quero dizer que estou tendo alguns problemas com esse circuito:

1 - O circuito as vezes para de funcionar do nada, é só eu usar ele por alguns menutos, e de repente ele para (coloquei em cada saida dos 2 flip flops um LED, e por isso sei que ele trava) ai tenho de desconectar o fio do BC548 (Q2) (o circuito esta montado na protoboard) e ligar ele direto na alimentação (o fio que me refiro é o do clock (CLK)), quando faço isso ele "destrava" mas ai tenho que desligar o circuito e esperar alguns minutos para reeligar o fio na parte do microfone. O que pode ser isso?

2 - O cirucito tem muito pouca sensibilidade, tenho que dar umas palmadas até que fortes e perto do circuito para que o mesmo funcione. Já tentei colocar mais um BC como uma etapa de amplificação, mas não adianta... Pensei em fazer com um amp op, mas acho que o circuito ficaria um pouco complicado para os leigos, e também eu só tenho o UA741 (que eu me lembre) e se não me engano o mesmo precisa de alimentação simetrica. Como posso resolver isso?

ahh e eu só não coloquei um 555 como biestavel ai porque não consehui fazer ele funcionar corretamente (estou equivocado com isso, quando montei esse circuito microcombiestavel.png

funcionou certinho! mas agora não consegui faze-lo funcionar).

ahh só mais uma coisinha, os resistores R3 e R4 estão em serie pois foi o unico modo que achei para colocar um valor mais alto que R2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os resistores de polarização do preamp estão com valores muito elevados, o ganho esse circuito está muito baixo também.

Seria interessante colocar um 'wave shaper' ou seja um circuito para dixar a saida mais 'quadrada' para então aplicar a linha de clock do flip-flop, no caso pode ser um MONOestavel com um 555.

Mais, aumente o capacitor de saida do microfone para uns 220nF, pois esse valor ai so vai deixar passar ruidos muitos intensos o que vai porvocar baixa sensibilidade.

Se quiser fazer com operacional, use um lm324 com fonte simples, porém na entrada adicione um componente continua via divisor de tensão.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, quem sabe, sabe em... agora ta perfeito o circuito, a unica coisa que não ficou legal foi o capacitor de 220n que você disse, consegui o melhor resultado com um capacitor de poliéster de 33n.

Já, já posto o circuito, vou redenhar, primeiro vou tomar um banho pois eu estou suado e derretendo, que calor infernal que ta fazendo aqui em...

EDIT:

Ai galera a imagem, aqui esta funcionando perfeitamente:

imagemkb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Bom eu tenho as imagens do nosso amigo o jorgeletronico

bom estou postando aqui,:D

bom não sei como andam as coisa mas seria de grande ajuda se alguém me passar o circuito final com todas as melhorias(_(.

(eu a meses venho tentando fazer este circuito e sem sucesso:angry:)

ele ficaria muito legal no meu quarto....^_^

abraços.

novoclap.jpg

By leandraow at 2010-02-19

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom o circuito seria alimentado por 9v?

antes vou testar no software, depois no photobord...e depois na placa de circuito empresso.

se tudo der certo eu fazerei um tutorial em video para ajudar a galera daqui.

se você tiver algumas observaçoes que poderam me ajudar no construção agradeço.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ai pessoal só uma observação, o resistor R7 deve ser calculado de acordo com a tensão de alimentação do circuito e o transistor a ser usado.

Eu acabei calculando esse resistor incorretamente.

No nosso caso o valor do resistor poderia ser, caso alimentado com 5V:

Vs - Vbe/(Ic/hfe)

Onde Vs é a tensão que acionara o transistor (no caso 5V).

Vbe que é a queda base - emissor do transistor (no caso 1.2V).

Ic é a corrente que circulara pelo transistor, valor dado em Ampère (vamos adotar 100mA verifiquem a corrente do seu rele vou adotar esse valor apenas para demonstração do calculo, ok?).

hfe é o ganho do transistor (no caso 100).

Obs: Os dados do transistor são fornecidos pelo datasheet:

http://www.datasheetcatalog.net/

Então ficaria assim:

Rb = 5 - 1.2V/(0.1/100)

Rb = 3.8/0.001

Rb = 3800R ou 3.8K

Arredondando para um valor comercial, 3.3K

No caso de ser alimentado por 12V, teria de colocar um resistor de 10K8, como esse valor não existe, arredondamos para 10K

Caso não saibam a corrente drenada (consumida) pelo rele e tenha um multímetro em casa e uma fonte de alimentação, pegue o multímetro, coloque na escala de 10A, ligue em serie com o rele (+fonte ---- multímetro ---- rele ---- fonte-) ligue a fonte e veja o valor lido.

Caso não tenha um multímetro, ai vai ficar um pouco complicado, mas acho que podem adotar um valor entre 400 e 500mA.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Felipe, obrigado pela informação.

Só uma coisinha que esqueci de falar, apos ter calculado o resistor coloque um valor menor do que foi obtido pela conta. Se colocarem exatamente o mesmo valor, pode ser que o transistor não sature, por esses 3 motivos:

1 o ganho do transistor depende muito da corrente que circula por ele, e da amplitude (tensão) também. Se o ganho for menor do que calculado a corrente que a base exigira sera maior, quanto maior a corrente maior a queda de tensão em cima do resistor de base, podendo assim ficar abaixo de 1.2V.

2 por algum motivo (do qual não tenho conhecimento, por isso estou avisando, pois se acontecer isso poderá haver problemas) a corrente exigida pelo rele poderia ser maior do que foi especificado tendo o mesmo efeito do primeiro caso.

E por ultimo a tolerancia dos resistores.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...